O iOS 11 está previsto para ser lançado em setembro, e vem recebendo novos recursos em seu período de testes, como dedurar apps que acessam sua localização em segundo plano. Desta vez, ele ganhou uma maneira fácil de desabilitar rapidamente o Touch ID e ligar para a polícia.

Para quem está no beta público do iOS 11, basta pressionar o botão liga/desliga cinco vezes, e o Touch ID será temporariamente desativado até que você digite o código de acesso. Além disso, surgirá um botão SOS deslizante na tela para chamar a polícia.

https://twitter.com/alt_kia/status/898067522234097664

Este atalho é útil caso você seja abordado por um ladrão — é possível chamar as autoridades sem tirar o iPhone da bolsa, por exemplo.

Além disso, a ideia aqui é dificultar que você seja coagido a desbloquear seu iPhone ou iPad. Nos EUA, a polícia não pode obrigar você a digitar o PIN, por ser algo protegido pela Quinta Emenda à constituição — ela prevê o direito de não produzir provas contra si mesmo.

No entanto, você pode ser obrigado a fazer o desbloqueio com a digital: alguns juízes entendem que isso é como oferecer uma amostra de DNA ou uma chave física, algo que a polícia tem o direito de exigir.

Acredita-se que este novo recurso do iOS 11 também deve desativar temporariamente o desbloqueio facial que virá nos próximos iPhones. Eles estão previstos para setembro.

Com informações: The Verge, SlashGear.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

vin
A Apple está preocupada com o celular, mesmo. Pode parecer que ela está tentando trazer um recurso para que, em um caso de assalto, a polícia consiga chegar a tempo e proteger o cidadão, mas o verdadeiro intuito é proteger os cidadãos da polícia (dos EUA), que pode obrigar uma pessoa a desbloquear o aparelho se o mesmo usar Touch ID, mas não pode exigir fornecimento de senha.
robsonc
pelo que entendi bloqueia o uso da digital. Essa é a principal característica e tem motivações de privacidade ligada as leis dos EUA. O texto explica bem.
Pedro do Caminhão
Suponhamos que a cidadã má intencionada se aproveite de um sono ou estado álcoolico, como faz?
Renan
Brasileiros esqueçam. O 190 vai ignorar todas as denúncias por conta da burocracia. É preciso informar a rua e o número exato da ocorrência, o que vai exigir digitação ou ligação: http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/burocracia-dificulta-denuncia-de-crimes-na-central-de-atendimento-da-policia-no-rj.ghtml
PPKX XD ?????????
Então não entendi qual a mágyca™ de apertar o botão 5 vezes... se já dava pra ligar pra emergência...
Gustavo
Mas isso já dá pra fazer colocando um dedo não cadastrado no Touch ID maos de 5 vezes. Ele vai exigir o PIN do mesmo jeito quando se reinicia o aparelho ou ele fica mais de 48 horas sem desbloquear.
Pedro do Caminhão
À prova de esposas e namoradas! Vai fazer sucesso!
Marco Antonio
iPhones tem como ligar pra emergências sem desbloquear desde sempre. sobre apertar 5 vezes tudo bem... não tem como eu deslizar o sos sem tirar do bolso ou sem ser notado ... exemplo bosta mesmo kkkk
Deilan Nunes
Melhor andar armado
Amoeba
Você acabou de entender o pq. Sacou?
PPKX XD ?????????
Isso é bom no caso que não tem ninguém controlando seus movimentos com uma arma na cabeça, ainda assim, melhor desbloquear e ligar do que apertar 5x e bla bla bla, no Android um aparelho travado já tem a opção de ligar para a emergência normalmente...
Thiago
Não entendi muito bem a utilidade disso
bcayres
O exemplo foi péssimo. Isso é bom para um caso de sequestro, casa invadida, etc.
Calzzetta
Não era mais fácil ter um dedo específico para o alerta instantâneo?
Lucas Santos
Se já é difícil para comerciantes apertarem um simples botão de alerta na hora do assalto, imagine isso. Apple parece que esta se preocupando mais com o celular que com o usuário.
Exibir mais comentários