Facebook remove vídeos falsos do feed de notícias

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 1 semana

Em mais um esforço para melhorar a qualidade do feed de notícias, o Facebook ajustou seus algoritmos para combater os vídeos falsos na rede social. Por “falsos”, entenda como publicações que se disfarçam de vídeos, mas na verdade são imagens estáticas.

O Facebook explica: “Quando as pessoas clicam em uma imagem no Feed de Notícias que exibe um botão de reprodução, elas esperam que o vídeo comece a rodar. Spammers costumam usar botões de reprodução falsos para enganar pessoas e levá-las a clicar em links de sites de baixa qualidade”.

A mudança no algoritmo vai impactar tanto imagens estáticas que possuem um botão de play, induzindo o usuário a acreditar que se trata de um vídeo, quanto vídeos que exibem apenas uma imagem estática. A rede social afirma que “os produtores de conteúdo que adotam intencionalmente essas práticas enganosas devem esperar que a distribuição dessas histórias caça-cliques diminua acentuadamente”.

As medidas contra os vídeos caça-cliques serão implementadas em todo o mundo.

Receba mais sobre Facebook na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados