Início » Legislação » CEO do Cloudflare manda banir conta de site neonazista

CEO do Cloudflare manda banir conta de site neonazista

Política do Cloudflare é se manter neutro quanto ao conteúdo dos sites que protege

Paulo Higa Por

O Daily Stormer, site neonazista que ganhou notoriedade durante a semana após ter seu domínio banido da GoDaddy e do Google Domains, utilizava os serviços do Cloudflare para se proteger contra ataques de negação de serviço. Eles foram expulsos nesta quarta-feira (16), e agora sabemos o que aconteceu: o CEO do Cloudflare interviu diretamente no caso.

Para explicar melhor, o Cloudflare tem uma política de ser neutro quanto ao conteúdo dos sites que protege. A empresa atua como uma camada entre o usuário e o servidor que hospeda o site, protegendo as páginas contra ataques, fazendo cache de conteúdo, otimizando a velocidade de carregamento, entre outros — o TB também utiliza os serviços da empresa, que controla 10% das requisições da internet.

No entanto, a empresa abriu uma exceção e decidiu banir a conta do Daily Stormer. O Gizmodo obteve acesso a um e-mail interno enviado pelo CEO Matthew Prince aos funcionários do Cloudflare, explicando que a decisão foi arbitrária e tomada por ele, embora também acredite que isso possa ser “perigoso” para a internet. A mensagem completa pode ser lida aqui. Eis a tradução de alguns trechos:

“Time,

Hoje cedo, o Cloudflare encerrou a conta do Daily Stormer. Paramos de intermediar o tráfego e responder às requisições de DNS para os sites deles. Tomamos medidas para garantir que não possam se cadastrar novamente nos serviços do Cloudflare.

Essa foi a minha decisão. Nossos termos de serviço nos reservam o direito de banir usuários da nossa rede a nosso exclusivo critério. Minha razão para essa decisão foi simples: as pessoas por trás do Daily Stormer são imbecis e eu estava farto.

Para ficar claro: essa foi uma decisão arbitrária. […] Eu acordei esta manhã de mau humor e decidi expulsá-los da internet. […] Foi uma decisão que eu poderia tomar porque sou o CEO de uma grande empresa de infraestrutura de internet.

[…]

É importante que o que fizemos hoje não crie um precedente. A resposta certa para nós é sermos consistentemente neutros. Mas precisávamos ter uma conversa sobre como e por quem o conteúdo online é controlado. Não poderíamos ter essa conversa enquanto o Daily Stormer estava nos usando. Agora, espero que possamos.”

Mais tarde, no blog da empresa, Prince explicou que remover a proteção do Cloudflare deixaria o site sujeito a ataques DDoS, e completou: “Você, assim como eu, pode acreditar que o Daily Stormer é vil. Pode acreditar que o site deve ser restringido. Pode acreditar que os autores do site devem ser processados. Pessoas razoáveis podem e acreditam em tudo isso. Mas ter como mecanismo de controle de conteúdo ataques DDoS feito por hackers vigilantes subverte qualquer conceito racional de justiça”.

Você concorda?

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Eduardo RFS
Beeeem mais mesmo, os maiores ddos da história, foram contra a cloudflare
Keaton
Tu precisa de beeeeem mais que teras de DDoS pra derrubar o Cloudflare, acredito eu. Eles são especialistas anti-DDoS.
Keaton
"Minha razão para essa decisão foi simples: as pessoas por trás do Daily Stormer são imbecis e eu estava farto." Ri muito dessa.
Anayran Pinheiro
Hoje em dia temos ataques na casa dos tera, se nego quiser conseguem derrubar.
Monstro Medieval
Ele não atacou uma ideologia econômica, atacou discursos de ódio.
Monstro Medieval
Concordo. O cara foi corajoso ao puxar toda a responsabilidade para si, sem meios termos, sem jogar na lei, nos tempos atuais ou o que seja. Ele fez porque não concorda, ponto. Também foi honesto ao admitir que abre um precedente.
Eduardo RFS
Ele não baniu nazistas, ele baniu um retardado em específico, cloudflare é neutro, como ele falou não é um precedente
Eduardo RFS
Para derrubar o cloudflare você precisa derrubar a internet basicamente, quase tudo fora da Google e Facebook esta com eles, os maiores ddos foram contra eles, ele realmente não se importa com isso
CtbaBr©
O ideal mesmo seria o ser humano banir todos eles (nazismo, fascismo e comunismo), por escolha propria, só com liberdade é possível viver de verdade, só por ela vale a pena lutar!
CtbaBr©
Acho que isso não daria lucro, só dor de cabeça!
Paulo Mateus Guerra
Quero ver banir sites comunistas! Comunismo matou mais do que todas as ideologias loucas que já vimos!
Ricardo - Vaz Lobo
Tks.
Anayran Pinheiro
Se ranzinza o cara consegue ser sensato, no estado normal o bicho deve ser acima do comum! Acertou demais com essa decisão, ainda que seja só querendo livrar o dele da reta dos DDoS pesados que poderiam vir de hacktivistas.
Gabriel Tadeu
Hospedar não é o problema tanto que eles conseguiram já isso na dark web. O CloudFare na verdade os "protegia" no sentido de fazer o site aguentar o tranco mesmo sendo atacado por milhões de requisições simultâneas.
Ricardo - Vaz Lobo
Uma empresa de rasos escrúpulos poderia passar a hospedar todo tipo de barbaridade virtual e ganhar uma grana por isso??
Exibir mais comentários