O Google certamente tem que pagar um valor considerável para ser o buscador padrão no iOS. Quanto dinheiro garante que a Apple não migre seu bilhão de usuários para concorrentes como Bing ou DuckDuckGo?

Um documento judicial afirma que, em 2014, o Google precisou pagar US$ 1 bilhão para permanecer o mecanismo de busca padrão no iOS naquele ano. Desde então, a navegação móvel e as vendas de iPhone cresceram bastante.

É possível estimar quanto será o valor este ano, analisando a receita de serviços da Apple, em particular as receitas de licenciamento; e os custos de aquisição de tráfego da Google. Segundo a gestora de investimentos Bernstein, a empresa vai pagar cerca de US$ 3 bilhões para continuar como padrão no iOS.

Foto por Oliver Graumnitz/Pixabay

Alternativas como Bing e DuckDuckGo provavelmente não estão dispostas a pagar mais que o Google para virarem padrão no iOS. Mas se estiverem, não seria difícil para a Apple mudar o buscador padrão.

Como nota o TechCrunch, a maioria dos usuários atualiza o iOS para a versão mais recente em poucos meses. Vale lembrar que a Apple removeu o YouTube e o Google Maps no passado, por exemplo (os apps vinham embutidos no sistema). E a Siri já usa o Bing para fazer buscas.

Com informações: TechCrunch.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

danielnbl

Sim.

Tiago Celestino

Você já usou alguma vez na sua vida o app "Videos" que vem no iOS?

Renan

Você está certo. A conta não foi feita para chegar a um número exato, mas a um valor aproximado. Foi o suficiente para satisfazer as dúvidas que eu tinha, tendo em vista a diferença exorbitante entre custo e faturamento.

Gaba
Acho que nao entendi essa conta cara... voce esta comparando um income mensal por usuario do Google em qualquer plataforma (no business insider nao fala so de buscador no iOS) com um pagamento anual? Nao faz muito sentido pra mim... Acho que pra fazer essa conta, teria que saber quantos usuários realmente usam o buscador direto no iOS e quanto esses usuários geraram de receita pro Google nesse período. Eu por exemplo nem uso o buscador do sistema, uso no chrome direto, mas é óbvio que é só um exemplo.
danielnbl

esses apps nunca fizeram tanto sentido virem instalados se parar pra pensar... talvez só o maps mesmo fazia sentido já que é algo essencial

daniel
esses apps nunca fizeram tanto sentido virem instalados se parar pra pensar... talvez só o maps mesmo fazia sentido já que é algo essencial
Lucas Henrique
Google paga a Samsung tb
Flavio Toledo
sera mesmo sao 3 bi doalres e nao reais.
Guaip
$3bi não é troco para absolutamente nenhuma pessoa ou empresa no planeta.
Renan
1. Google Search pagou U$3/ano por usuário da Apple em 2014. 2. Google Search faturou U$277/mês por usuário em 2015: http://www.businessinsider.com/google-search-revenue-per-user-2015-2 3. O faturamento/usuário é 1.108 vezes maior do que o custo de aquisição de usuário.
Perata

Para o Google, isso é o troco do pão.

Amoeba
Para o Google, isso é o troco do pão.
Ed
Quantia aparentemente bem alta... Já sobre os antigos apps embutidos do YouTube e Google Maps, foi a melhor coisa que fizeram ao remover do sistema. Os apps eram muito defasados em relação ao Android. Retirar do sistema para depois relançar na App Store tornou o desenvolvimento muito mais ágil e os apps são ótimos há anos.