Então você comprou um PC. Usou e abusou de todas as funções do computador até dizer chega. Aí, um belo dia, decidiu gastar aquele dinheiro reservado para a compra de um carro, na compra de um Mac qualquer (afinal esses dois itens equivalem em preço né?). Como fazer para importar sua enorme biblioteca de músicas, vídeos, podcasts e apps de um computador para o outro, sendo que eles rodam sistemas operacionais diferentes?

Esse provavelmente não era o caso de Eduardo Begnami, mas ele se encontra em situação parecida e incitou a criação dessa dica. Eduardo, aliás, é o primeiro leitor a requisitar uma dica e ser prontamente (well, com atraso de uns 5 dias) atendido. De nada, Eduardo! Nos avise quando a fama e a fortuna começarem a te incomodar.

Enfim, o que Eduardo pediu era por um jeito fácil, rápido e indolor de transferir os arquivos de mídia do iTunes em seu HD externo para seu Mac rodando o OS X. Ele até poderia fazer o método mais trabalhoso, que é instalar o iTunes no Mac, buscar todos os arquivos espalhados no HD e adicioná-los manualmente no player, criando uma biblioteca completamente nova. Mas isso é ruim por dois motivos:

  1. Você perde as ratings (estrelas) e cover art dos álbuns que colocou em todas as músicas; e
  2. Ao tentar sincronizar um iPhone ou iPod Touch, ele vai apagar todos os arquivos e copiá-los de novo.

Felizmente, há uma maneira mais fácil. Para fazer um tutorial mais completo, decidi partir do pressuposto que os arquivos de mídia estão em um PC. Se o seu caso é igual ao do Eduardo, pule direto para o passo nº 3. Os passos para fazer a operação reversa mudam um pouco, mas vou explicar o que fazer no final do post.

Migrando sua biblioteca de um PC para Mac e vice-versa

1. Atualize o iTunes no PC. É importante que a versão do programa seja a mesma em ambos os computadores. Isso ajuda a evitar eventuais problemas de compatibilidade com os arquivos de configuração que serão movidos. A atual versão do iTunes é a 9.1.1 e pode ser baixada gratuitamente nesse link.

2. Consolide sua biblioteca. Esse passo vai fazer com que todos os arquivos de mídia sejam copiados para a pasta do iTunes. Menu Arquivo » Biblioteca » Organizar Biblioteca (ou “Blioteca”, como a Apple chama na versão 9.1.1 – sério, veja lá). Caso o programa ofereça a opção, marque também a caixa de baixo, que vai criar uma pasta iTunes Media somente para arquivos de mídia. E se sua biblioteca já era consolidada antes, faça esse passo assim mesmo só para garantir.

3. Instale a mesma versão do iTunes no Mac. De novo, para relembrar: é melhor que a versão do iTunes seja a mesma em ambos os computadores, blá blá blá, compatibilidade, blá blá blá, desastre, caos, destruição, etc. Você já sabe. Depois de instalado, feche o programa.

4. Copie os arquivos de um computar para outro. Se antes sua biblioteca não era consolidada, vários arquivos acabarão sendo duplicados no seu computador como consequência do passo anterior. A responsabilidade de ir atrás deles e deletá-los é sua, boa sorte. Mas pelo lado bom, a sua mídia inteira vai ficar em uma pasta só, chamada iTunes.

Normalmente essa pasta está localizada em Meus Documentos/Minhas Músicas. Você precisa copiar essa pasta inteira (incluindo os arquivos .itl, .xml e .itdb), pois eles são muito importantes para o seu Mac usando um HD externo ou qualquer outro método. Lembre-se de onde ela foi guardada.

Depois de copiada, procure o arquivo iTunes Library.itl e tire a extensão .itl do nome dele. Você também pode copiar direto para a pasta Music, substituindo a pasta iTunes que já está lá pela que contém seus arquivos, caso não queira ter duas bibliotecas diferentes. Mas não esqueça de renomear o arquivo.

Outro detalhe, não importa qual opção você escolheu acima: lembre-se de (caso você use o iTunes do seu PC para sincronizar um iPhone ou iPod Touch e baixou alguma app para ele) desautorizar o computador antes de se desfazer dele. Você faz isso indo no Menu Loja » Desautorizar computador, inserindo sua senha da iTunes Store e clicando em Desautorizar.

5. Se você sobrescreveu a pasta iTunes, ignore esse passo. Feche o iTunes no Mac, segure Option no teclado e clique no ícone do iTunes. Isso vai fazer com que a opção de escolher a biblioteca seja ativada.

Clique no botão de buscar biblioteca e procure o arquivo iTunes Library na pasta que você copiou do seu PC (ou aponte para esse arquivo no HD externo). É aquele arquivo que você tirou a extensão .itl. Escolha esse arquivo e clique OK.

6. Corra para o abraço. Todos os seus arquivos de mídia deverão aparecer intactos quando o iTunes abrir novamente. E outro detalhe, antes de fazer qualquer sincronização com iPhone ou iPod Touch: Autorize o novo computador com a sua conta da iTunes Store, para poder baixar apps novamente.

Para migrar a biblioteca de um Mac para um PC: Repita todos os passos até a parte da transferência de arquivos para o PC. Renomeie o arquivo iTunes Library para iTunes Library.itl e continue seguindo o tutorial.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Lucas Benedito
carmba eu sempre me fodi passando por pen drive as musicas e organizando tudo... agora ja sei o que fazer! valeuu!!!
Danilo
Pessoal, estou com um problema, comprei um mac recentemente, coloquei todas as musicas e filmes em um HD Externo, quando tento passar as musicas para o mac, ele visualiza apenas alguns cds, outros não. Com os filmes eu percebi que quando tiro os acentos dos nomes, eles aparecem para ser copiados, como faço para visualizar todas as pastas de musicas? Quando coloco o HD em um windows os arquivos todos aparecem,quando coloco no mac, eles nao aparecem.... Obrigado
Cassio
as musicas nao me importa se eu perde. mas eu vou perde os jogos, fotos?
Malk
Senhores, Não precisa nada disso tudo descrito... basta pegar a música, video ou app diretamente do finder e arrasta para a biblioteca... o indexador do itunes agi instantaneamente!! Abraços Malk
Fabio Oliveira
Agradeço a gentileza do post-tutorial. Deu tudo certo aqui. Abração
Tomás
Obrigado pelo post. E pela imagem do PC com tela azul. Genial
Rogerio Romera
Ola amigo, Fiz o procedimento, a biblioteca foi transferida, porem, quando vou colocar as musicas para tocar aparece a mensagem "A MUSICA "DEIXA CHOVER" Não pode ser usada porque não foi possível encontrar o arquivo original. Deseja localiza-lo?" - Tenho que localizar todas as musicas manualmente? Estou usando um macboock pro.... Por favor, me ajude para que eu não tenha que criar uma nova biblioteca. Muito obrigado, Rogerio Romera.
Daniel Amado
Muito obrigado! Era exatamente o que eu estava procurando... só que, ao invés de um HD externo, estou transferindo 20gb de dados via wireless... mas, em 3 horas acaba...
RON
Execlente mas preciso de uma pequena ajuda. Quando tento organizar a biblioteca o computador diz que não tem espaço (verdade tenho 40G e o disco tem apenas 80G) como é que eu contorno este problema sem ter que apagar musicas. Muito obrigado, Ricardo O. Nunes
@viniciuscolli
aqui eu procuro as capas dos albuns pelo windows media player, passo normalmente as musicas para um pendrive e depois pra outro pc/mac... o media player salva as informações na musica... então fica mais fácil ;D (windows 7)
HV
Eu tenho iTunes no PC e todos os arquivos estao em um HD externo agora comprei um Mac Book como faço para usar o iTunes do Mac com as musicas que estao no HD e quero manter lá ? Aguardo HV
Will
Dica excelente, com certeza! Fiz isso aqui para migrar minha biblioteca do PC para um novo notebook, com Windows 7. Valeu pela info!
Bruno Gall
O.O que musicas são essas?
Bernardomed
Boa. Vou transferir minha biblioteca pro HD externo. Assim libero 80gb no MacBook :D
Leandro Alonso
Eu faço algo similar, mas uso quando formato o Mac. Simplesmente salvo minha pasta /Music, reinstalo o Mac OS X, copio os dados dela pra /Music nova, abro o iTunes, fim. Está tudo lá: músicas, quantidade de plays, covers, apps, vídeos, tudo. :D
Exibir mais comentários