Início » Computador Software » As melhores novidades do Windows 10 Fall Creators

As melhores novidades do Windows 10 Fall Creators

Os recursos da próxima grande atualização do sistema operacional da Microsoft

Por
17/10/2017 às 10h52
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

A próxima grande atualização do Windows 10 se chama Fall Creators Update (versão 1709, para os mais íntimos). Em português, seria algo como “Atualização de Outono para Criadores”. Sim, estamos na primavera, mas a Microsoft não se importou em adaptar o nome para o hemisfério sul. Ela está sendo lançada nesta terça-feira (17) como uma atualização gratuita para os atuais usuários do Windows 10.

A nova versão traz novidades interessantes, como segurança aprimorada contra ransomwares, Painel de Emoji, pequenas melhorias visuais, além de novos recursos no Microsoft Edge. Reunimos abaixo o que há de novo.

Emojis

Se você adora emojis, com certeza isso vai ser super útil para você. Com a atualização, há o suporte para inserir emojis rapidamente pressionado as teclas Win + Ponto. Você pode até mesmo pesquisar pelo nome do emoji, mas há um porem: isso só funciona para a entrada de idioma dos Estados Unidos ou China. Também é possível utilizar os novos emojis da versão 5.0 (Unicode 10.0).

Nova função no Fall Creators Update traz um novo painel de emoji rápido e prático

Novo teclado para tablets

Com o Fall Creators Update a Microsoft reescreveu o teclado touch para tablets

O teclado pode parecer o mesmo, mas foi reescrito do zero, agora baseado na plataforma universal do Windows. Entre as novidades estão as sugestões aprimoradas e a possibilidade de deslizar o dedo entre as letras para escrever, uma função que estava presente no Windows Phone há um bom tempo.

Outro fator importante é que as sugestões e a correção automática (usando o teclado para touch) funcionam com aplicativos clássicos agora. Há também a função ditado, mas disponível apenas para os idiomas inglês e chinês.

Agora há também a opção de um mini teclado touch facilitando a digitação com apenas uma mão

Há ainda a opção de deixar o teclado literalmente do tamanho que seria em um celular, facilitando a digitação com apenas uma mão (?!) em um tablet.

Menu Iniciar e Central de Ações

O Menu Iniciar e a Central de Ações tiveram o fundo alterado para o efeito Acrylic em vez do antigo translúcido que borrava o que estava por trás dos elementos. A mudança não é apenas visual; o funcionamento por baixo dos panos é diferente. O desempenho é superior, e o Acrylic é desativado quando o Windows entra no modo de economia de energia.

A Central de Ações foi remodelada e agora usa cards; a primeira notificação de cada aplicativo fica sempre expandida

Minhas Pessoas

Se algum amigo enviar um emoji no Skype, ele será animado, além de fazer um som de notificação diferente

Agora é um pouco mais prático enviar email, conversar pelo Skype ou até mesmo pelo Telegram. O Minhas Pessoas é uma função que permite fixar contatos na barra de tarefas e conversar entre diversos serviços rapidamente — tudo depende da integração por parte do desenvolvedor. Com o aplicativo de e-mail, é possível arrastar e soltar um anexo para enviá-lo a um contato rapidamente.

Versão de testes do aplicativo Unigram já possui suporte a integração com o Minhas Pessoas

Versão de testes do aplicativo Unigram já possui suporte a integração.

Compartilhamento aprimorado

O Fall Creators Update também trouxe a opção de compartilhar com seus contatos no próprio menu de compartilhamento

O Fall Creators Update também trouxe a opção de compartilhar informações de forma mais fácil com seus contatos em aplicativos como a Loja do Windows. No entanto, por enquanto, ela só funciona para e-mails. Há também a opção de copiar o link para a área de transferência.

Microsoft Edge

O Edge agora lê em voz alta páginas, PDFs e EPUBs

Nesta atualização, segundo engenheiros da Microsoft com quem conversei, o foco foi em estabilidade e eficiência do Microsoft Edge. Além disso, a nova versão do navegador chega com:

  • Possibilidade de ler em voz alta em sites, PDFs e EPUBs;
  • Anotações em EPUBs e PDFs;
  • Sincronização de livros entre dispositivos;
  • Edição de PDFs;
  • Pequenas mudanças no design, destacando a aba ativa, além do efeito Acrylic no topo, bem suave;
  • Fixação de sites na barra de tarefas;
  • Edição de URL dos favoritos salvos;
  • Interface mais rápida, com destaque para a melhora em abrir e fechar abas;
  • Recurso de migração de cookies e configurações do Chrome;
  • Agora é possível resetar o Edge, na lista de aplicativos instalados nas Configurações;
  • Gerenciamento de favoritos aprimorado;
  • Gerenciamento aprimorado de permissões.

Configurações

Agora é possível limitar em porcentagem a velocidade do download, além do upload que é enviado para outros computadores as atualização ou aplicativos baixados

No Windows 10 Fall Creators Update, há mais configurações para personalizar o comportamento do sistema:

  • Agora é possível limitar em porcentagem de banda a velocidade de download das atualizações do Windows;
  • Monitor de Atividade nas Configurações permite ver estatísticas de download, upload e até mesmo a velocidade média;
  • Sensor de armazenamento oferece opção para deletar downloads após 30 dias;
  • Opção de Área de Trabalho Remota foi adicionada; agora é mais fácil ativar ou desativar a função;
  • Barra lateral com dicas, vídeos e sugestões relevantes;
  • Opção de Reprodução de Vídeo foi adicionada, permitindo ativar HDR em vídeos, aprimorar a imagem ou forçar exibição em resoluções inferiores;
  • As atualizações agora são mais detalhadas, e é exibida uma barra de progresso para cada atualização;
  • Nova opção de Rede de Jogos, que permite fazer uma análise da conexão com a Xbox Live e sugere correções automáticas em caso de portas bloqueadas;
  • Agora é possível trocar o IP, DNS e rede pública ou privada nas Configurações;
  • Uma pesquisa foi adicionada nas redes salvas nas Configurações, facilitando a busca por uma rede especifica.

Segurança

Nova função no Fall Creators Update bloqueia acesso ao disco para aplicativos desconhecidos

O Windows está prestes a se tornar mais seguro contra exploits e principalmente ransomwares. Depois de grandes ocorridos como o WannaCry, a atualização promete dificultar a vida dos hackers que usam malwares para extorquir dinheiro. Por padrão, o Windows não contará com SMBv1, e está usando a versão mais recente do SMBv2. Além disso, agora é possível bloquear acesso a certas pastas ou todo o disco para aplicativos desconhecidos. Os arquivos do sistema são protegidos por padrão.

Há também o Windows Application Guard. A função permite virtualizar (e isolar) aplicativos. Perfeito se você quer acessar sites de bancos, mas sem contaminar o seu computador com plugins horríveis. Nos meus testes, o desempenho é bom, e por baixo dos panos, roda uma versão mais leve do Windows 10, sem tralhas!

Uma função que também merece destaque é o Exploit Protection. Dessa forma, é possível bloquear ou controlar acessos para todos os processos, e ver opções avançadas para processos individuais:

Com o Exploit Protection é possível controlar acessos que aplicativos tem no sistema

Integração com Android e iOS

Nova opção no Fall Creators Update dá maior integração com Android e iOS

  • Se a Cortana estiver instalada no Android e você receber alguma ligação, a notificação aparecerá no Windows;
  • Nova função permite continuar lendo notícias ou pesquisas de onde parou;
  • Continuar no PC permite enviar links do iOS ou Android para o Edge ou aplicativo compatível com “Aplicativos para websites”, fazendo com que um link compartilhado no Groove para Android ou iOS, por exemplo, abra diretamente no Groove do Windows.

Continuar no PC permite compartilhar links e abri-los no PC de forma simples

OneDrive Files On-Demand

OneDrive Files On-Demand é a volta do OneDrive Placeholders presente no Windows 8.1

Sim, ele voltou. O aclamado OneDrive Placeholders agora se chama OneDrive Files On-Demand. A função permite sincronizar todo o OneDrive sem ocupar espaço no disco e acessar os arquivos sob demanda.

A função demorou mais para ser implementada porque agora está integrada diretamente com o sistema de arquivos, fazendo com que a compatibilidade com aplicativos seja maior. Funciona até mesmo no subsistema do Linux. Há um SDK para usar a tecnologia em outros aplicativos, inclusive de terceiros.

Além disso, ela permite ver o progresso do download no Explorador de Arquivos, se a pasta é compartilhada, se o arquivo está disponível para sempre ou apenas temporariamente e muito mais.

Agora, por exemplo, você pode fazer streaming de músicas ou vídeos em praticamente qualquer aplicativo UWP — anteriormente era necessário esperar o download terminar. Aplicativos UWP agora salvam por padrão no OneDrive, mas é possível desativar isso.

Subsistema Linux mais robusto

Com o Fall Creators Update há suporte para rodar multiplas distros Linux no substeima ao mesmo tempo

O subsistema do Linux para Windows agora está mais robusto. Além de desempenho aprimorado e suporte a COM, agora é possível instalar várias distribuições Linux, que estão disponíveis na Microsoft Store. Por trás, o gerenciamento foi melhorado, e cada distribuição fica dentro do contâiner do UWP, sendo possível atualizá-las pela própria loja. Não é mais necessário ativar o modo de desenvolvedor.

Mixed Reality Viewer

O aplicativo Mixed Reality Viewer permite inserir objetos do Remix 3D ou objetos 3D baixados no “mundo real” e capturar fotos. A função também é integrada com o Minecraft e Paint, permitindo que você visualize partes do Minecraft ou edições no Paint no mundo real.

Eye Tracker

A atualização também traz suporte beta a rastreamento de olho. De inicio, pensei que seria algo super simples e voltado, por exemplo, para pessoas com algum tipo de deficiência, mas me enganei por completo. A função permite até mesmo escrever com os olhos, além de poder ignorar notificações. Para funcionar, é preciso ter hardware adequado, como o Tobii Eye Tracker 4C, que custa US$ 150 nos EUA e também vem com suporte ao Windows Hello. 

O vídeo a seguir, do Windows Central, explica a função:

Gerenciador de Tarefas

Fall Creators Update traz ao Gerenciador de Tarefas informações de GPU por processo

Por último, mas não menos importante. Você deve estar até mesmo se perguntando por que o Gerenciador de Tarefas está aqui. Ele ganhou duas grandes novidades bastante pedidas por usuários: a possibilidade de agrupar processos e de ver o uso de GPU por processo. É possível consultar também o uso geral de GPU de forma detalhada, inclusive em grupos, como processamento de vídeo e muito mais.

Além disso, o Fall Creators Update traz ao Gerenciador de Tarefas informações detalhadas de GPU

Outras novidades

  • Agora é possível reiniciar, desligar e bloquear o sistema usando a Cortana;
  • Cortana permite desativar resultados do OneDrive na busca;
  • Após reiniciar, o Windows poderá abrir os aplicativos que estavam abertos na sessão anterior;
  • Agora é possível descartar uma notificação com o toque do meio do mouse (ou configurando touchpad de precisão);
  • Não acha a sua stylus? Agora o Windows lembra o último momento em que a stylus esteve conectada via Bluetooth, e onde ela estava usando o GPS do tablet ou laptop;
  • Agora é possível rolar com a stylus em qualquer aplicativo, e há melhorias para a seleção de textos;
  • Windows irá achar as pastas com mídias que estão fora da biblioteca e perguntar se deseja adicioná-las;
  • Aplicativos UWP se integram corretamente com as bibliotecas adicionadas manualmente ou na nova função automática;
  • Não é preciso sair da conta e entrar novamente ao trocar o DPI para os aplicativos clássicos se adaptarem;
  • Adicionada opção de compartilhar arquivos com apps no Explorador de Arquivos no menu de contexto;
  • Com o Game DVR, é possível gravar apenas o áudio do jogo;
  • Game Bar tira screenshots de jogos no modo HDR;
  • Você pode configurar um filtro de cor (como inversão de cores, por exemplo) e ativá-lo manualmente ou com o atalho Win+Ctrl+C;
  • Agora o Narrador descreve imagens em qualquer aplicativo que tenha acessibilidade;
  • Aplicativos universais agora irão aparecer no Mixer de Volume, permitindo controlar o volume individualmente;

Quando chega

O Windows 10 Fall Creators Update está sendo liberado gratuitamente nesta terça-feira (17) para todos os usuários do Windows 10. A atualização está chegando aos poucos.

  • Kick

    Até agora, não consegui atualizar, nem pelo Windows Update, nem pelo Media Creation Tool nem pelo assistente de atualização

    • Everton Leandro

      Valeu pela informação amigo. Estava procurando alguém falando sobre a atualização através dessas ferramentas.

      • Kick

        Vou tentar novamente por volta das 14hs, se conseguir aviso aqui e por qual método consegui

    • Trovalds

      É liberado em ondas pra não congestionar os servidores. Daqui a pouco vai sair uma forma de atualizar manualmente pra quem tiver pressa.

      • Kick

        Sim, essas formas que citei são as formas de atualizar manualmente, mas em nenhuma delas o download esta disponível, a única que já está é o Insider, mas nisso eu não gosto de mexer

    • Moisés Menezes

      Geralmente eles só liberam os updates no período da tarde, a partir das 2 ou 3 hrs.

      • Kick

        Sim, vou tentar a tarde no meu notebook de uso casual. No meu Desktop eu configuro como “branch para negócios” pra só receber a atualização quando ela já estiver 99% redonda

    • Fabiano Trancoso
      • Jefferson

        Vai pelo update.

    • Programador Front-End

      Já está disponível no Windows Update

  • Henrique Seraph

    Adorando que a MS ta adicionando tanto recurso maravilhoso. Mas engraçado que o que mais gostei foi algo bem simples: Mixer de volume individual

    • Matheus

      FINALMENTE.

    • Sonic

      kkkkkkk tamo junto nessa

    • Wololo ✔

      Era triste rodar um video no APP do twitter e vir no volume maximo.

    • Daniel R. Pinheiro

      Bom, se bem que eu tava fazendo isso antes com o app EarTrumpet. Agora que será nativo, certamente irei desinstalá-lo…

    • Marcos

      Espero que eles adicionem a função de escolher para onde o som vai (caixa de som, tv, fone…).

    • John Smith

      Pra aplicativos UWP, você diz, né? Para programas win32 sempre existiu esse controle individual.

      • Henrique Seraph

        Na barra de volume? sempre que clico la aparece apenas um mixer mesmo

        • Tori

          Lembro-me que tem uma opção no Windows 7 no qual poderia ter mixer individual

          • Henrique Seraph

            no 7 sim, no 10 não recordo

          • Se você clica com botão direito no volume, a primeira opção é mixer de volume 😛

        • John Smith

          Não na barra de volume propriamente, mas clicando ali com o botão direito para abrir o Mixer. Um pouco escondido mas estava ali, hehe.

    • Jefferson

      Aqui não apareceu esse mixer.

      • Henrique Seraph

        eu não testei o meu ainda, deixei atualizando em casa

        • Jefferson

          Cara, quando atualizar se possível comenta aqui como ficou. Aqui umas 5 funcionalidades que estão na matéria não apareceram, e logo as mais importantes.

          • Henrique Seraph

            se eu lembrar comento sim. mas não poderei testar tudo. Sei que o Edge ta bem melhor

      • Bruno Vieira

        Pra visualizar ele, basta clicar com o botão direito do mouse no ícone de Som na Barra de Tarefas, e selecionar “Abrir o Mixer de Volume”. UWAs só aparecerão no Mixer quando estiverem reproduzindo mídia.

  • Gertrudes, a Lhama

    O meu no trabalho nem conseguiu atualizar pro 1703 ainda, sempre da erro. As de segurança funcionam, pelo menos.

    • junior

      Mesma coisa, já pesquisei, fiz todos os procedimentos, porém nada! 🙁

      • Gertrudes, a Lhama

        Eu suspeito que seja o antivírus da empresa (bitdefender) ou simplesmente o processador. É um servidor antigo que uso, com Xeon. Não sei como anda a compatibilidade com esses

    • Gesonel o Mestre dos Disfarces

      Toda vez que eu tentava atualizar pro 1703 dava erro nos 89% e restaurava a versão anterior. se ficasse só nisso eu deixava quieto, mas com tanta insistência pra atualizar eu resolvi voltar pro 8.1 e recuperar o sossego. Quem sabe nessa nova versão eu consiga atualizar?

      • Cortana ✔

        É sempre driver.

        • Gesonel o Mestre dos Disfarces

          Possivelmente. O driver nativo da placa de video da nvidia sempre fica com erro 43.

    • Alberto Prado

      Eu tive esse mesmo problema, mas com uma compilação anterior. Eu formatei e instalei do zero. Depois disso, tá tudo tranquilo.

  • PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

    E a BSOD eterna do update anterior? Já corrigiram?

    • Renato Jose

      sim

  • Vinicius Wagner

    E aquele visual la do Project Neon quando que chega?

  • Não esqueçam do novo gerenciador de bateria. A coisa mais legal para notebooks 🙂

    • Gnull

      O que mudou? Como ficou? Vou baixar a ISO para fazer uma instalação limpa.

    • Bruno Vieira

      Aumentou em 1 hora a minha duração de bateria! A troca automática de perfil de energia foi a melhor coisa, agora posso usar o Máximo Desempenho na tomada e sair no Economia de Energia quando na bateria <3

    • Thalisson Cavalcante

      Nada mudou aqui.

    • Tori

      Tá melhor para tablets com Baytrail? estou pensando em atualizar, mas como só tem 16GB, vou ter que diminuir muitos recursos

  • Robson Sobral

    Já corrigiram o bug do disco em 100%? Isso que interessa, D. Microsoft.

    • Matheus

      Provavelmente não, porque a culpa não é diretamente dela.

      • Robson Sobral

        Se afeta uma cacetada de fabricantes de hardware, não importa muito de quem é a culpa. Fica chato é para ela.

      • Mario Junior ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

        A culpa é dela mesmo. Sai testando com Linux, BSD ou MacOS e veja se seu disco fica travado nos 100% durante um tempão…

        • João Silverado

          Problema são as OEMs. É igual o Android alterado pelo fabricante do aparelho.

          • tuneman

            e quando o problema ocorre numa instalação limpa do Win10?

          • João Silverado

            Bom, aqui e com conhecidos, instalação limpa + drivers atualizados sempre foi a combinação perfeita. Pra dar problema de novo, só anos depois de uso.

          • Mario Junior ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

            Como o problema são as OEMs se isso também acontece em Desktops customizados e não somente em notebooks, como também acontece em instalações limpas?

          • João Silverado

            Isso ñ acontece com Laptops da Microsoft (Surface) ou com os Macbook rodando Windows (sim, a Apple tbm é uma OEM). Depois começa a complicar. Dos melhorzinhos acho a Dell. Mas Samsung, HP, sempre era cheio de lixo. Das vezes q testei, instalação limpa é o q deixava melhor. E drivers atualizados claro.

        • Skalari Rude Klub

          Também estou aguardando a versão 17.10 com gnome.

        • Matheus

          Os softwares “causadores” são inúmeros, tem driver da Intel, navegador, etc e etc causando esse bug desde a atualização maior no kernel, no Windows 8.

          • Rodrigo Oliveira

            principalmente os antigos , socket 775(a maioria do povo do br usa esse)onde a intel não quis atualizar novos drivers.

        • Lucas Frade de Campos

          Instale o Windows 10 do zero, desabilite o Superfetch, Otimização de Entrega…

        • Matheus

          Olha, a Microsoft tem condições de testes as infinitas condições de hardware as quais o Windows se submete? então é injusto comparar com o macOS. A Microsoft tem controle sobre todos os drivers disponíveis? Além do mais, que instalação do Linux roda 100% em computadores pessoais? Outra comparação sem nexo.

          • Mario Junior ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

            Eu estou sendo ESPECIFICO em relação ao uso de 100% do disco.

            Vê se tu consegue encontrar algum report frequente desse tipo de problema no Linux… Até o MacOS que tem hora que sai literalmente cagado (Lion, High Sierra) em um ecossistema bastante restrito, tu não vê esse maldito 100% de uso no disco.

    • Alberto Prado

      Pelo que me lembre, isso já foi solucionado a quase um ano. Eu tive esse problema mesmo com SSD. Mas o problema não era tão crônico como era com os HDs. Na época foi aconselhado fazer uma formatação e instalar do zero. No caso, eu havia feito só o upgrade e o Windows não estava atualizando para a compilação mais recente, só estava instalando o patchs de segurança. Mas depois tudo ficou normal.
      Só se já é outro caso.

      • Robson Sobral

        Vejamos. Vou tentar. Na máquina que foi atualizada. A que já veio com Win10… Sei lá o que farei com ela.

        Obrigado.

    • João Silverado

      Meu PC q foi atualizado do Windows 8 para o 8.1 e depois para o 10, ficava por um tempo entre 80% e 100% qdo ligava o PC. Esses dias fiz uma limpa aqui e reinstalei do zero. Não tenho mais esse problema. Não tentei outras soluções antes pq geralmente eu hibernava ele, assim ñ sentia o problema na próxima religada.

      • Robson Sobral

        Comigo acontece a qualquer momento, mesmo só hibernando. E em duas máquinas diferentes. Vou tentar fazer a limpa. Valeu.

    • Cássio Amaral

      Em geral são os processos do Superfetch e Microsoft Compatibility Telemetry que causam 100% de uso do HDD. Depois que eu desabilitei ambos os processos, nunca mais tive esse problema do disco ficar 100% ocupado.

      • Robson Sobral

        Já tentei. Não foi suficiente.

        • Tente desabilitar qualquer coisa relacionada a telemetria.
          https://pastebin.com/g6vHu8ZX

          • Wagner Sabor

            Não entendi nada no link. Achei meio confuso quais chaves ativar/desativar no regedit…

          • Diego

            Siga tutorial de quem é MVP da Microsoft, fica seguindo esses negócios aleatórios da net sem saber o funcionamento ou ter algum mentor por trás não….

            https://www.youtube.com/watch?v=qWESrvP_uU8

          • willian hess

            obrigado por compartilhar essa informação, será útil para muitos

          • Rodrigo Oliveira

            Eu peguei o conteudo da pasta colei no bloco de notas e salvei como todos arquivos em final .reg depois abri esse novo arquivo e as chaves foram inseridas/editadas.

        • Diego
          • Dicas boas… mas, nenhumas delas é relacionadas a família de processos (SVCHOST). Então, o HD100 continua.

      • Programador Front-End

        Tive que desabilitar esses processos essa semana por causa desse problema.

      • Flávio Gouveia

        Só resolvi esse problema com a instalação de um SDisk.

      • Henrique

        Tem alguma consequência se eu os desabilitar? 🤔

        • Cássio Amaral

          Que eu saiba, não. Não notei nenhum problema após desabilitar os dois processos.

    • Henry Fenty
    • Diego

      As vezes nem é erro da Microsoft. As vezes é erros de terceiros….

      Se tá com problema, assista:
      https://www.youtube.com/watch?v=qWESrvP_uU8

    • Jose Antonio

      Olha no youtube o canal do baboo ensina como remover disco 100%, boa sorte..

  • (…) “Atualização de Outono para Criadores”. Sim, estamos na primavera, mas a Microsoft não se importou em adaptar o nome para o hemisfério sul.

    Desleixo pouco é bobagem…

  • Excelente materia. Bastante completa.

    • Jose X.

      padrão Tecnoblog: artigos técnicos bem detalhados, nada de artigos esquizofrênicos sobre Coreia do Norte

  • Mario Junior ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

    OneDrive Files On-Demand

    Orra, finalmente hein? Isso era uma coisa que já tinha no Windows 8.1.

  • David Diniz

    E quando será distribuído para as massas?

    • Wesley

      Começa as 15:00 no horário de Brasília, será liberado em lotes, então pode ser que você não receba a atualização agora no começo.

      • David Diniz

        Apareceu aqui e já baixando

  • Anderson Antonio Santos Costa

    Já liberou???

    • Desv

      Sim, estou esperando as cobaias instalarem.

  • Diego Borges P

    Que horas que vai liberar ?

    • Wesley

      15:00 no horário de Brasília, será liberado em lotes, então pode ser que você não receba a atualização agora no começo.

      • Diego Borges P

        já apareceu aqui e já estou baixando

        • Jefferson

          1 hora pra baixar e 15 horas preparando pra instalar.

  • cpu cell PC WINDOWS

    a única coisa que tem que mexer do windows 10 é o desempenho!!!!

  • Franklin Tinoco

    E aquele bug do disco a 100%???? Quando resolverão????

    • Júlio Cézar Matos

      Isso já foi resolvido há muito tempo, antes do Creators Update, eu acho.

      • tuts

        foi não, acontece muito ainda, tem um vídeo do baboo, um dos melhores que eu vi que mostra como resolver todos os problemas que causam isso

        • Júlio Cézar Matos

          Tanto no PC da empresa quanto no meu notebook não tenho problemas quanto a isso.

      • Franklin Tinoco

        Eu precisei formatar o meu note e instalei o Windows 10 build 16099. O bug do disco voltou com força. Resolvi desabilitando todos os serviços de indexação.
        Ps: ele atualizou para a 17001 e o problema não voltou.

      • Catena’s Beauty Atelier

        Tem um vídeo do maluco ensinando 27 técnicas pra se livrar desse bug. Parece q pode ter N motivos diferentes.

    • One for All

      Cara! Eu estou tentando resolver este problema no meu notebook lenovo a tempos!
      Atualizei os sistemas, atualizei os drivers, tentei desativar os processos que não eram da microsoft e nada…Mas também só no meu note.

  • Leandro

    eo fluent design?

    • Arthur V.*

      Começou a aparecer em alguns apps há alguns meses, está ainda mais presente nessa atualização e também está presente no Xbox One.

  • Green Hell

    Qual é a build?

    • Mateus B. Cassiano

      Build 16299

  • Luis Almeida

    continua espionando nossa vida e nossos arquivos? Continua guardando tudo num servidor com acesso para NSA? não que somos bandidos e temos medo, mas privacidade é bom.

    • KKKK conte-me mais

    • One for All

      Igual a qualquer android e windows em versões anteriores, amigo, infelizmente, temos que nos conformar.

  • Lorenzo Vargas

    essa atualização tambem vai ser liberada para o windows 7 SP1 ou não?

    • Windows 10 Fall Creators ¯_(ツ)_/¯

    • Burnerman_X

      Windows 7 morreu cara.

  • Thalisson Cavalcante

    Agora vem a grande pergunta: O Microsoft Edge já tem a opção de tela cheia?

    • paulo yan

      neah?

    • Zephyro

      Sim, versão 41 do Microsoft Edge possui suporte à tela cheia.

    • Jonas

      Sim 😀

      • Turavin

        Sim onde? Como faz?

        • Jonas

          Como nos outros browsers, só apertar F11. Mas tem que ter atualizado pra nova versão já.

          • Thalisson Cavalcante

            Agora que já tem o modo tela cheia, falta só desabilitar o “autoplay” para vídeos no Youtube aberto em novas abas. 😀

        • Bruno Vieira

          F11 ou selecionar o menu (…), tá do lado do seletor de zoom da página :). Na verdade sempre teve a opção, todo app UWP tem isso desde a primeira versão do Windows, só era um atalho pouco difundido.

  • Programador Front-End

    Edição de PDF nativa no Edge se funcionar será bem legal.

  • Só queria poder desativar a Cortana sem precisar de gambiarras 🙁

    • Anderson Antonio Santos Costa

      Cortana rules. Adoro perguntar a previsão do tempo nela…hehe

    • Jefferson

      Como assim? Não dá pra desativar nas opções do sistema?

      • Sem gambiarra é quase impossível desativar. Fora que você corre o risco de ferrar o menu iniciar, pois ela é fortemente integrada com ele.

        Hoje, por exemplo, eu não consigo fazer pesquisas no meu menu iniciar (não dá pra digitar nele) pois desativei completamente a Cortana do meu PC.

        • Bruno Vieira

          Acontece que você não tá se ligando de uma coisa: existem duas Cortanas no Windows. Uma é a assistente pessoal que pode sim ser desabilitada. A outra é o serviço de busca do PC, antes chamado de Windows Search.

          • Jose X.

            bastante intuitivo

          • Bruno Vieira

            Processos do S.O. não precisam ser intuitivos. Isso é pra usuário avançado.

    • Desv

      Sempre desativo essas maluquices de falar com maquina. Só não lembro como fiz da ultima vez pra desativar.

  • Jefferson

    Graças aos céus agora vou poder usar a Cortana para desligar e reiniciar o dispositivo.

  • Brayan Lucas Melo

    Coisa pra baralho, k7

  • Jack Silsan

    Esse Fluent é lindo 😍 https://twitter.com/Nawzil10/status/862999401257742338
    E fiquei bem contente em saber que ele será levado aos apps para Android e iOS.

    • Tori

      hm, levar isso pro Android vai ser uma bosta do cacete.
      Misturar Fluent e Material vai ser ó.
      além de colocar um framework em cima de framework

      >Lembre-se que metade dessas coisa do trailer/teaser foram removidas e serão implementadas na próxima atualização.

      • Jack Silsan

        Quem disse que a Microsoft vai misturar as duas guidelines?

        • Tori

          Ela já falou que quer colocar a Fluent em todos os dispositivos: Android, iOS e Xbox

          • Jack Silsan

            Sim. Eu vi alguns apps pra Android e iOS, e parece que eles saíram do Windows. E afora essa sensação será reforçada. Quanto ao Xbox: alguma surpresa? Os One rodam Windows 10, então é natural que eles tenham Fluent.

  • Estevão Cardoso

    alguém tem o link pra baixar esse wallpapers do surface book 2?

  • Esse lance do OneDrive não funcionou no meu laptop.

    • CygnusX1

      Nem no meu.

      • Bruno Vieira

        O Fluent Design só funciona se os efeitos de transparência estiverem habilitados em Configurações > Personalização > Cores. Ele está presente no fundo acrílico da Central de Ações, Menu Iniciar e apps como Groove Music, Alarmes e Relógio, Fotos e Edge (na barra de título).

    • Danilo Barbosa

      O único recurso que eu estava interessado… Também não funciona aqui no meu notebook.

    • Jefferson

      Aqui no meu também não.

    • Bruno Vieira

      Isso foi um problema pra alguns, eu inclusive. O que se precisa fazer é baixar a última versão do OneDrive e instalar ela por cima da que veio. Por algum motivo o aplicativo do OneDrive não tá na versão certa. A correta é a 17.3.7073.1013.

  • Daniel

    Queria ver um artigo sobre o Windows Application Guard. Pra quem está disponível, requisitos, como habilitar e como utilizar para virtualizar aqueles horríveis plugins de bancos como é citado no texto.

  • Será que já está disponível no Media Creation Tool? Já tenho 2 máquinas que merecem uma formatação do zero.

  • @vitorsalvatore:disqus, o teclado virtual foi importado do Windows 10 Mobile, que sempre foi bem superior ao antigo teclado virtual do Windows PC. No celular, é bem prático o recurso de usar o teclado com apenas uma das mãos, quando a situação assim exige. Ótimo artigo sobre as novidades! 👍

    • Na verdade, ele foi reescrito, não é exatamente o mesmo do Mobile também. É um novo teclado universal que estão trabalhando e irá vir para todos dispositivos (IoT, Xbox, etc).
      E obrigado!

  • Samael Vinícius

    Muito recurso irado! E o Eye Tracker parece ser muito promissor!

  • Fabio Lino

    “Agora é possível reiniciar, desligar e bloquear o sistema usando a Cortana”
    Ela não obedece…

  • Wagner

    Eu tinha atualizado e essa versão 1709 no meu PC ficou ruim. O desempenho piorou, chegou a reiniciar sozinho quando estava só navegando na internet. Esse modo jogo não influencia nada nos games. Voltei para a versão 1703 que estava 100%.

  • Mario Junior ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ
    • Ao menos está bem detalhado! kkkkk

      • Mario Junior ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

        Massa que a mer** do Edge nem sequer está aberto, como você pode ver no ícone na barra de tarefas.

        • Ahhhh, agora ei vi…. Bug monstro. kkkk

          Mas é recorrente ou aconteceu só uma vez

  • Keaton

    Windows agora tem subsistema linux. Os freetard pira. (sim, 4 anos atras ligou)

  • Jefferson

    Vim aqui apenas comentar que o download terminou ontem por volta das 20 horas e hoje, exatamente 13:02 ainda não terminou o processo de preparo para a instalação. Complicado.

  • Mario Junior ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

    Resultado da atualização do Fail creatores update (no meu caso):

    1- menu iniciar simplesmente parou de funcionar

    2- o explorer demora séculos pra abrir o gerenciador de arquivos

    3- a central de notificações também não funciona

    4- ao clicar no ícone do edge, vários processos são abertos mas o navegador continua “fechado”

    5- disco 100% EM UM SSD

    6- ao tentar tocar um vídeo no próprio player do Windows, nada acontece

    E antes que alguém venha dizer que eu uso um PC da Xuxa… https://uploads.disquscdn.com/images/dab44018afee5607f03d25b8de3ef97bc68d1c63b042f6c2276ff341f663b024.png

    PS: ignorem os 115 °C ali, pois é um erro de leitura.

    • Jefferson

      Aqui:

      1: A Cortana não tem opção de desligar, reiniciar e nem bloquear o sistema
      2: Não apareceu nenhum mixer de volume
      3: Não sei onde fica ou se tem agora as opções de controle de banda como foi mencionado na postagem

  • Whebert Souza

    Atualizei e ta funcionando perfeitamente bem, sem bugs, sem reclamações.

  • Pedro Oliveto

    como usar o Windows Application Guard?

    • Cortana ✔

      Só na versão Enterprise.

  • Matheus Costa

    Gente Eu atualizei e tal tudo certinho
    só que agora a Windows Store ficou estranha… ela nao aparece nem se eu pesquisar
    porém se eu for em configuraçoes,personalização, tema e clicar pra baixar tema na windows store ela aparece porém o icone dela nao é mostrado… alguem sabe como ajudar ?

    • Fabio Lino

      E os aplicativos instalados através dela estão?

      • Matheus Costa

        Nao vieram instalados. A atualizaçao criou uma nova pasta de usuario e jogou meus arquivos pra la. Porém. O iniciar, a area de trabalho ficou limpo. Apenas com os apps padrao como clima, pessoas e groove music. Nada que eu instalei ta la

        • Fabio Lino

          Os meus, tipo, nem o groove, fotos estava funcionando. Tudo sumiu, inclusive naquela parte que esta em ordem alfabética, mesmo qnd eu consigo abrir o app, ele não aparece aberto na barra de tarefas. Só qnd eu aperto Alt+tab aí aparece. Resolvi voltar para a versão anterior, fiquei o dia todo tentando fazer os app aparecer juntamente com a loja e nada. Vamos vê se eles resolvem isso, ai eu atualizo novamente. Mandei até mensagem para eles.

          • Matheus Costa

            Isso. Esqueci de mencionar que nao aparecia a loja aberta. A nao ser no alt tab. Mas isso nao parece ser um erro comum. Como vc fez a atualizaçao? Eu tentei ir para o insider. Ele atualizou novamente meu pc. Mas a loja continuou com o problema. Entao. Eu restaurei meu pc. Mas manti os arquivos. A loja voltou mas apareceu um erro estranho Milagrosamente voltou ao normal depois de um tempo e agr ta funcionando

          • Fabio Lino

            Eu fui na parte das configurações atualização e segurança, recuperação e “Voltar a versão anterior do Windows 10”. Mas é bom saber que voltou a funcionar o seu. Qnd aqui atualizar novamente para Falls Creator, espero que venha sem esse erro.

  • Catena’s Beauty Atelier

    Atualizei e não vi tanta diferença pro meu uso no dia-a-dia.

    • Jefferson

      O Files One Demand apareceu aí? Aqui não apareceu. A Cortana também não desliga nem reinicia o sistema.

  • Jean Carlos

    Depois dessa att o Edge se tornou meu leitor de eBook padrão no W10.

  • Jefferson

    Porque o OneDrive Files One-Demand não ficou disponível para mim? Acabei de atualizar…

  • Jefferson

    Vamos lá:

    O Win + ponto aqui não abre nenhuma tela de emojis;
    Não apareceu opções nas configurações para limitar porcentagens de banda nem velocidade média;
    O OneDrive Files One-Demand não apareceu pra mim;
    A Cortana não reinicia, não desliga nem bloqueia meu sistema.

    • ial

      Também não vi a opção de limitar banda, mas a outra que procurei, do OneDrive, descobri que tem que atualizar também o aplicativo https://go.microsoft.com/fwlink/?linkid=851311

      • Jefferson

        Sobre o OneDrive também já tinha visto. F#$a quando os caras postam notícias dessa forma…

    • Bruno Vieira

      1. O Win + . só está disponível para entrada em EN-US.
      2. Aparece sim, em Atualização e Segurança > Windows Update > Opções Avançadas > Otimização de Entrega > Opções Avançadas.
      3. Precisa atualizar o cliente do OneDrive.
      4. Pode não estar disponível em PT-BR.

      • Jefferson

        Valeu.

  • Bruno Barbosa

    Poxa.. atualizei mas meu onedrive não mudou nada… não consigo usar “sob demanda”… tá igual era sincronizo a pasta ou não… 🙁

  • Alexandre

    O “winkey + . ” não tá abrindo nada pra mim, em relação aos emojis. Alguém conseguiu?

    • Fabio Lino

      Só qnd vc muda o teclado para o padrão americano. Ai funciona, mas por qnt de outros bugs dessa versão eu resolvi volta par a a anterior.

      • Alexandre

        Ah sim, obrigado. Eu entendi pelo texto que as pesquisas por emoji que só funcionavam no padrão americano, ficou ambíguo.

  • Carlos Pacheco

    Os emojis só para a versão em inglês? :> Que tragédia…

  • Syd Barret

    5 razões para comprar um Pixel 2 vs iPhone 8 (e cinco razões para não)
    Leia mais em…androidpitmais.blogspot

  • Marcos Freitas

    Depois da atualização minhas janelas não estão com o efeito Acrylic. Isso tem que ativar?

  • Vou aguardar alguns dias antes de atualizar

  • Mickey Sigrist

    Pessoal, como instalar a Cortana num aparelho com Android 7.0? Alguém sabe me dizer? Procurei na Play Store e não encontrei o app. Obrigado!

  • Jefferson

    Só esqueceram de avisar que algumas dessas funções só vão funcionar na versão em inglês.

  • Leoni Martini

    Nos meus pcs não parece o monitoramento de gpu

  • Anderson Maciel

    Cade a cortana para Android? Nao achei aqui.

  • Syd Barret

    Artigos » 5 razões para comprar um Pixel 2 vs iPhone 8 (e cinco razões para não)
    Artigos » Conheça os melhores recursos novos do Windows 10 Fall Creators Update
    Artigos » Google Pixel 2: 10 dicas e truques incríveis
    leia mais em androidpitmais.blogspot

  • Jack-Moser

    Atualizado, mas agora ai iniciar fica abrindo o teclado virtual, já procurei por tudo e não acho como arrumar isso…

  • Ricardo Lima

    Microsoft Windows [versão 10.0.16299.19] LIXO não permite android acessar pastas compartilhadas

    • John Smith

      Por acaso você não está tentando acessar através do protocolo SMBv1, não… está?

      • calculo setenta

        estou tentando pelo es file explorer e a mensagem de erro é SMB2, diante disso fiz pesquisa e constatei que SMB2 está ativo por padrão e SMB1 está desativado e não consegui ativar, teria como contornar isso?

  • Pericles alves berto

    pessoal depois que atualizei para essa versão meui pc por 2 vezes reiniciou sozinho alguém passou por isso também?

  • Joaquim Silvino

    Parabéns, que aula!

  • Walter

    Dá pra explicar melhor esse Windows Application Guard? Me interessou se substituir a máquina virtual que uso hoje em dia.

  • Hugo Souza

    …e nada de abas no windows explorer.

  • Hiago Peixoto

    não consigo de jeito nenhum botar o app do telegram no minhas pessoas to triste demais

  • Ediuesley Marques Amaral

    odeio esse design quadradão da microsoft cada vez mais deixo de admirar e ser fã da macra e empresa!

  • Ediuesley Marques Amaral

    por isso no meu Desk top continuo e vou continua só com windows 7, enquanto eles continuar com esse design quadradão atrazsado vou de windows 7 e android sempre!

  • Perspicaz

    Perdi tudo minhas coisas, meus apps, a loja sumiu, perdi minhas configurações dos programas, perdi tudo, atualização de m* não pedi, atualizou sozinho, ficou a noite toda incomodando essa car* pesando o PC, quando desligo essa m* começa a atualizar, chego hoje 28/10/17 para usar o PC e essa esse lixo, tudo bugado, pesado, cheio de travas, estou mais perdido que cego em tiroteio, com meu próprio PC…Que lixooooooooooooooooooooooo.

    • Valmir Barbieri Manzoli

      A minha Loja sumiu o ícone na barra, mas continua lá, sem a opção de fixar no Iniciar…tudo bugado

  • Luiz LACS

    Continua tentando baixar drivers sem o dono do pc querer…lixo.