Início » Celular » Instalar apps de fontes desconhecidas ficou um pouco mais difícil no Android 8.0 Oreo

Instalar apps de fontes desconhecidas ficou um pouco mais difícil no Android 8.0 Oreo

Felipe Ventura Por
2 anos atrás

Os dispositivos Android geralmente barram você de instalar apps que não sejam da Play Store. É possível mudar isso, claro, ativando a opção "fontes desconhecidas" nas configurações. No entanto, isso ficou um pouco mais complicado no Oreo 8.0.

Funciona assim: suponha que você abriu o Google Chrome e baixou a Amazon Appstore. Para usá-la no Android 8.0 Oreo, você precisa autorizar o Chrome a instalar apps de fontes desconhecidas. Depois, você precisa dar autorização para a Amazon Appstore se quiser instalar apps dela.

Basicamente, a permissão "instalar de fontes desconhecidas" não vale mais para todo o sistema, e sim para apps específicos. Eles estão listados em Configurar > Aplicativos e notificações > Avançado > Acesso especial de apps > Instalar apps desconhecidos.

O Google diz que isso torna o Android mais seguro: por exemplo, se um jogo notificar o usuário para instalar código malicioso — disfarçado como uma atualização de segurança — o Oreo vai avisar que ele não tem permissão para fazer isso.

Mas eu não sei se isso realmente tornará o Android mais seguro. A maior parte dos APKs vem do navegador: se você o autoriza a instalar qualquer app baixado, não elimina esse vetor de malware. Uma alternativa melhor seria fazer como a Samsung, que oferece a permissão "só desta vez".

O Android 8.0 Oreo tem diversas outras novidades: ele reduz o consumo de energia de apps em segundo plano; permite gerenciar notificações com maior precisão; tem uma API para preencher senhas; traz um recurso picture-in-picture nativo; entre outros. Confira a lista completa aqui.

Com informações: Google, Android Central.

Participe das conversas do Tecnoblog

Leia o post inteiro antes de comentar
e seja legal com seus amiguinhos.

Carregar Comentários Conheça nossa política de comentários.