Início » Internet » Suíte Google Docs ganha recursos para colaborar melhor com outras pessoas

Suíte Google Docs ganha recursos para colaborar melhor com outras pessoas

Felipe Ventura Por

Caso você use o Google Documentos, Planilhas ou Apresentações para editar arquivos com outras pessoas, deve saber como as coisas acabam ficando caóticas depois de um tempo. Alguns inserem comentários, outros fazem sugestões e outros deixam modificações mais permanentes.

Para manter tudo organizado, a suíte de produtividade do Google foi atualizada com alguns recursos interessantes de colaboração.

Entre as principais novidades, é possível renomear versões antigas de um documento, em vez de criar várias cópias com nomes "Trabalho_Final", "Trabalho_Final2", "Trabalho_Final2_ValeEste", e assim vai.

Vá em Arquivo > Histórico da versão > Ver histórico de versões, clique nos três pontos da barra lateral e dê um nome. (Isso funciona apenas na web, não nos apps.)

Caso você queira apenas fazer sugestões, em vez de modificar o documento permanentemente, é possível alternar do modo "Edição" para "Sugestões". No desktop, clique no botão correspondente no canto superior direito. No Android ou iOS, toque no botão de três pontos e ative a opção "Sugerir mudanças".

É possível prever como seu documento ficará caso todas as sugestões sejam aceitas (ou recusadas). Clique em Ferramentas > Revisar edições sugeridas e depois em "Visualizar - aceitar todas" (ou "Visualizar - rejeitar todas").

Também é possível criar modelos (templates) com complementos embutidos, integrando-os a serviços como LegalZoom e DocuSign. E para clientes do G Suite Business e Enterprise, será possível buscar arquivos na nuvem através da barra Explorar, no Documentos e Apresentações:

As imagens acima demonstram os recursos no Google Documentos, mas — vale lembrar — eles também estão presentes no Planilhas e Apresentações. As novidades já estão sendo distribuídas para todos os usuários.

Com informações: Google, Engadget.

Mais sobre: ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Jóckisan
Realmente, essa questão da ABNT é um dos pontos negativos do Google Docs. Quando precisei fazer meu TCC usei o Word Online para não desconfigurar nada.
Jóckisan
Fiz vários trabalhos com ele, e facilitava muito. Mas quando foi no TCC fomos para o Word Online para não desconfigurar com as regras ABNT. Pelo Google Documentos iria ser mais trabalhoso a cada vez que fosse baixar ele mudar as coisas, como o espaçamento entre linhas. Fora algumas configurações mais avançadas que não tem nele, como uma quantidade maior de estilos de texto (Título 1, Título 2, etc. que lá é mais limitado em relação ao Word) e o sumário automático.
Gabriel Brito
Já na minha eu que fui forçado e agradeço por usar o Docs. Lá todo mundo só tem Gmail e usa tão naturalmente o Docs que usar o Office parece antiquado já.
Ed
Pra mim é Word em trabalhos solo e Google Docs em trabalhos de dupla/grupo.

"(...) deve saber como as coisas acabam ficando caóticas depois de um tempo. Alguns inserem comentários, outros fazem sugestões e outros deixam modificações mais permanentes."

Sinceramente nunca ficaram caóticas comigo não. Já fiz trabalhos em grupo de 6 pessoas editando o texto simultaneamente no Google Docs, e ainda assim foi bem gerenciável. De qualquer maneira, são recursos bem vindos para facilitar a organização.
Molinex
O docs quebra um galho legal... Recentemente é a suíte de escritório que eu mais venho usando...
GuilhermeSMello
Parece que o Google Docs achou o seu nicho de mercado no meio acadêmico. Todos os meus trabalhos em grupo procuro usar o Google Docs, assim várias pessoas podem editar ao mesmo tempo ou mesmo em momentos diferentes, sem ninguém do grupo se preocupar em salvar em algum lugar, levar pen drive, se encontrar em algum lugar...

Porém, o GDocs poderia ser melhor ou mais intuitivo para formatar o texto segundo as normas de trabalho científico da ANBT. Por isso ainda uso o LibreOffice quando o uso é apenas meu, pois tem mais recursos e não depende de conexão com a internet para funcionar.
marcos_5000
Depende da turma. A minha já foi "evangelizada". Toda a turma usa Google Drive e só entregam e apresentam usando o Google Docs/Drive. Já a outra turma, que eu faço uma matéria perdida, ta sendo bem mais difícil fazer eles mudarem. Eles gostam de apresentações mais bonitinhas, cheio de vídeos e GIFs de plano de fundo... Mas um dos trabalhos eu consegui convencer meu grupo a usar o Docs e no final eles aprovaram (ou quase isso).
Só fica mais difícil pq a minha universidade tem parceria com a Microsoft, então tem propaganda do Office 365 (e que nós temos acesso a ele grátis) em tudo que é lugar.
Renan
É difícil convencer?
leoleonardo85
Meu TCC foi feito assim, foi bem melhor que cada um fazer individualmente
marcos_5000
Eu sempre forço os meus grupos de trabalhos de faculdade a usarem o Google Docs. É o melhor pra trabalhos acadêmicos. :)
Perata
Já fiz trabalhos acadêmicos em que várias pessoas editavam um documento ao mesmo tempo e não tenho o que reclamar. É excelente!
Amoeba
Já fiz trabalhos acadêmicos em que várias pessoas editavam um documento ao mesmo tempo e não tenho o que reclamar. É excelente!