Início » Jogos » Um gamepad de Wii U foi modificado para rodar Windows 10

Um gamepad de Wii U foi modificado para rodar Windows 10

Paulo Higa Por

O Wii U não foi exatamente um sucesso de vendas, mas parece que ele é bem modificável. E um usuário do fórum sudomod levou essa característica ao extremo: ele desmontou o gamepad do console da Nintendo, trocou os componentes internos por peças mais poderosas e… rodou o Windows 10.

Não sei se dá para afirmar que o Wii U ainda é um Wii U, já que as partes originais se resumem basicamente à carcaça. O usuário banjokazooie abriu o gamepad e colocou um Intel Compute Stick, equipado com um processador Core m5, 4 GB de RAM e 64 GB de armazenamento em flash (com direito a um microSD de 128 GB).

O display também foi trocado: sai o painel LCD de 6,2 polegadas com resolução de 854×480 pixels, entra um IPS de 2560×1440 pixels. Os comandos de toque são suportados no Windows 10, então ele pode navegar normalmente pela interface do sistema. E, com um hardware tão potente, também foi possível executar um emulador de Wii U para jogar New Super Mario Bros. U:

https://www.youtube.com/watch?v=WdmV7iIXdI0

A bateria foi trocada por uma com capacidade de 4.000 mAh (a original da Nintendo tinha 1.500 mAh), e o usuário comenta que ela é capaz de aguentar o gamepad modificado por cerca de duas horas, mesmo exigindo tudo do hardware com o emulador de Wii U.

Você pode conferir os detalhes do potente Wii U nesta página — banjokazooie não explica exatamente como foi o processo de montagem, mas diz quais componentes utilizou na modificação.

Com informações: SlashGear.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Ítalo Carlos
Eu só gostaria de saber o que é exatamente essa tela IPS de 2560×1440? É um monitor? ou um tela vendida separada pra algum aparelho? Se alguém souber o modelo avisa aí por favor.
EmuManíaco
GPD XD vem com Um ATOM descontinuado e custa em media 350 dolares. Esse projeto não sai tão mais caro.
EmuManíaco
Fiz um calculo estimado da Tela + Core M3 de ultima geração + outras coisas que precisam pro projeto e tudo fica entre 400U$ e 450U$. Comparando com o WiiU que custa em media 350 Dolares nãi assim tão caro e nem é tão complicado de ser feito.
Cobalto
Ah tá, é que pareceu que você tava questionando meu questionamento dizendo que eu tava implicando com o termo. Eu não impliquei com o verbo, eu impliquei com o objeto. O termo a gente pode ficar aqui discutindo a vida toda, mas é certo que não houve no Console, houve foi no gamepad, que é só um controle. heheheh
John Smith
Nem eu disse que você fez análise, hehe. Só disse que, se a gente for tentar chegar ao termo mais correto possível, tá mais pra uma reutilização da carcaça do controle com seus botões, pois perdeu a tela e (penso) boa parte do circuito interno.
Cobalto
Eu não fiz nenhuma análise, eu só falei o óbvio. Se uma pessoa pegar um controle de Xbox One, colocar um raspberry dentro e disser que "modificou um XONE pra rodar linux" vai estar errado, ele vai ter modificado um controle. E foi o que aconteceu nessa matéria. O controle do WiiU ter uma tela é detalhe. E esses mods que são só reaproveitamento de carcaça nem são tão raros, é que quando colocam Windows nas coisas a gente espera que a treta seja só de software, mas não foi nesse caso.
John Smith
É... deixa pra lá.
X-Tudãoᴳᴼᵀ

De fato custo x benefício não vale a pena, só vale pelo desafio e para chamar a atenção.

Tom
De fato custo x benefício não vale a pena, só vale pelo desafio e para chamar a atenção.
Rafael Gil
Exatamente. O compute stick já vem pronto.
John Smith
Claro, até porque todos os componentes que ele usou foram "plug and play", certo?...
Rafael Gil
Daria pra fazer isso com o Gameboy tb. Nada muito complicado. O do Wii u ele deve ter mantido o hardware original do controle e conectado no PC direto (se não me engano esse controle é Bluetooth)
Rafael Gil
Ligar um mini PC em um display próprio pra isso não é nada demais... Não é forçar a Barra.
John Smith
Se for parar para analisar em sentido literal, nem se trata de uma "modificação" e sim de uma reutilização da carcaça... já que as entranhas do controle foram 99% trocadas.
John Smith
Com a resolução pífia da tela original do controle, acho que foi uma das melhores coisas que ele poderia ter melhorado... PS: Tudo bem que não houve modificação, mas dizer que isso aí não foi "nada de mais" é forçar a barra, hein?
Exibir mais comentários