Em 2014, o departamento de polícia de Nova York adquiriu Windows Phones em uma iniciativa de US$ 160 milhões para se modernizar com novas tecnologias. Na época, a ideia parecia boa, mas as desventuras da Microsoft no mercado de smartphones acabaram comprometendo o projeto.

Segundo o New York Post, a polícia vai substituir todos os seus 36 mil aparelhos por iPhones, sem revelar o modelo específico. Será mais fácil desenvolver aplicativos, e haverá uma garantia de suporte prolongado com atualizações.

Os policiais receberam o Lumia 830 e o Lumia 640 XL. Ambos foram lançados com Windows Phone 8.1, cujo suporte acabou em julho; e podem ser atualizados para o Windows 10 Mobile, que tem participação de mercado próxima a 0%, dificultando o desenvolvimento de apps.

A Microsoft trabalhou com o NYPD para desenvolver apps que ajudam os policiais a acompanhar casos, preencher fichas e se comunicar com os moradores dos bairros que monitoram. A modernização teve bons efeitos: o aplicativo 911 ajudou a reduzir em 12% o tempo de resposta para emergências, por exemplo.

Fontes dizem ao New York Post que a decisão de adotar o Windows Phone veio de Jessica Tisch, comissária adjunta de TI, porque o NYPD já usava software da Microsoft em seu programa de vigilância em vídeo para Manhattan. Claro, a trajetória do Windows Phone foi bem diferente dos outros produtos da empresa.

Em outubro do ano passado, o NYPD ainda estava distribuindo Lumias antigos para seus policiais. O departamento vai substituir os Windows Phones por iPhones até o final de 2017.

Com informações: New York Post, Mashable.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados