Google vai levar realidade aumentada para milhões de Androids com ARCore

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 6 dias

Diversas empresas acreditam que a realidade aumentada é a próxima grande plataforma do futuro. A Apple nos surpreendeu com o ARKit, conjunto de ferramentas para o iOS 11 que colocam objetos virtuais no mundo real; e o Google está anunciando algo semelhante hoje.

O ARCore reúne ferramentas para implementar realidade aumentada em dispositivos Android atuais e futuros, pois não exige hardware adicional. Ele requer Nougat 7.0 ou Oreo 8.0.

Inicialmente, ele vai funcionar apenas em smartphones Pixel e no Galaxy S8; o Google espera atingir 100 milhões de dispositivos compatíveis em breve. Fabricantes como Samsung, Huawei, LG e Asus estão envolvidas.

Existem três elementos principais no ARCore:

  • ele usa a câmera do smartphone e pontos de referência no ambiente para detectar seus movimentos, mantendo os objetos virtuais no mesmo lugar;
  • ele detecta superfícies horizontais, permitindo a você colocar objetos virtuais no chão ou em uma mesa;
  • ele detecta as variações de luz no ambiente, permitindo iluminar objetos virtuais e deixá-los mais realistas.

No geral, essas são as mesmas características do Apple ARKit. O Google diz que essa é uma culminação da tecnologia Tango que eles vêm desenvolvendo há três anos.

O ARCore funciona com Java/OpenGL, Unity e Unreal. Além disso, o Google fez um protótipo de navegador com suporte a realidade aumentada, para desenvolvedores criarem sites em AR que rodam no Android e também no iOS.

O site AR Experiments já reúne várias demonstrações do que o ARCore é capaz de fazer. Por exemplo, você pode abrir portais interdimensionais usando seu dedo…

… explodir fogos de artifício que acompanham o ritmo de uma música…

… e descobrir criaturas que estão vivendo no mesmo ambiente que você:

É uma boa mudança de rumo para o Google. A empresa vinha apostando em realidade aumentada com o Tango, mas só existem dois dispositivos compatíveis no mercado, o Lenovo Phab 2 Pro e o Asus Zenfone AR. Poucos apps feitos para essa plataforma ultrapassaram mil downloads na Play Store, mostrando seu alcance limitado.

Com o ARCore, milhões de dispositivos poderão aproveitar uma realidade aumentada com maior precisão, mesmo não estando claro para onde essa tecnologia vai nos levar.

Com informações: Google, Ars Technica.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados