Início » Aplicativos e Software » Os serviços para fazer backup na nuvem de todos os arquivos em seu PC

Os serviços para fazer backup na nuvem de todos os arquivos em seu PC

Felipe Ventura Por

O Crashplan é um dos principais serviços de backup ilimitado, permitindo salvar todo o conteúdo de seu computador por uma taxa anual. Infelizmente, eles desistiram de oferecer seu serviço para consumidores, então é hora de migrar para alternativas.

A Code42 vai eliminar o serviço Crashplan for Home para focar em clientes empresariais. Ela não oferece nem renova mais essas assinaturas desde 22 de agosto, e vai deletar os arquivos dos usuários em 23 de outubro de 2018.

A empresa está tentando fazer uma transição suave. Todas as assinaturas Home foram estendidas gratuitamente por 60 dias, para dar tempo aos usuários de migrar para outro serviço. Reunimos algumas alternativas abaixo:

Backblaze

O Backblaze aproveitou a deixa para convidar os usuários do Crashplan a migrar. Você pode pagar US$ 5 mensais por computador, US$ 50 anuais, ou US$ 95 por dois anos.

Todos esses valores são para o mesmo plano residencial, com espaço ilimitado na nuvem, backup automático do computador e de drives externos, acesso via iOS ou Android, e restauração de arquivos deletados nos últimos 30 dias.

Você pode experimentar o Backblaze gratuitamente por 15 dias.

Carbonite

O Carbonite oferece backup ilimitado na nuvem, mais acesso remoto via web, iOS e Android, com suporte 7 dias por semana. São três planos:

  • Basic: US$ 59,99/ano por computador, com backup automático de arquivos
  • Plus: US$ 74,99/ano por computador, com backup online dos seus arquivos e disco rígido externo, mais um backup local do Windows e seus programas
  • Prime: US$ 149,99/ano por computador, e envia uma cópia física do seu backup (nos EUA) caso o serviço saia do ar

Você pode experimentar o serviço gratuitamente por 14 dias. Clientes atuais do Crashplan for Home ganham 50% de desconto ao inserir o e-mail nesta página.

CrashPlan for Small Business

Se você quiser, pode permanecer no Crashplan e migrar para o plano Small Business — mesmo se não tiver uma pequena empresa.

Isso normalmente custa US$ 10/mês por dispositivo, mas clientes atuais do plano Home terão 75% de desconto por doze meses. É possível migrar os dados automaticamente (até 5 TB por dispositivo) do Crashplan Home para o Small Business, sem ter que reenviar todos os arquivos; basta seguir estas instruções.

Google Drive

Recentemente, o Google Drive ganhou uma ferramenta para fazer backup de todo o seu PC na nuvem. Você pode acessar os arquivos pela web, iOS e Android.

No entanto, não há opção de armazenamento ilimitado. Estes são os preços:

  • 15 GB: gratuito
  • 100 GB: R$ 7/mês ou R$ 70/ano
  • 1 TB: R$ 35/mês ou R$ 350/ano
  • 2 TB: R$ 70/mês
  • 10 TB: R$ 350/mês
  • 20 TB: R$ 700/mês
  • 30 TB: R$ 1.050/mês

O plano de 1 TB é mais caro que o Backblaze e o Carbonite. No entanto, caso você tenha até 100 GB para salvar na nuvem, o Google Drive pode valer a pena.

Mais alternativas

Existem inúmeros serviços para fazer backup do seu computador na nuvem, como ElephantDrive, IDrive Online Backup e SOS Online Backup. No entanto, nenhum deles oferece espaço ilimitado. Os preços começam em US$ 5 mensais.

E, claro, você pode usar serviços como Dropbox, OneDrive e iCloud. No entanto, eles não foram feitos para realizar backup do seu computador inteiro: eles exigem que você mantenha os arquivos em um local específico.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Weverton Soares Silveira
Uso e recomento WTI Backup: www.wtibackup.com.brSoftware completo com preço muito acessivel.
Funnie
Agora sim entendi a diferença. Muito obrigado!
Leandro Carvalho
Não sei se você já viu, mas serviços como Dropbox, Google Drive, etc são mais para te dar acesso aos seus arquivos de onde você estiver, e não para backup. O Dropbox, por exemplo, não é seguro para backup. Isso porque, sem que você saiba, um arquivo qualquer, dentre tantos que você porventura confiasse ao Dropbox, poderia, por qualquer motivo, ser deletado e você só tomar conhecimento disso após 30 dias, após o qual, como se sabe, já teria se esgotado o prazo para recuperar o suposto arquivo deletado, não tendo mais como fazê-lo ( a lixeira do Dropbox só armazena arquivos deletados por 30 dias).
ninja
sou sim, babão a ponto de querer ensinar tecnologia em um blog de tecnologia, cheia de raiva a mocinha. faça o que sua familia te ensinou, como aproveitar meia horinha! não tenho interesse de conversar com seu tipo não, nunca tive, nunca terei. ainda mais que vem recomendar essas tecnicas estranhas da sua famila , eu hem, mellhor nunca falar com voce.
PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ
Como você é idiota cara, deve ser um moleque babão, titia seu rabo, cresce primeiro, depois conversamos
ninja
ficou sem graça não é, pois viu que não tem a titia mais pra ajudar. volta pro colinho da mamae, ou ela tambem usa a meia hora na sua recomendação!
PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ
Criança...
Pereira
Cool... :-)
ninja
olha a sua soluçao para as coisas, da sua bunda meia hora, hehehehe, voce tem problema mental. onde ja se viu isso, eu nunca falaria isso a outra pessoa, voce quando fica nervosa faz isso, continue, deve ser algo de familia. te incomoda falar com alquem superior, fazer o que né, como disse, ninguem aqui vai bater palminha pra voce não, seu conhecimento aqui ´serve pra nada.
PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ
Cara como você é babaca, só o fato de se achar superior já mostra isso, não sabe conversar e já vem tentar ofender, vai dar meia hora de bunda.
lobisomem
Sim, vc não precisa ter a assinatura para fazer o upload ou download da biblioteca.
ninja
pra voce ver como sou superior a voce , nem uso facebook e só fiz o texto pra mocinha parar de achar que sabe tudo e que seus exemplos são tão uteis quanto um guarda chuva para um sapo,como disse, olhe o contexto em que está inserido. aprenda a conversar como se os outros soubesse mais que voce. seu tempo de queridinha da professora acabou.
Pereira
Se o Google Play music parar de funcionar, será possível fazer os downloads das músicas que foram "subidas"?
Pereira
Além disso, os serviços de nuvem fazem sincronização, o que é bom caso você perca o HD ou tenha dano, mas não em caso de apagar acidentelmente. Backup de verdade guarda tudo sempre, um documento que você altera frequentemente, a cada backup ele salva uma cópia. Já os aplicativos de nuvem só reescrevem. Alguns guardam por 30 dias o acesso às versões antigas. Ou mesmo arquivos apagados acidentalmente. Mas, em tese, backup de verdade nunca deveria apagar arquivos antigos. Mesmo que você os tenha apagado em sua máquina.
PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ
E você é um cara muito chato, daqueles donos da razão e da verdade, que não entende que coisas completamente diferentes não são necessariamente comparáveis, e não entende quando alguém te dá exemplos, achando que querem mudar sua opinião....Menino que TEM que dar opinião fazendo textão de facebook...
ʞǝʌǝɥs
como escrevi acima/abaixo: não que seja indicado pra backup, mas é possível ver o GDrive normalmente no Nautilus, o gerenciador de arquivos do GNOME
ʞǝʌǝɥs
teve o caso do Laerte (cartunista trans) que teve a casa assaltada, perdeu inclusive o "backup" em hd externo...se não me engano, coisa de 12 anos...
ʞǝʌǝɥs
além da má educação
ʞǝʌǝɥs
não que seja indicado pra backup, mas é possível ver o GDrive normalmente no Nautilus, o gerenciador de arquivos do GNOME
Gedson Junior
Se meu hd parasse hoje eu não perderia nada de importante, justamente pq não utilizo meu computador pra trabalho. Para alguém como eu, qual a vantagem de um backup desses? Fora que subir essa porrada de arquivo pra nuvem deve ser um porre.
ninja
voce deve ser aquelas meninas chatas que fica na frente da sala, sempre querendo dar sua opnião. o tipo de pessoa que a unica do colegio a ler os lusiadas apenas para parecer mais inteligente. vem falar de badblocks e afins como se noventa por cento das pessoas que estão aqui não soubesse o que é isso. é igual os bocos que faculdade de quimica fazem piadas do milagre da quimica "sodio explode, cloro mata, mas os dois juntos são um otimo tempero". e vem me chamar de questionavel. tenha logica onde comenta as coisas, o tempinho de ser a menina da professora acabou. eu apenas falei que confio mais no que é meu do que no serviço(serviço esse que ficou explicado na materia que está mudando de foco, não porque o hardware deles deu problema). então a logica ao ler a meteria e meu comentário não é pensar que estou comparando o meu equipamento fisico com o equipamento fisico do servidor. e sim que o serviço pode a vir ser instavel(por outros fatores). e com isso a minha opnião é que confio mais no que é meu. acho que agora desenhei pra voce direitinho. se não entendeu fazer o que.
MJuliani
Tem o Arq https://www.arqbackup.com (Que não é um serviço) que permite fazer o backup em diversos servidores OneDrive, Google, Amazon, ...Eu uso com o OneDrive e AWS Glacier (que tem preço bem baixo, $0.004 por GB/mês https://aws.amazon.com/pt/glacier/pricing/)
Rodrigo Braga
O Google Drive não tem cliente pra Linux, o que é tecnicamente uma puta falta de sacanagem :'(
LekyChan
de acordo com o site do backblaze o padrão de velocidade é de 256kbps(3GB por dia), mas isso é configuravel, você tem a opção de colocar para usar toda a sua internet, seja ela qual for.https://help.backblaze.com/...
Vinicius Tonon
Eu uso o Backblaze depois de duas falhas de disco seguidas e não acho ele lento não, muito pelo contrário. Já fui user do CrashPlan também e achava um puta serviço massa, apesar de nunca ter usado para uma recuperação grande, a paz de saber que posso acessar ter os dados de volta vale os 5 dólares da bagaça.
PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ
Você é questionável...
David
Não sei man, os reviews que vi, foram de sites americanos.
Felipe Silva
Configurações e arquivos que insistem em ficar em lugar estranhos, como por exemplo o outlook e imposto de renda.
Felipe Silva
Se tu tem um celular meia boca, não vai fazer muita diferença, agora se tu investiu em um celular com uma câmera boa, ele vai compactar bastante a imagem, que em alguns testes que eu vi pela internet chega a 50%, mesmo sem diminuir a resolução.
Funnie
valeu. nem tinha notado essa parte :)aliás, sempre procurei por essa possibilidade de utilizar diversas pastas (spideroak, sugarsync, pcloud e agora o google-drive oferecem isso)mas ainda não me convenci com essa necessidade de copiar tudo...qual seria a vantagem por exemplo de fazer backup da pasta do windows (!)? um dos serviços indicados no texto diz que copiar a pasta do sistema é uma de suas possibilidades
Felipe Silva
Defina lentos? a grande maioria das internets no Brasil tem menos de 10 Mbps de upload.
Jorge Luis
"eles exigem que você mantenha os arquivos em um local específico"
Funnie
pergunta besta:qual a vantagem de um backup "completo" destes em relação aos serviços de nuvem tradicionais?
Marsupial radical
Ah, não
Marsupial radical
A tecla vírgula parou de funcionar aí?
ninja
confiar nao é comparar. eu posso confiar mais em um macaco de gravata do que em voce. isso não quer dizer que voce é uma macaco ou que ambos comem banana. colocar dados da nuvem é seguro qualquer imbecil sabe disso, a empresa que prove esse serviço que não é segura, ela pode parar, o serviço, pode descontinuar , pode falir, dentre outros, o hardware que envolve a nuvem não é questionavel. as pessoas donas desse aparelhos que são, mas pelo visto tem que desenhar tudo pra voce entender o que um simples frase foi dita,
S Y N T H W A V E + L O V E R
Comecei a usar o Degoo. Oferece 100gb grátis, que podem tornar-se em 500gb free.
David
Pelo que vi nos reviews, esses serviços de backup na nuvem, são bem lentos em comparação com serviços convencionais de nuvem. Melhor comprar um ou dois HDs externos e salvar tudo.
Helmut
Não adianta, cara. Se ele ainda pensa assim em 2017, não adianta.
Daniel Alencar
Perfeitamente colocado.esmagadora maioriaVocê está certíssimo.Acredito que esses tipos de serviços não são para a esmagadora maioria. Isso talvez até explique um serviço do tamanho do Crash Plan estar querendo focar em pequenas e grandes empresas, business apenas.Trabalho com audiovisual e entendo perfeitamente a importância de se ter backup do que é produzido. E não é pouca coisa não. No fim acaba não sendo um uso doméstico. Muitas vezes pessoas dessa e outras áreas ganham dinheiro com isso, trabalham profissionalmente com a coisa e deixa de ser apenas um hobby. Isso já foge completamente do uso doméstico.
PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ
"Confio mais nos meus bichinhos da WD", isso é uma comparação, mas parece que além da sua ignorância ao responder você também não sabe compreender texto...Claro que serviço pode parar, se você não entendeu eu desenho: ambos podem te deixar na mão (e vão algum dia), mas nem de longe o seu WD é mais seguro que um serviço na nuvem, a não ser que você re-teste cada disco e troque, ele também vai parar em algum momento.Migrar/acabar é um problema pra você, mas pode não ser pra outros... e é natural, ou alguém precisou criar um serviço de e-mail em casa quando o Zipmail acabou?
ninja
Não gênio. Eu estou falando que serviço pode parar. O produto é de conhecimento geral ou pelo menos deveria ser que se falar o risco é do usuário. Isso qualquer bocó sabe. O detalhe é que mesmo um produto pago. Pode te deixar na mão. Apenas isso. Não é relevante se ele vai te dar prazo. Ele vai acabar pra você. Quer queira ou não. Simples
PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ
Não, ele não compacta muito a qualidade, apenas reduz o tamanho em megapixels, mesmo assim o tamanho atual é enorme, 16 megapixels para fotos, e videos em full-hdIsso se vc usar o Google Fotos, no Google Drive mantém o tamanho original e cobra por isso.
Marcelo
Como só preciso de backup das pastas da biblioteca (documentos/fotos/video), Onedrive já integrado ao windows, atende mais do que as outras soluções...
Alessandro Johnny
Menos o Bitcasa. :D
PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ
Vc está comparando serviço com produto, no serviço você não tem preocupação com qualidade dos discos, redundância, etc, etc, é só jogar tudo lá, a uma fração do custo de comprar e manter um storage local, claro que se o serviço for descontinuado (e a empresa tem todo o direito de fazer isso) você vai ter que procurar outro.Já seus discos podem queimar, quebrar, dar bad block, serem pego num incêndio, enchente, você só teria a mesma segurança se mantivesse backups redundantes em locais bem afastados, e garantisse o funcionamento de ambos (ou até mais) locais.
John Smith
"E documentos e planilhas convertidas em formato do google docs tbm não ocupam espaço..."Essa conversão forçada é um dos maiores pontos negativos do Drive pra mim. Não pela questão do espaço, mas sim porque pra editar online, somente convertendo.
John Smith
Já esperei tanto tempo pelo retorno... espero mais um pouco pra chegar na versão final, hehe.
ninja
Quem falou em falir. Só disse parar Mudar política. E isso qualquer uma pode fazer. Independente do user gostar ou não. É igual ordem de despejo. Tem prazo e fim
7csP9tkb
Na verdade, todos os serviços que conheço deram um prazo para as pessoas migrarem seus dados.Além do mais, eu não creio que Google e Microsoft vão falir tão cedo...
ninja
Esse são os problemas desses serviços. Podem parar e o usuário "perde" tudo. Confio mais nos meus bichinhos da WD. no pior dos casos podem só queimar. Mas como rola uma redundância. Tá tranquilo
7csP9tkb
Da pra upar videos para o Google Fotos também.E documentos e planilhas convertidas em formato do google docs tbm não ocupam espaço...Com os 15 GB para PDFs, eu considero que já tenho armazenamento ilimitado.
Alessandro Johnny
Google Drive Unlimited Storage. <3
7csP9tkb
Exatamente o meu caso.
Will
Pelo que vejo não, a não ser que você seja muito detalhista, não irá notar nada.
Will
Artigo bem interessante, mas creio que no médio prazo não precisaremos de serviços assim, visto que está quase tudo na nuvem.Músicas tem spotify/deezer, etc.;Fotos e vídeos tem o Google fotos;Arquivos em geral não pesam tanto, então um google drive dá pro gasto.Isso estou falando no meu caso e de todas as pessoas que conheço, e creio que a esmagadora maioria seja assim.
raphaela1
As imagens compactadas pelo Google perde muito a qualidade?
Will
Mas no final das contas está tudo no Google.
Rafael Ribeiro
Embora não tenha a organização e upload automático dos demais, vale lembrar que Telegram também é uma ótima opção, ainda mais por ser gratuito e ilimitado, atualmente só uso ele como armazenamento de backup, seja smartphone ou desktop
Baio-kun
O placeholders já voltou nas ultimas builds, se quiser se arriscar...
André Almeida Martins
talvez seja um usuário que não queria o trabalho de colocar td em serviços separados e preze pela organização.. =D
lobisomem
Alguém já testou a seguinte configuração gratuita?YouTube para vídeos com links privados (ilimitado)Google photos para fotos (ilimitado)Drive para documentos e PDFs (a partir de 15gb)Google play music para backup das músicas(50.000 músicas)
Robson Sobral
E o Backblaze ainda tem o B2, que dá para usar no NAS!
John Smith
Google Drive é carta fora do baralho pra mim porque não permite manter localmente um documento/planilha/apresentação e editá-lo em seus apps web sem ter que converter para seu formato próprio.OBS: Nunca vou entender essa política de "fotos com qualidade reduzida tem armazenamento ilimitado, mas em qualidade melhor gasta da cota".Pra uso pessoal, acho que o Office 365 com 1TB no OneDrive ainda é de longe a opção que mais compensa. Ainda espero voltarem os placeholders pra eliminar a necessidade de acessar via web ou com o app UWP. Podia permitir fazer backup de outras pastas do computador, mas para os casos mais críticos uso links simbólicos.
Renato Oliveira
Queria que o Drive tivesse um app pra Linux :/