Windows Live Messenger 2010 em funcionamento. (Clique para ampliar/Divulgação)
Windows Live Messenger 2010 em funcionamento. (Clique para ampliar/Divulgação)

Depois de muito mistério, a Microsoft finalmente apresentou ao mundo a próxima versão de seu navegador mensageiro instantâneo . O novo Windows Live Messenger dá início à série de atualizações de produtos  e serviços conhecida como Live Wave 4.

“Windows Live Messenger é a forma mais significativa de manter contato com as pessoas que importam para você e tem ótimas formas de manter-conectado e compartilhar”, diz a página especial de apresentação do mensageiro.

Entre as novidades do Live Messenger, está a integração maior com redes sociais. O compartilhamento de fotos, por exemplo, será possível com o suporte a Flickr – serviço do Yahoo – e Metroflog. Para vídeos, os exemplos dados pela Microsoft são do YouTube e do Zune. Se o usuário quiser, ainda poderá informar seus contatos sobre novos posts, desde que esteja usando WordPress.

“Não há necessidade criar novas contas ou ficar acessando todos esses sites diferentes”. A central de serviços (Services) será por onde a Microsoft vai oferecer formas do usuário conectar-se a sites diversos. Como você pode ver na imagem acima, ela contempla MySpace, Twitter, Digg e Photobucket, entre outros. Nada sobre Orkut foi falado ainda.

Para que tudo funciona conforme o esperado, a empresa vai usar cloud computing mais do que nunca.

Confira as características novas do Live Messenger 2010:

  • Navegação por abas. Acabou aquela história de ter um monte de janelas de conversa aparecendo. Com isso, o Messenger Plus perde um pouco da sua importância.
  • Envio de mensagens em vídeo. Fazendo uso do Windows Live Video Messages, o internauta vai poder gravar vídeos e enviá-los a contatos, mesmo se eles estiverem offline no momento.
  • Messenger Companion. Funcionando como um plugin para o Internet Explorer, ele vai permitir que o usuário compartilhe o que está visualizando com contatos.
  • Distintivos. Para empresas e organizações e campanhas humanitárias, dará ao usuário o poder de identificar visualmente que apóia ou faz parte de algum grupo.
  • Fim da mensagem pessoal. Ou pelo menos ela vai ficar mais inteligente. Por exemplo, ao colocar um link como mensagem pessoal, uma captura de tela dessa página seria colocada no lugar.
  • Integração com o Bing. O buscador da Microsoft oferecerá links em alguns termos escritos na conversa, que levarão o usuário para uma página de busca relacionada àquele termo.
  • Offline apenas para alguns grupos. É isso mesmo, depois de categorizar seus contatos, você vai poder aparecer offline apenas para determinados grupos de amigos.

O site esteve online por alguns momentos, mas parou de funcionar novamente. No entanto, você pode tentar esse link para visualizar o conteúdo disponibilizado pela MS Brasil sobre o Windows Live Messenger.

Por enquanto o mensageiro não está disponível para download. Ele vai ser liberado para um grupo limitado de pessoas, que o testará. Mais tarde, entrará em Beta público, para somente em seguida ter sua versão final disponibilizada.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados