Início » Celular » Chefe da Samsung tenta defender bateria menor do Galaxy Note 8

Chefe da Samsung tenta defender bateria menor do Galaxy Note 8

Smartphone chegou com bateria de 3.300 mAh, capacidade menor que do Galaxy Note 7 e Galaxy S8+

Paulo Higa Por

O Galaxy Note 8 chegou com tela maior, câmera dupla e versões com maior capacidade de armazenamento em relação ao Galaxy S8. O único componente que parece não ter evoluído de verdade foi a bateria, de 3.300 mAh — menos que os 3.500 mAh do Galaxy S8+ e Galaxy Note 7. Isso não é ruim? O presidente da Samsung Mobile, DJ Koh, tenta defender a decisão.

Em entrevista ao jornal coreano The Investor, DJ Koh diz que participou do processo de desenvolvimento do Galaxy Note 8 desde o começo e, resumidamente, justificou que a bateria foi reduzida porque… eles podem.

Ele conta: “Existem alguns motivos pelos quais nós podemos reduzir a capacidade da bateria. Um deles é o processador de 10 nanômetros que melhorou a eficiência energética do smartphone em 30%. Os usuários também podem ajustar o gasto de bateria baseado em seus padrões de uso, o que melhora a eficiência da bateria no geral. Agora eu posso garantir a segurança da bateria. O aparelho vai manter mais de 95% da capacidade da bateria mesmo após dois anos de uso”.

Eu venho utilizando o Galaxy Note 8 como meu smartphone principal nos últimos dias (o review sai em breve!) e, por enquanto, a autonomia não tem decepcionado. Ele fica dentro do que eu espero de um topo de linha: não chega a ser impressionante como um intermediário premium (Galaxy A9, Zenfone 3 Zoom, Moto Z Play e afins), mas dura o dia inteiro na maioria dos casos.

É óbvio que a segurança tem que ser a prioridade. DJ Koh não cita esse fator como justificativa para ter reduzido a bateria no Galaxy Note 8, mas um dos motivos pelos quais o Galaxy Note 7 pegava fogo era justamente a falta de espaço para o componente se expandir, o que favorecia ocorrências de curto-circuito. Mas claro que eu sempre espero algo melhor a cada lançamento — e, sinceramente, ainda falta um flagship com bateria realmente boa no mercado.

O Galaxy Note 8 começará a ser vendido nos Estados Unidos no dia 15 de setembro. Ainda não há previsão de lançamento no Brasil.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Ronaldo Rodrigues
Também tô pensando em comprar lá, valeu a dica!
Neto
Comprei em Guaira na Casa China, paguei R$ 2.250,00.
Trovalds
Esse seu comentário complementa o meu. Tem mais esse agravante.
Keaton
Eles não querem outro lançamento, literalmente, explosivo.
Ronaldo Rodrigues
Comprou em qual loja?
Daniel Ribeiro
Não sei se concordo muito com você... o iOS é excelente, eu tenho um iPhone e também acho ele melhor que o Android, mas não por causa do Kernel... A diferença básica entre o iOS e o Android é que o iOS foi feito para rodar especificamente no hardware do iPhone, enquanto o Android tem que lidar com centenas (talvez milhares) de tipos diferentes de hardware, desde processadores, câmeras, chips de memória, baterias, telas, controladores de vídeo e tantos outros pequenos sistemas separados e que precisam se comunicar através de drivers. Sempre que você coloca um "driver", você adiciona uma camada de abstração entre o hardware e o software que consome aquele hardware, e o android tem várias destas camadas justamente para que ele possa ser compatível com a infinidade de hardware que existe por ai. A Apple por outro lado, lança basicamente 2 iPhones por ano... E eles são praticamente iguais... muda uma ou outra coisa apenas. Nem de longe a Apple tem que lidar com a complexidade a que o Android está sujeito.
Neto
Pois é, comprei o 7 (by paraguai) e estou satisfeito com a bateria. Não faz milagres, porém tiro da tomada as 07:30 e só volto a colocar as 23~00:00.
Trovalds
A diferença é o SO. Enquanto o iOS foi concebido pra ser usado em celulares desde sempre, o Android é o Kernel Linux altamente modificado. Esse nunca foi concebido pra celulares e até hoje não é. O Google tem que se debruçar em cima e quase operar um milagre pra fazer rodar num celular com uma autonomia aceitável. Mesmo com a evolução do hardware pra consumir menos, sem SO não existe milagre de autonomia.
Ligeiro
Pô, depois reclamam que os outros não sabem brincar :p
Daniel Ribeiro
O iPhone 7 Plus tem 2900mAh e dura bem mais do que um dia inteiro longe da tomada. O executivo da Samsung não deixa de ter razão quando diz que "eles podem" diminuir a bateria já que a eficiência melhorou. No fim das contas, eles estão tão traumatizados com o fiasco do Note 7 que eles deixaram as margens de segurança bem gordas.
Lucas Lopes
Cadê o review do LG X Power aqui no Tecnoblog? @paulohiga:disqus @Mobilon
Raphael
O S8+ de 6gb é praticamente o Note 8 sem S Pen e bateria maior.
Jefferson Rodrigues
Errado! O LG X Power tem 4000 de bateria e não é grosso.
Jefferson Rodrigues
LG X Power 1 e 2 têm baterias acima de 4000.
Mickey Sigrist
Vou esperar o review antes de afirmar maaaaaas, continuo não vendo nada que justifique os quase US$1.000,00 do lançamento.
Exibir mais comentários