Vencedor de competição de Hyperloop quebra recorde e chega a 324 km/h

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 1 semana

Pouco a pouco, o Hyperloop atinge velocidades mais altas. Uma equipe de 30 universitários da Alemanha venceu a competição SpaceX Hyperloop Pod neste domingo, levando um protótipo de vagão a 324 km/h.

A competição foi realizada pela SpaceX, empresa de Elon Musk, que criou o conceito do Hyperloop. Neste meio de transporte, cápsulas (pods) viajam em alta velocidade através de tubos de metal.

Três equipes finalistas desenvolveram protótipos de cápsula para viajar através do MileX, um tubo despressurizado de 1,2 km na sede da SpaceX em Hawthorne, Califórnia.

A equipe WARR Hyperloop, composta por estudantes da Universidade Técnica de Munique, foi a vencedora. Eles desenvolveram um pod de fibra de carbono que pesa apenas 80 kg.

Ele usa um motor elétrico de 50 kW e quatro freios pneumáticos que permitem parar a cápsula em até 5 segundos. Você pode conferir o trajeto do pod no vídeo abaixo:

Até então, o recorde era de 310 km/h: uma cápsula da startup Hyperloop One foi testada em uma pista de 500 m no deserto de Nevada. A empresa agora está focada em construir os túneis para este meio de transporte.

Musk acredita que será possível chegar facilmente a velocidades acima de 500 km/h na pista de testes MileX. A SpaceX fará uma nova competição no ano que vem.

Com informações: The Verge, TechCrunch.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados