Como instalar apps de fontes desconhecidas no Android
Saiba como instalar apps de fontes desconhecidas no Android e consiga usar lojas como a Amazon App Store ou dê poder ao Chrome
TB Responde
Os dispositivos Android geralmente impedem a instalação de apps de desenvolvedores desconhecidos — isto é, que não sejam da Google Play Store. É possível mudar isso, claro, ativando a opção fontes desconhecidas nas configurações do smartphone. No entanto, o processo ficou um pouco mais complicado a partir do Android Oreo 8.0.
“Para instalar aplicativos de lojas que não estejam pré-instaladas no seu dispositivo, o Android solicita que você habilite a configuração de Fontes desconhecidas. Isso permite que você faça o download de aplicativos e jogos para o seu dispositivo móvel a partir de outras fontes que não sejam o Google.
Quando estiver usando a internet, você deve tomar o cuidado de baixar conteúdo somente de fontes em que você confia (como a Amazon). A Amazon somente faz o download de aplicativos e jogos que você tenha adquirido de forma intencional para o seu dispositivo, “, nota da Amazon App Store.
Suponha que você abriu o Google Chrome e clicou em baixar o app da Amazon Appstore. Para usá-la no Android 8.0 Oreo, é preciso autorizar o Chrome a instalar apps de fontes desconhecidas. Depois, você precisa dar autorização para a Amazon Appstore se quiser instalar apps a partir dela. É uma medida de segurança, mas de baixo efeito.
Basicamente, a permissão “instalar de fontes desconhecidas” não vale mais para todo o sistema, mas para apps específicos. Eles estão listados nas suas Configurações gerais.
É possível que, em alguns Androids, o caminho seja um pouco diferente.
Procedimento universal
Durante o processo de instalação, siga as instruções na tela do Android.
O Google diz que isso torna o Android mais seguro. Por exemplo, se um jogo notificar o usuário para instalar um código malicioso — disfarçado como uma atualização de segurança — o Android vai avisar que ele não tem permissão para fazer isso.
Isso não necessariamente tornará o Android mais seguro. A maior parte dos APKs são baixados a partir de um navegador e, se você o autoriza a instalar qualquer aplicativo no seu celular, não elimina esse vetor de malware. Uma alternativa melhor seria fazer como a Samsung, que oferece a permissão “só desta vez” a cada pedido de download.
Se você optou por instalar aplicativos de fontes externas fora da Google Play Store, ative a configuração “Melhorar a detecção de apps nocivos” e permita que o Google Play Protect envie apps desconhecidos ao Google para protegê-lo contra apps perigosos.
Por que tudo isso?
A instalação de aplicativos de origem desconhecida (desenvolvedores que estão fora da Google Play Store, por diversos motivos) e/ou não confiável pode danificar seu telefone. Por padrão, o Android é definido para bloquear essas instalações. No entanto, você pode alterar essa configuração e permitir essas instalações por sua conta e risco.
Com informações: Google, Android Central.
Comentários
Envie uma perguntaOs mais notáveis
vlw
Não consigo fazer mais nada naquela desgraça daquele celular. Vou trocar de marca porque essa já está dando no saco, além de ter um porradão de atualização furada!!
E além disso, não consegui informação útil nenhuma aqui...
Não consigo instalar Blackmart mais e muito menos ainda fontes diversas. O telefone fica dizendo que não é compatível e se desejo desinstalar. E como posso resolver isso?
Nota 10
nossa eu nem vi isso direito aff ahsuahs
se o usuario quer assumir o risco, ele instala o que quiser.
Foi uma piada (não existe dia 31/02).
lembra qual a fonte? vi o Ulefone Power 2, mas o Ulefone Power não vi sobre atualização
Porque os usuários de Android querem liberdade, e não viver em um cercadinho como os usuários da Apple.
Bloqueador de anúncios como o Adaway e gerenciador de download de vídeo como o Videoder não são malware e não se adequa às políticas da Google.
Antes de acusar de qualquer coisa: pense fora da caixa um pouco. Interprete o que eu quis dizer. Tire as tapas.
E dá uma lida na resposta ao colega Jacques. Se você não entender dessa vez é porque a besta aqui não sou eu.
E a chance deles fazerem caca com o seu celular são grandes. Se fossem só esses os problemas era o de menos. Existem outra infinidade de problemas como desempenho ruim, travamentos, consumo exagerado de bateria, etc. Isso só pra citar os que prejudicam mas são inofensivos, por assim dizer.
E pra encerrar essa conversa que tem gente que parece insistir em não entender: cada um faz o que quer do seu celular (Android). Só que depois acontece algo mais grave e adivinha: o fabricante é quem faz produto merda. Tenho amigo que trabalhou em assistência autorizada de fabricante e a coisa que tinha muito era celular "brickado". E adivinha: apks de fora da loja, celular rooteado e por aí. Daí o fabricante nega a garantia e o ReclameAqui fica inundado. O cara vai pra justiça e o fabricante tem que arcar com o prejuízo e ainda pagar uma multa (tem disso também). Como os fabricantes não tem domínio sobre o SO, o consórcio Android leva a pressão de tentar bloquear cada vez mais apps instalados por fora. E não, não é só os "escovadores de bits" que fazem isso. Já vi grupo com spam ensinando abobrinha do tipo "whatsapp ilimitado sem cobrar franquia da operadora X" (que não oferece franquia livre), basta você fazer isso e aquilo (liberar apk por fora e rootear o celular).
Cara......... pensa um pouco antes de falar besteira. Por favor.
Eu ESTOU baixando um apk por fora da loja. É um teste. Da na mesma, vai dificultar do mesmo jeito.
Por que o dono do celular (e quem faz o que quiser com ele) é quem o comprou, não a Google. É uma mentalidade diferente daquela que permeia os produtos da Apple.
a culpa continua sendo do usuário. não é uma brecha de segurança, é pura burrice
Li que vai receber o Oreo dia 31/02/18
Na real existem vários motivos pra precisar instalar um apk por fora.
1 - Geoblock de aplicativos gratuitos, vários jogos são bloqueados pra instalar diretamente da play store, mas se você instalar por fora pode jogar normalmente.
2 - Versão anterior de alguns aplicativos: por exemplo, o ES File Explorer que depois de ser vendido pros chineses, começou a entupir de ads pra forçar a compra do pago, alterei o sign do apk antigo pra não forçar o update na play store e instalei, uso a versão anterior, sem suporte, mas ao menos não tenho 10 toneladas de ads na cara.
3 - Aplicativos legit que não vão com a cara do google, por exemplo, a store da amazon.
4 - E tem os aplicativos que o google não quer que você use, como os ripper de youtube e coisas do genero.
AdAway é vida.
Uma coisa é você ser desenvolvedor. Outra coisa é você querer baixar apk por fora da loja. Não misture alhos com bugalhos.
Só esqueceu dos apk de teste para desenvolvedores né. Quando eu quero testar meu app eu compilo um apk e baixo no celular de outra pessoa para não ser um teste viciado. E ai? Fim?
Isso é ruim para a pirataria de apks....
Mas não gosto desse fechamento para o Android...
E aí corre o risco de "ter o que merece" por achar que existe almoço grátis.
E isso, não necessariamente, quer dizer que seja bom para o usuário.
Na época de lançamento do g4 eles prometeram atualização até o O.
Então sim o g5 vai receber
E?
Ou viu um video no youtube dizendo pra fazer isso pra poder rodar o joguinho com vidas infinitas ou sem pagar pelos DLCs e essas coisas que o pessoal faz pra economizar 1,99 :|
Se o apk não tá na loja então ele não se adéqua às políticas. Fim.
O Android é muito mais aberto que o IOS, essa é uma das grandes vantagens para quem escolhe o sistema do Google.
E outra, quem vai lá nas configurações e habilita essa opção tem uma noção do que está fazendo e assume os riscos.
No iOS simplesmente não existe essa brecha de segurança. Porque o Google não simplesmente bloqueia isso de uma vez por todas?
Tanto faz. Se nem o 7 eu recebi ainda e nem sei se vou receber no meu Ulefone Power, o Oreo vão demorar ainda mais.
Na Miui tem a opção de "permitir uma vez"
https://uploads.disquscdn.c...
A Motorola tem um histórico de atualizar duas versões, então sim. Pode demorar um pouco dado o número exagerado de celulares que eles estão lançando mas recebe sim.
Isso lembra um pouco a história do Windows. A liberdade vem com um preço, a prova tá no Android também. Este jeito proposto no Oreo não vai mudar nada.
Li o texto com o c* na mão pensando que eles iam bloquear isso. Já não basta a caça ao root (que eu, particularmente, não sinto mais necessidade de usar, mas entendo quem ainda use). Caçar apks externos ia complicar bastante muitas coisas, lícitas ou não.