Início » Internet » Após ter domínio banido, site neonazista encontra um lar na dark web

Após ter domínio banido, site neonazista encontra um lar na dark web

Felipe Ventura Por

Neste final de semana, a ativista Heather Heyer foi atropelada e morta enquanto protestava contra uma marcha em Charlottesville (EUA) que atraiu centenas de neonazistas. O Daily Stormer, "site republicano mais genocida do mundo", defendeu a morte da manifestante em um artigo que se tornou viral.

Desde então, ele teve problemas em se manter no ar: seu domínio foi banido pela GoDaddy e pelo Google Domains por violar termos de serviço. Por isso, o site teve que migrar para um espaço onde ninguém poderá impedi-lo de defender a supremacia branca — a dark web.

O novo endereço do Daily Stormer foi compartilhado por diversos usuários no Twitter, e também por Andrew "weev" Auernheimer (banido do Twitter) no Gab.ai.

Para acessá-lo, é necessário usar a rede anônima Tor. Então, você poderá ler frases como "o CEO judeu do Facebook é um terrorista", e "policial fodão mostra total apoio a atropelar obesos".

O Tor não requer que você use um registrador de domínios para ter uma URL. Basta configurar um "serviço oculto" — como um servidor web que não revela seu endereço IP — e a rede vai gerar automaticamente um endereço da dark web, como duskgytldkxiuqc6.onion.

O Daily Stormer existe desde 2013, mas só foi banido do GoDaddy depois que o artigo sobre Heyer se tornou viral. O Facebook chegou a promover o link na seção "notícias" (!):

No entanto, a rede social passou a removê-lo automaticamente dos posts por violar seus padrões de comunidade. O site tentou migrar para o Google Domains, mas foi expulso por violar termos de serviço; seu canal do YouTube também foi removido.

O caso provocou um debate sobre o papel das empresas de tecnologia em lidar com extremistas. Alguns participantes da marcha em Charlottesville usaram o Airbnb para se hospedar na cidade; o CEO Brian Chesky diz em comunicado que neonazistas serão banidos do serviço, porque a supremacia branca "não deveria ter espaço neste mundo".

Com informações: Motherboard, The Verge.

Mais sobre: , ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Kodos Otros
Liberdade de expressão sim, discurso de ódio jamais!
Kodos Otros ? ? ?
Liberdade de expressão sim, discurso de ódio jamais!
Pereira
Site nazista é banido e vai para a dark web.Faltou o subtítulo: "Veja aqui um passo a passo de como voltar a acessá-lo"¬¬
Rodrigo
Site nazista é banido e vai para a dark web.

Faltou o subtítulo: "Veja aqui um passo a passo de como voltar a acessá-lo"

¬¬
Pereira
Nessa hora invoco o filósofo liberal Karl Popper, ferrenho crítico do totalitarismo: intoletantes não devem ser tolerados pois isso coloca em risco a própria tolerância.Se a intolerância for tolerada, a intolerância destrói os tolerantes, logo, a própria tolerância deixa de existir.
Rodrigo
Nessa hora invoco o filósofo liberal Karl Popper, ferrenho crítico do totalitarismo: intoletantes não devem ser tolerados pois isso coloca em risco a própria tolerância.

Se a intolerância for tolerada, a intolerância destrói os tolerantes, logo, a própria tolerância deixa de existir.
Daniel Drumond
Já voltaram a plainweb...
CtbaBr©
São métodos diferentes, mas o objetivo é o mesmo, cercear a liberdade e calar o individuo!
Felipe Ventura
Voltaire até defendia essa ideia, mas nunca escreveu isso — essa frase é de uma biografia escrita por Beatrice Evelyn Hall: https://www.themarysue.com/voltaire-beatrice-evelyn-hall/
Caio
Não pegou a ideia? O branco sapecando o negro de cabelo loiro enquanto o outro aguarda sua vez!!!
Rookie naz
Porque mudaram o nome, Deep web era tão legal, esse Dark ficou meio emo.
Alecsandro Milani
O politicamente correto e o marxismo cultural tbm se tornaram um câncer se alastrando em meio a população menos instruída, mas nem assim vejo gente horrorizada e rechaçando essa desgraça de ideologia maligna!
gustavo_ventura
Esse é o ponto. Você não passa a informação no seu site, cita um terceiro que fez isso. Se der treta, está protegido.É a mesma lógica dos sites de torrent, eles não hospedam nenhum conteúdo ilegal.
Gustavo Ventura
Esse é o ponto. Você não passa a informação no seu site, cita um terceiro que fez isso. Se der treta, está protegido.

É a mesma lógica dos sites de torrent, eles não hospedam nenhum conteúdo ilegal.
Anderson Gamer
Tao arrecadando fundos pra fazer escolas com o nome dela e doutrinar criancas
Ai ninguem fala
Anderson Gamer
Entao...
Anderson Gamer
E por isso que nao da pra descutir com comunista nao deram nem espaco pro fabio ai falar nada so ironizaram. Vamo ver se vao estar com o mesmo senso de humor na camara de gas ;)
Anderson Gamer
Hahaha hahahahahaaha hahahahaahaha
Essa feminista ai nao enche mas o saco de ninguem #bolsonaro
Marcvs Antonivs
Muita gente no Brasil - país interessante o Brasil, onde a direita está pregando enfaticamente nas redes sociais que, porque o partido de Hitler se chamava Partido Nacional Socialista, o Socialismo é, por consequência, nazi-fascista... - leva na brincadeira e faz piada com o nazi-fascismo. Tem gente que sequer consegue discernir o que é o Nazi-fascismo. Muita gente no Brasil torceu a cara para o que aconteceu em Charlottesville mas não torceu a cara para Trump que, curiosamente, demorou a condenar os racistas. Não se brinca com essa gente. Essa gente merece apenas uma coisa: merece o que os italianos de Giulino di Mezzegra fizeram Benito Mussolini, o fundador do Fascismo.
Fernando R Sousa
Discordo de tudo o que esses idiotas falam.
Mas fico feliz que é possível eles serem idiotas em algum lugar da internet, a liberdade de expressão deve ocorrer ainda que discordemos dela, do contrario, como saberemos que eles são idiotas e que suas ideias devem ser rechaçadas?

“Discordo daquilo que dizes, mas defenderei até à morte o teu direito de o dizeres.”
? Voltaire
antônio
Eu muito menos... olha, em outros tempos, eu até responderia com um textão explicando por a+b o quanto isso é absurdo, mas já me dei conta que não adianta. As pessoas acreditam no que elas quiserem. E, com a internet, qualquer discurso desse ganha espaço...
Raul Craveiro
Sem contar que um dos personagens é negro, né?
DumbSloth87
irônico né? os supremacistas brancos foram pra DARK web!
antônio
Ontem mesmo alguém falou aqui que ia acontecer isso... dito e feito. Disappointed but not surprised.
Carlos Cabral
O link do Gab.ai da o link do site.
Fábio Peres
Estou falando... qual é a diferença entre o que vocês estão falando aqui e o que os seus algozes fazem? Porcaria nenhuma, senhores.
Guilherme Andrade
Eu não acredito que li isso. Sério.
CtbaBr©
Tolerância zero com racistas!
O racismo é como uma infecção contagiosa, se deixar se propaga e mata.
E isso se aplica a todo tipo de racismo, inclusive a discriminação racial de cotas, que privilegia um individuo em função da cor de sua pele!
Paçaro
Gente, o Fábio autorizou!

Discurso de ódio tá liberado!!!
Ricardo Alvez
vai lá passar pano pra nazista então.
Fábio Peres
Mau sinal... pelo visto os progressistas se tornaram os censores do mundo. Desesperados para atacar o racismo, fascismo e outros "ismos", estão se tornando a escória que combatem.
Waldecir Faria
Vacilo usarem uma foto do Streets of Rage para disseminar tal conteúdo :(
Hugo Piovesan
Você abriu o link na dark web pra saber se era realmente o site? Porque aquele link pareceu somente um exemplo...
Ricardo - Vaz Lobo
E assim ganham mais 15 minutos na mídia.
Carlos Cabral
Vocês escondem o link na imagem, mas logo abaixo colocam um link que leva para o endereço ocultado... ._.