O Tasker é uma espécie de canivete suíço para Android: ele permite automatizar tarefas com base em contextos, mais ou menos como o IFTTT, só que localmente e de uma forma bem mais completa. O aplicativo custa R$ 11,99, mas está em promoção por R$ 2,99 por tempo limitado na Play Store.

É meio complicado explicar o que o Tasker faz, porque o limite é sua criatividade. Para citar um exemplo comum, você pode configurar uma tarefa que desligue o Wi-Fi, reduza o tempo limite de tela e diminua o brilho automaticamente quando a bateria estiver abaixo de um determinado nível. Ou uma que abra o player de música quando você conecta um fone de ouvido.

Eu tenho algumas tarefas bem simples aqui. Mantenho a rotação de tela sempre bloqueada, mas o Tasker muda essa configuração quando abro o YouTube, PowerPoint ou Netflix, por exemplo. E, quando estou lendo algo no Instapaper ou aplicativo do Kindle, meu aparelho silencia as notificações, aumenta o tempo limite de tela e reduz um pouco o brilho para evitar a fadiga visual.

Há inúmeras possibilidades. Você pode encontrar algumas delas nesta wiki. Caso já seja usuário do Tasker, compartilhe uma receita bacana nos comentários.

Dica do Luis Cesar no Tecnogrupo. Obrigado!

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados