YouTube, Netflix e outros serviços de vídeo têm um algoritmo que ajusta a qualidade da imagem de acordo com a sua velocidade de conexão. Normalmente, isso funciona por meio de instruções bem específicas, como “se o download cair para menos de 1 Mb/s, diminua a resolução para 360p”. Mas tudo pode ficar melhor com um pouquinho de inteligência artificial.

Pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) desenvolveram uma inteligência artificial, batizada de Pensieve, que seleciona os melhores algoritmos de streaming de vídeo com base na conexão à internet do usuário. O objetivo é mostrar a imagem com a melhor qualidade possível sem causar interrupções durante a transmissão.

A tecnologia foi treinada com uma rede neural que dava recompensas se a máquina escolhesse um algoritmo de streaming que não gerasse travamentos, em vez de apenas seguir regras estritas, como é hoje. Este vídeo mostra como o Pensieve consegue lidar bem com variações na conexão, enquanto o MPC trava quando tenta reduzir a resolução de 720p para 240p:

Nos testes, os pesquisadores conseguiram uma redução entre 10% e 30% no buffer, além de um aumento entre 10% e 25% na qualidade de imagem.

Como a IA não leva em conta apenas a resolução e a conexão, o TechCrunch nota que “você poderia, por exemplo, configurar o Pensieve para otimizar para a qualidade de reprodução ou, inversamente, para a velocidade de reprodução, ou ainda para conservar dados”. Parece melhor do que deixar no automático (que você nunca sabe como se comporta) ou ficar selecionando manualmente a resolução.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Tales Cembraneli Dantas
Estranho, nunca tentei no PC, mas no meu cel android usando o Firefox eu consigo. Digo isso pq deixo ele sempre em 144 pois no firefox eu só utilizo para ouvir o audio do youtube (apago a tela) então deixo na menor resolução de vídeo justamente para não travar e gastar pouco dados e sempre que abro o youtube por la ele esta do jeito que deixei PS: mas pensando bem pode ser pq o firefox do celular nunca fecha as abas automaticamente, tipo eu fecho o app mas quando abro minhas abas continuam lá... pode ser isso
Maikon Jordan ✔️

No App android eu sempre tenho que mudar para 1080p em cada video que abrir, sem falar que tenho que clicar no começo do video para que ele realmente fique em 1080p

Maikon Jordan
No App android eu sempre tenho que mudar para 1080p em cada video que abrir, sem falar que tenho que clicar no começo do video para que ele realmente fique em 1080p
Sanic
Bom, no momento é o único jeito. O único transtorno é que dependendo da plataforma, não tem essa opção do add-on. E me parece que o YouTube removeu a única opção que existia de marcar se você tem ou não uma conexão lenta. E sinceramente, um add-on apenas para este tipo de função, não consome quase recurso algum.
Felipe Xavier
Aqui no app do Android, sempre deixo em 480 e raramente ele altera.
Trovalds
Orly?
Victor Freire
Crunchyroll precisa desse recurso urgente. Negócio trava demais comigo. Muita gente reclama, até galera que tem internet rápida, de 30, 40 MB, eu já vi reclamando de lag.
marcos_5000
Mas em todos os lugares que eu for vou ter q instalar add-on? Não obrigado... Além de q a maioria consome muitos recursos :S
Ciro Moises Seixas Dornelles
Jura?
Abraão Caldas
Esse algoritmo não adianta se você não tem a conexão... isso mesmo net...
evefavretto
Interessante. E isso combinado com codecs mais eficientes(H.265/HEVC, AV1 e outros mais recentes) e técnicas de bitrate adaptativo por título, como aquele que o Netflix apresentou um tempo atrás, poderia significar até mesmo que o consumo de banda pra vídeo, pelo menos da mesma resolução vá cair no futuro. Com as conexões tendendo a melhorar, significa streaming melhor.
woah Woah WOAH
Acho que dá com algum add-on.
marcos_5000
Eu só queria que o YouTube não ficasse mudando pra automático. Quero deixar sempre em 480p indiferente da qualidade da conexão mas não tem essa possibilidade. :(