Não é por acaso que tanta gente vem falando sobre Bitcoin. A criptomoeda já chegou a valorizar mais de 10.000% em apenas um ano e bateu recordes históricos em 2017: um único bitcoin passou a valer mais de dez mil reais. E muita gente acredita que o Bitcoin não apenas continuará essa subida exponencial, como um dia poderá substituir a moeda que nós temos.

Calma! Será que vale a pena investir em bitcoins? O que é minerar? O Bitcoin será a moeda corrente mundial? Como uma blockchain vive, se alimenta e se reproduz? Dá o play que a gente conta tudo!

No YouTube

Participantes

Links citados no programa

Oferecimento: Easynvest

Investir é fácil, difícil é ter que ficar compilando programa. A Easynvest lançou um aplicativo de renda fixa que é super simples de usar. Ele tem algumas playlists de investimento para diferentes perfis de pessoas, seja para quem está começando a investir e ainda não entende muito dos inúmeros tipos de investimentos que existem; ou para quem já investe pensando na aposentadoria.

No aplicativo da Easynvest você investe a partir de 30 reais, e os investimentos em renda fixa têm taxa zero. Para saber mais, entre no canal da Easynvest no YouTube que eles explicam tudo sobre finanças.

Serviço:

Caixa Postal

Mande a sua mensagem: [email protected]

Assistente de Compras do TB

Comprar pelo melhor preço é muito mais fácil com o Assistente de Compras do Tecnoblog. Nossa extensão monitora milhões de produtos em centenas de lojas e te avisa se ele está em seu melhor preço. Ela ainda conta com um módulo Testador de Cupons que coleta e aplica automaticamente cupons de desconto no seu carrinho de compras.

Usando o Assistente de Compras no seu Chrome você também ajuda o TB a produzir o melhor conteúdo de tecnologia do Brasil. Baixe agora!

Assine o Tecnocast

Edição e Sonorização

O Tecnocast é editado por Rádiofobia Podcast e Multimídia.

Arte da Capa

Arte da capa por Ilustrata.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Arthur Gomes
https://www.youtube.com/watch?v=TVeNttG5-AQ Fiz esse vídeo achei que a opinião de vcs foi muito equivocada acredito que não era hora para vs's debaterem esse assunto ainda. Admiro o trabalho de vc's de verdade! Não levem como critica mas sim como soma de conhecimento e força para futuras pesquisas. Ficaria feliz por uma possível resposta mas se bem o PodCast é bastante antigo.
maxguzenski
Voltei apenas para dizer que os 3mil dolares de 4 meses atras hj tu teria 18mil dolares, ou quase 69mil reais na foxbit.
Ludyson Klayn
Como bostejaram tanto em relação aos assuntos econômicos. Deveriam, pelo menos, ter chamado um economista. Falar que deflação é recessão... PQP
3-6-9

Alguns espertinhos aqui no Brasil já trataram de criar sistemas de pirâmide para enganar os ignorantes no assunto. Por isso muita gente vincula bitcoin à um sistema ponzi.

868686
Alguns espertinhos aqui no Brasil já trataram de criar sistemas de pirâmide para enganar os ignorantes no assunto. Por isso muita gente vincula bitcoin à um sistema ponzi.
3-6-9

Exchange é uma bolsa (de valores) e não uma corretora como dito no programa.

868686
Exchange é uma bolsa (de valores) e não uma corretora como dito no programa.
🧙‍♂️ Mago Erudito® ᴾᴿᴱᴹᴵᵁᴹ

Muitos esquemas de pirâmide estão sendo criados usando a Bitcoin como chamariz, mas não é isso que fará a moeda deixar de ter valor.

Telexfree e similares são apenas pirâmides para iludir pessoas ingênuas e ignorantes de que existe dinheiro fácil e enriquecer meia dúzia de pilantras. Bitcoin, ao contrário, não é cont

Mago Erudito®
Muitos esquemas de pirâmide estão sendo criados usando a Bitcoin como chamariz, mas não é isso que fará a moeda deixar de ter valor. Telexfree e similares são apenas pirâmides para iludir pessoas ingênuas e ignorantes de que existe dinheiro fácil e enriquecer meia dúzia de pilantras. Bitcoin, ao contrário, não é controlada por alguém ou Governo seu preço vem de quanto as pessoas acreditam que ela vale e é aí que está o pulo do gato. Pergunte para os venezuelanos, argentinos e chineses se veem valor no Bitcoin e muitos vão responder que vale a vida, pois conseguem fugir da hiperinflação, do controle de capitais e do Estado.
Frink, o cientista
Concordo com você que Bitcoin no seu propósito não é piramide, mas sim um meio de troca de valores, como qualquer moeda. Desde que ambas as partes (quer está emitindo e quem está recebendo a "moeda") tenham mútua confiança, até um pedaço de papel escrito "vale 1.000 reais" pode ser considerado uma moeda. A questão, que acho que foi umas das pautas do podcast, é que o bitcoin passa a ser considerada uma pirâmide financeira no momento que pessoas e grupos recomendam-a como uma opção de investimento (até a Empiricus já está recomendando), já que nenhum valor agregado está sendo gerado nessas operações. Pra quem está comprando bitcoins pra utilizar como um meio de troca que num futuro possa se tornar algo normal e de massas é algo muito interessante (mesmo tendo que pensar 2x se vale a pena). Pra quem apenas está "por trás" dando o suporte, ganhando com cada transação realizada ou quem está minerando os biticoins (já que o valor do bitcoin aparentemente está maior do que o valor gasto pra minerar) está se dando bem. Para aqueles que estão pensando em ficar rico do dia pra noite "investindo" em bitcoins, estes podem ter dor de cabeça no futuro. Tenho a sensação de uma "Telexfree 2.0"
Bruno Avanco

Pessoal, minha humilde opinião de quem começou acompanhar o cast há pouco tempo, talvez corroborando construtivamente para próximas dicussões:
1. Parcialidade: Eu acho que é muita responsabilidade recomendar ou não a compra de bitcoins para uma massa tão grande de pessoas. O entendimento desse assunto é tão subjetivo quanto a bíblia e tem portanto, diversas esferas de interpretação. Vcs foram categóricos ao falar "não" a recomendação de compra e isso vai muito além do bitcoin em si. Deve-se considerar o perfil desde o investimento de cada um até o quanto cada um pode dispor pra se arriscar com isso. Fica bem difícil recomendar essa empreitada pra alguém sem ter esse pano de fundo.
2. Contra argumentação: Concordo com outros comentáristas que afirmaram que faltou alguém pra ir contra à posição de vcs. Talvez seja um combustível para um segundo debate onde vcs podem apegar-se exclusivamente ao investimento e como isso se desdobrará no futuro. É inquestionável o fato que a tecnologia em si é disruptiva, então esse ponto já foi.
3. Investimento: Nos comentários abaixo foi falado que bitcoin não é investimento. A definição da palavra é (Wiki): Em economia, investimento significa a aplicação de capital com a expectativa de um benefício no futuro[1

Eduardo Silveira

Ótimo episódio pessoal. É o primeiro episódio que escuto de vocês. Finalmente assinei o feed do podcast e percebi que estava perdendo um ótimo conteúdo, em paralelo ao "blog".
Até hoje eu só observo o bitcoin de longe. Sempre fiquei com receio de "comprar por comprar", ou até mesmo pra investir (até porque sempre ouvi que bitcoin é um investimento arriscado), mas quando olho pra trás e vejo quanto vale um 1BTC hoje, em dólares, bate aquela sensação "se eu tivesse comprado...". Mas é sempre o "se", assim como "se" eu não estiver disposto a arriscar, não tem como ganhar. Mesmo assim, continuo sem interesse de comprar bitcoins.

Abraço
EddieTheDrummer (PADD)

Highlander
Parabéns pelo programa! Foi muito bom. Muito bom mesmo. O conhecimento de vocês de economia é ótimo para quem não é da área e os poucos erros de conceito que vocês cometeram são tão pontuais e não influenciam em nada no raciocínio que nem vale a pena corrigir. Mas para não passar o comentário sem acrescentar nada vou deixar aqui algumas breves considerações: - deflação é um problema grave, pior do que inflação. - bitcoin não é nem de perto uma pirâmide. O que pode ser dito é que, como analogia, pode ser tão ruim quanto uma pirâmide. Mas o que está acontecendo com o bitcoin é mesmo uma bolha especulativa. - qualquer coisa pode ser um investimento. O que determina se é ou não é o seu objetivo. Se você compra uma TV para sua casa não é investimento, mas se você compra a TV para colocar no seu bar com o objetivo de trazer mais pessoas e assim vender mais, essa TV é um investimento. Novamente, parabéns pelo programa e fico no aguardo do Tecnocast sobre o blockchain.
Rafael Nolasco
Ótimo cast! Decidi definitivamente não comprar bitcoins... pode valer a pena só pra quem gosta de especulação e riscos mesmo. Além do mais a questão de não ter nenhum valor intrínseco me incomoda demais, pois parece não haver nada que possa indicar como vai se comportar o "consumo" ou "investimento" nisso.
Thiago Mobilon
Ah, o livro é realmente muito bom! Já li e recomendo. :)
Exibir mais comentários