Em junho, a Amazon anunciou que compraria a gigante rede de supermercados Whole Foods por US$ 13,7 bilhões. Mas uma negociação tão grande assim ainda precisava passar por autorização de órgãos reguladores como a Comissão Federal de Comércio (FTC, na sigla em inglês). E passou: a FTC decidiu que não vai intervir na compra.

O órgão americano anunciou na terça-feira (23) que não vê indícios de concorrência desleal e por isso não tem por que se intrometer. Os acionistas da Whole Foods também aprovaram a compra, então as negociações vão continuar.

A aprovação já era esperada no mercado, o que também trouxe à tona as críticas de especialistas consultados pela Reuters. O medo é que a compra da Whole Foods dê à Amazon uma vantagem tão grande no mercado de supermercado online que não abra espaço para qualquer outra empresa competir.

O Engadget lembra também que a Amazon pode usar sua força com vendas online para desestimular os consumidores a procurar concorrentes, seja por redução no preço ou por outros incentivos, como um programa de benefícios (Amazon Prime Now, estou olhando para você). Essas práticas seriam totalmente válidas se a empresa não estivesse “queimando a largada” com uma gigante como a Whole Foods, que tem 465 lojas nos EUA, Canadá e Reino Unido.

De qualquer forma, ainda é cedo para dizer se a compra pode gerar um problema para a concorrência na prática. E, no comunicado, a FTC não descartou futuras investigações em cima do acordo.

Tecnocast 069 – As lojas físicas vão morrer?

No primeiro semestre de 2017, foram fechadas o triplo de lojas físicas do que no mesmo período do ano passado, segundo dados do Credit Suisse para o mercado americano. É a segunda pior marca da história, atrás apenas do recorde de 2008, ano de crise econômica.

O dia em que você não vai mais precisar sair de casa nem para ir ao supermercado pode estar mais próximo do que você imagina! Dá o play e vem com a gente:

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

David

Eu assinei por causa do The Grand tour, a oferta de 2,99 dólares por seis meses é bem legal.

CtbaBr©

Em outra área, estou usando e gostando muito do Prime Vídeo da Amazon,
Tem pouco conteúdo ainda mas achei os originais deles melhores que os do Netflix.
Gostei muito do "The Man In the High Castle".

Léo Oliveira

South Park

Ricardo - Vaz Lobo

O setor de retail vai ter que se reinventar, porque essa briga vai ficar boa. Acredito que a quantidade de empregos na área, que contrata gente pra dedéu mundo afora, vai encolher.

Baidu feat MC Brinquedo

O pós venda é excelente!!!

Demonstra preocupação com você de ponta a ponta do processo. Enquanto isso tem lojista empurrando problemas com a barriga.

Erick Willians

A Amazon é foda. Pelo menos aqui no ramo de livros, nunca me decepcionou. Ótimos preços, ótima entrega e ótimo atendimento quando tive problemas. Quanto consumidor não tenho o que reclamar.