Pelo menos nas grandes cidades, encontrar lugar para estacionar o carro é uma tarefa que exige doses elevadíssimas de paciência. Mas há uma boa notícia: a função do Google Maps que ajuda o usuário a descobrir se terá dificuldades para achar vaga perto do local de destino começou a funcionar nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.

O recurso funciona desde o início do ano em alguns locais dos Estados Unidos, mas, a partir desta terça-feira (29), chega oficialmente a cidades da Europa (como Barcelona, Paris e Londres), Canadá (Toronto e Vancouver) e Brasil.

Google Maps - estacionamento no Brasil

Para usar a função, basta traçar uma rota no Google Maps para Android ou iOS. O serviço indicará a área de estacionamento mais próxima do destino e mostrará qual o nível de dificuldade para encontrar vaga livre ali naquele horário: fácil, médio ou difícil.

De acordo com o Google, a classificação é feita com auxílio de aprendizagem de máquina e com base no histórico de tráfego de cada ponto. A ideia é permitir que o usuário saiba com antecedência se terá dificuldade para estacionar naquele local e, assim, possa estudar uma alternativa, como ir para lá em outro horário ou pedir um Uber (ou similar).

Esse é só o começo. Nos Estados Unidos, o Google Maps passou a permitir que o usuário escolha um estacionamento específico em uma lista de opções que aparece no card que descreve o trajeto, também informando qual o nível de dificuldade de cada um.

Google Maps - estacionamento

Basta escolher um estacionamento na lista para esse ponto ser imediatamente incluído na rota. Depois disso, o serviço poderá até indicar o caminho a pé do estacionamento até o destino. A funcionalidade deve chegar a outros países, mas não há previsão para isso.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Arthur Soares
Prefiro o Waze unicamente por conta de radares, pq as rotas do maps são muito melhores... Waze já me mandou pra cada buraco que só.
Zanac_Compile
Tb acho, espero que o Google não mate.
Rodrigo Cerqueira
Os mapas do Waze costumam estar mais atualizados, pelo menos por aqui em Salvador. Acho mais confiável (embora te coloque em algumas ciladas eventualmente, para escapar de trânsito).
Meninão Bobo
Maps sempre foi mais leve e waze mais assertivo na questão transito, acho que ambos vão funcionar simultâneo cada um com uma pegada própria, assim ficam os 2 serviços mais utilizado com Google.
Igor
Isso já aparecia no meu maps ha pelo menos 1 mes
Ed
Mas mesmo o Google Maps funciona muito bem no carro. Eu uso ele quando quero ter navegação GPS. Já testei o Waze por um tempo e não achei que contribui muito para o meu uso. O Maps é melhor para o uso geral (serve para rotas em outros meios de transporte que não o carro, é ótimo para buscar informações de estabelecimentos, etc), e no contexto de navegação GPS no carro ele é bom o suficiente.
Ícaro Gonçalves
São abordagens e produtos diferentes. o waze só funciona com carro, possui propaganda e ações promocionais e existe parcerias como a com o COR (Centro de Operações do Rio de janeiro) em que ajuda no monitoramento do trânsito e de acidentes.
Thiago Moraes
Eu uso waze mas agora estou pensando em testar o google maps.
Zanac_Compile
Infelizmente é essa abordagem parasita mesmo. Por enquanto ainda sigo no Waze, mas não vou virar viúva chorona, quando ficar ruim, migro para o que for a melhor opção :)
Weller Santibanez
Para melhorar o serviço do Google Maps?
Zanac_Compile
Pq o Google comprou o Waze ?