Início » Comportamento » O aplauso se tornou uma alternativa ao like, e permite curtir mais de uma vez

O aplauso se tornou uma alternativa ao like, e permite curtir mais de uma vez

Isso 👏 poderia 👏 abrir 👏 uma 👏 caixa 👏 de 👏 Pandora 👏 nas 👏 redes 👏 sociais

Felipe Ventura Por

Reações que vão além do curtir/favoritar não são novidade. Há anos, usuários do Facebook podem dizer que algo é engraçado, ou triste, ou irritante com apenas um clique. Mas às vezes, um simples like não reflete sua aprovação: falta uma forma simples de mostrar que você gostou muito de alguma coisa. Aí entra o aplauso.

O Medium introduziu um novo botão de reação que permite oferecer "aplausos" como feedback para os textos publicados na plataforma. Se você gostar muito do que leu, pode aplaudir várias vezes.

Foto por Matthew Wilkinson/Flickr

Katie Zhu, que trabalha no Medium, explica em um post que o novo recurso foi criado porque o botão "recomendar" (equivalente ao "curtir") não era o bastante, pois "mostra quantas pessoas acharam que o texto é bom, mas não o quão bom ele é".

A ideia é usar esse feedback para destacar as histórias mais interessantes. O sistema avalia seus aplausos individualmente, e compara com o número de aplausos que você normalmente dá.

Por exemplo, suponha que um usuário costuma curtir textos apenas uma vez. Se um artigo em especial receber 10 aplausos, o Medium entende que ele é melhor do que a média. No entanto, isso não acontece se o usuário geralmente dá 10 aplausos para todo texto. É uma forma de evitar manipulações.

O Medium já estava testando o aplauso no Series, recurso comparado ao Snapchat que permite atualizar uma história ao longo do tempo com textos curtos, imagens e GIFs. "No começo, achamos que isso era apenas divertido", escreve Katie. "Mas então percebemos que isso poderia ter um significado profundo. Assim como na vida real, vimos que as pessoas aplaudem mais quando gostam mais de uma Series".

Fico imaginando que isso poderia abrir uma caixa de Pandora nas redes sociais. Em vez de pedir likes, um YouTuber diria "clique no botão de aplaudir o máximo que você puder". Ou um usuário do Instagram poderia cobrar do amigo: "poxa, você só deu cinco aplausos pra minha foto...?". Mas ainda 👏 é 👏 cedo 👏 para pensar nisso.

Com informações: Medium, The Next Web.

Mais sobre:

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

ffcalan
O Netflix usava essa mesma lógica com as estrelas, e recentemente
alterou para like e dislike. Agora fica a pergunta, quem está certo
Netflix ou Medium?
Fabiano
bots entrando em ação em 5.. 4..
Chicken Little
bots entrando em ação em 5.. 4..
leoleonardo85
Esperando pelo botão Tocantins
João Munhoz
no Anchor.fm tem também
Caleb Enyawbruce
A ideia me parece muito boa. Parece fazer bastante sentido.

"Por exemplo, suponha que um usuário costuma curtir textos apenas uma vez. Se um artigo em especial receber 10 aplausos, o Medium entende que ele é melhor do que a média. No entanto, isso não acontece se o usuário geralmente dá 10 aplausos para todo texto. É uma forma de evitar manipulações."

Isso é melhor ainda!! Lógica muito boa!!
Caleb Enyawbruce
Me lembrou isso tbm
Funnie
casos assim deverão ocorrer mesmo, concordo. aí é questão de calibrar o algoritmo para filtra-los
Lucky Dog
casos assim deverão ocorrer mesmo, concordo. aí é questão de calibrar o algoritmo para filtra-los
Juan Lourenço
Então, mas mesmo um cara que só costuma dar um aplauso de vez em quando, se der duzentos em um único artigo, o sistema vai levar em conta e é pontuação demais pra uma única pessoa poder dar
Funnie
pelo que entendi o sem noção que exagera nos aplausos (ultrapassando o limite que você menciona) terá um peso menor durante o cálculo da média da nota em relação ao usuário que faz um uso adequado da ferramenta.se esse algoritmo funcionar bem, será uma forma mais interessante de implantar sua sugestão de limite, pois não restringirá o número de posts que os demais usuários poderão avaliar
Lucky Dog
pelo que entendi o sem noção que exagera nos aplausos (ultrapassando o limite que você menciona) terá um peso menor durante o cálculo da média da nota em relação ao usuário que faz um uso adequado da ferramenta.

se esse algoritmo funcionar bem, será uma forma mais interessante de implantar sua sugestão de limite, pois não restringirá o número de posts que os demais usuários poderão avaliar
Renan
Parece um retrocesso. Youtube e Netflix descartaram as avaliações de cinco estrelas porque a maioria usava apenas uma ou cinco. Não vai acontecer o mesmo com aplausos?
Perata
Em alguns posts o cara deveria ganhar 1 real pra ler até o final.
Amoeba
Em alguns posts o cara deveria ganhar 1 real pra ler até o final.
Ricardo - Vaz Lobo
O aplauso é pro texto ou pro cara que lê o post até o final?
DumbSloth87
É tipo os coraçãozinho do Periscope
Juan Lourenço
Acho interessante desde que a pessoa tenha direito a um número específico de aplausos máximos, seja por post, por dia, por mês...