Início » Ciência Computador » A Estação Espacial Internacional vai ganhar um supercomputador da HP

A Estação Espacial Internacional vai ganhar um supercomputador da HP

Por
18 semanas atrás
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

A Estação Espacial Internacional (ISS) vai receber um belo upgrade de hardware durante os próximos meses. Um supercomputador da HP, resistente para suportar as intempéries do espaço, será instalado no local, que orbita a uma média de 340 km de altitude da Terra.

O Spaceborne Computer é interessante pelo simples fato de ser um supercomputador — como você deve ter lido em algum lugar, por causa da radiação, as máquinas precisam ter proteções bem específicas para funcionarem no espaço. E isso faz com que um ônibus espacial da NASA lançado em 2014 tenha PCs com o ultrapassado processador IBM PowerPC 750X, de 2002, por exemplo.

Por isso, o Spaceborne Computer é um experimento com “sistemas de computação que podem ser programados para detectar e responder a eventos de radiação ao reduzirem suas velocidades de operação ou se desligando”. Ele vai permitir, de acordo com a NASA, que os cientistas “identifiquem formas de utilizar software para proteger os computadores da ISS sem armaduras caras ou pesadas”.

Sem contar que, como nota o Engadget, o supercomputador possibilitará que os cálculos astronômicos (literalmente) sejam feitos diretamente na ISS. Atualmente, os dados são enviados para os computadores na Terra, que então fazem o processamento pesado — no entanto, a 340 km de altitude, você deve saber que a internet na estação espacial não ajuda muito a tornar esse trabalho rápido.

Rodando Linux, o Spaceborne Computer contribuirá para melhorar a tecnologia de informática no espaço e potencialmente gerar descobertas sobre como aprimorar a computação de alto desempenho na Terra. Se o experimento der certo, a expectativa é que o supercomputador também dê as caras em Marte nas próximas décadas.

  • Mario Junior ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

    Será essa baita máquina aqui? 😛

    https://www.youtube.com/watch?v=VLTh4uVJduI

  • DumbSloth87

    A NASA fala que vai instalar um Supercomputador mas não manda as specs, típico. Deve ser um Mac Pro de 2010.

  • Molinex

    Smartphones, smartTv, smartqualquercoisa, servidores, estações de trabalho, supercomputadores e supercomputadores no espaço…
    Que kernel porcaria esse né…

    • Pegasus

      Não esqueça dos satélites e sondas espaciais que também fazem uso do Linux..

      • Molinex

        Fica até dificil não esquecer alguma coisa, são tantos dispositivos…

    • Mario Junior ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

      Acho que o “linux é uma porcaria” é graças a essa não separação entre o GNU (que envolve tudo menos o Kernel) e o Linux em si (Kernel). Aí como a massa conhece como apenas “Linux”, quando usam as distros e detestam, saem falando por aí que o “Linux não presta”.

      É diferente do que acontece com o MacOS ou Windows por exemplo.

      • Molinex

        É possivel montar uma distro sem usar um programa GNU, mas na minha modesta opinião, não faz sentido. Talvez o exemplo mais simples disso (mas não o único) seja o android, que usa o kernel, mas mantem um espaço de usuário feito pela google, pra monitorar sua vida, e te entupir de propaganda…

        É tipo um casamento perfeito, como queijo e goiabada, carille e corinthians, espaço de usuário GNU e kernel Linux, essas coisas… Basta dizer que se não fosse o gcc nem existiria linux, pois no começo o kernel só era compilado com esse compilador…

        Agora gostar ou não do sistema é pessoal, uma questão de costume, diria eu…

        O usuário comum, leigo, gamer, e talvez a secretaria que precise trabalhar com office que ela aprendeu no cursinho de informatica, vão se sentir mais confortáveis com o windows. É algo familiar, já vem na maquina, qualquer curso te ensina a desenhar no paint e fazer uma planilha no excel, e no caso especifico do gamer, é a melhor escolha. Se tratando de jogar no computador o windows ainda é imbatível…

        O usuário que trabalha com produção, edição de imagens e video, audio, modelagem 3D, em alguns casos, até programação, e lógico, possui uma pequena fortuna pra gastar em uma maquina, vai se sentir mais confortável usando um OSX…

        E tem também os diferentões, que querem usar um sistema que ninguem usa, e acham que sabem mais de tecnologia do que todo mundo, os arrogantes e insuportáveis usuários de GNU/Linux. Tipo a galera da Nasa que calcula entre outras coisas a trajetoria de um foguete com um Debian, a galera da Google que cria seus algoritimos pra servir sempre a propaganda certa pra você em um Gobuntu, A bolsa de nova york, que controla a economia do mundo, a Amazon, facebook, e recentemente até mesmo alguns devs da MS que implementaram a WSL…

  • Amoeba

    Não ficaria espantado em ler um post dizendo que travou tudo na ISS. kkkkkkkkkk

  • Tree Diagram, is that you?

    • PugOfWar

      acho que poucos vão pegar essa referência.

  • raphaela1

    Quando eu era técnica em TI, os notes que dava mais problema sem chance de conserto era os da HP