Início » Celular » Opera descontinua app que economiza dados no Android

Opera descontinua app que economiza dados no Android

Paulo Higa Por

O Opera se destaca há anos por uma funcionalidade que permite economizar tráfego, comprimindo as páginas antes que elas cheguem a você e diminuindo o consumo de dados móveis. Desde 2014, há um aplicativo específico para isso, o Opera Max. Mas ele está sendo descontinuado.

Sem fazer muito barulho, a Opera Software publicou um comunicado para avisar que descontinuou o desenvolvimento do Opera Max e o removeu da Play Store. Não haverá mais atualizações. Por enquanto, o aplicativo continuará funcionando para quem já o possui instalado; os usuários serão avisados quando o suporte terminar.

A empresa afirma que o Opera Max “tinha uma proposta de valor substancialmente diferente dos nossos produtos de navegação, e representava um foco diferente para a Opera”. Com o fim do aplicativo, a companhia norueguesa vai focar os esforços em seus próprios navegadores e “outros serviços futuros”.

O Opera Max funcionava por meio de uma VPN. Quando ativado, os dados do celular do usuário passavam a trafegar nos servidores da Opera. Além de comprimir as páginas, o serviço tinha uma função que prometia bloquear anúncios e rastreadores. Com o tempo, ele foi se tornando menos interessante devido ao recurso nativo do Chrome e, ironicamente, passou a mostrar publicidade na interface.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Maikon Jordan ✔️

Primeiro eles enfiam guela a baixo em todos os samsungs e dai descontinuam o app, vai entender.

Maikon Jordan
Primeiro eles enfiam guela a baixo em todos os samsungs e dai descontinuam o app, vai entender.
J.B.
Pensei a mesma coisa. Kkkk
Guilherme Goncalves
como os demais comentários, ele não tinha uma eficácia clara nas suas operações
Theo Queiroz
Usei ele por uns 6 meses e não fazia tanta diferença assim. Num uso moderado de 200 mb por semana, ele economizava 10~12 mb. Não justificava o tempo maior pra abir uma página e nem o consumo de bateria por ter mais um app rodando em segundo plano.
Fabio Santos
A primeira coisa que fiz ao ativar meu A9 foi desativar este apk kkk
Caique Moraes
É uma pena, eu gostava muito dele.
Marcus Araújo
As primeiras versões eram muito boas. As últimas eram muito ruins. Além das propagandas, tinha o tal do botão para ganhar mais tempo de conexão via Opera Max, o que não existia inicialmente. Daí se perdia tempo clicando nesse botão freneticamente para não precisar acompanhar o tempo com intervalos tão curtos. Ou seja, o usuário tinha que ficar se preocupando de tempos em tempos se o Opera Max estava ativo. Enfim, burocratizaram o app e encheram de propagandas. Não tinha como dar certo. O pior é saber que modelos da Samsung ficarão com esse peso morto instalado de fábrica (não vi se era possível desinstalar essa praga).
Jonathan
Ele não funcionava com redes criptografadas (https), o que limitava muito a eficácia dele
Jefferson Rodrigues
Cheguei a usá-lo e não vi nada demais.
Alexandre Roberto
apos uma semana inteira q testei economizava 30-40mb de dados.....nao valia a pena o tempo extra pra carregar uma pagina
marcos_5000
Realmente eu não via motivos pra esse app... Mas o que mais intriga é que os smartphones da Samsung vinham com esse app e mesmo assim não deslanchou. haha
𝕵𝖆𝖈𝕶 ⚡𝖎𝖑𝖘𝖆𝖓

O silêncio dos comentários endossa a (ir)relevância do app.

Jack Silsan
O silêncio dos comentários endossa a (ir)relevância do app.