Google testa Search Lite, aplicativo de busca para smartphones mais simples

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 1 semana

O Google está testando uma versão mais leve do seu aplicativo de busca, feita para smartphones Android modestos e com conectividade ruim. Ele está limitado inicialmente para a Indonésia, mas pode ser baixado de outras formas.

Eu instalei o Search Lite e coloquei meu smartphone na rede 2G, mas os dados não estavam funcionando; então tive que me contentar com o 3G.

Algumas partes do app estão traduzidas para o português, como “Pesquisa”, “Imagens” e “Tempo”. Outras permanecem em inglês, como “News” e “Translate”, e justamente elas não funcionaram direito no meu teste.

A busca funciona como você esperaria, sugestões adicionais aparecem na parte inferior — se você procura “tempo”, aparece um balão “neste final de semana” — e os resultados carregaram rápido. Nas configurações, você pode forçar o app a usar versões “lite” das páginas, que reduzem o consumo de dados em até 80%.

A seção de imagens tem categorias como “bom dia”, “citações inspiradoras” e “frases de amor” — conteúdo ideal para o WhatsApp, por exemplo — e tem arquivos visivelmente comprimidos, para carregarem mais rápido.

O Search Lite roda no Android 4.2 ou superior e ocupa 12 MB no smartphone depois que você faz login, contra os 190 MB do app normal do Google (sem contar o cache).

O Google está dedicado em adaptar seus serviços para países onde a internet não é muito rápida, e onde as franquias de dados são mais restritivas. O Android Go roda em smartphones mais básicos, recomenda versões lite de aplicativos na Play Store, ativa a economia de dados no Chrome por padrão, e permite baixar vídeos por Wi-Fi no YouTube Go.

Com informações: SlashGear.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados