Início » Software » Como diminuir o tamanho de um vídeo no PC

Como diminuir o tamanho de um vídeo no PC

Aprenda a comprimir o seu arquivo de vídeo para enviar pelo WhatsApp, e-mail ou economizar espaço

Por
04/09/2017 às 16h00
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

Vídeos normalmente são pesados. Isso não é um problema para quem tem bastante espaço disponível, mas pode ser um empecilho se você estiver com pouca memória no celular. Além disso, muitos serviços como o Facebook, WhatsApp ou até mesmo o bom e velho e-mail têm uma restrição de tamanho para enviar um arquivo.

Aprenda então a reduzir o tamanho de um vídeo para te livrar de certos empecilhos. Se você tem um Android ou iPhone, já ensinamos aqui a fazer isso.

Escolha um programa de conversão

Qualquer programa que converte seu vídeo pode ajudar a reduzir o tamanho do vídeo. Recomendamos o HandBrake para o Windows ou Mac ou o Freemake para Windows, que tem uma configuração para reduzir o tamanho automaticamente.

Reduzindo o tamanho automaticamente

Sem dar muito trabalho, dá para reduzir o tamanho automaticamente nesses softwares que eu recomendei.

  • No HandBrake, clique em Toggle Presets e escolha algum desses: Very Fast 480p30, Fast 480p30, Android 480p30 ou Apple 240p30. Note que essa configuração também vai reduzir a resolução do seu vídeo. Caso você não queira tantas perdas significativas, escolha 720p30 ou 1080p30.
  • No Freemake, clique em (+) Video, escolha um formato (como *.mp4), clique no tamanho do arquivo para acessar a opção Limit output size e escolha o tamanho que você quer que o seu vídeo tenha.

Reduzindo o tamanho manualmente

Se o resultado acima não te agradou e você tem um pouco mais de paciência, veja algumas configurações recomendadas pelo Makeuseof para ficar atento na hora de converter o vídeo para deixar o tamanho menor:

  • Altere o codec do vídeo: na aba Video, escolha o codec H.264;
  • Altere o formato: em Format, deixe como MP4;
  • Reduza o bitrate: em Quality, escolha Average Bitrate e deixe em 5000, 2500 ou 1000;
  • Reduza a resolução: na aba Picture, escolha uma resolução menor, como 1280×720 pixels, 854×480 pixels, 640×360 pixels ou 426×240 pixels (a menor);
  • Reduza algumas camadas de áudio: mexa na camada Audio. Normalmente, filmes ou séries podem conter mais de uma camada de áudio. Deixe só a que importa para você clicando na faixa e selecionando None;
  • Altere o codec e o bitrate do áudio: em Codec, coloque AAC (CoreAudio) ou MP3. Em bitrate, deixe 160;

Pronto! Quando finalizar, é só clicar em Start para continuar a conversão. Agora seu vídeo vai ficar menor! 😉

Mais sobre: