Tecnoblog
Início » Jogos » Sonic Mania para PC tem proteção contra cópia e exigia que usuário estivesse online

Sonic Mania para PC tem proteção contra cópia e exigia que usuário estivesse online

Eu sou fã de Sonic e estava devidamente ansioso para jogar Sonic Mania no computador. O jogo foi lançado nesta terça-feira (29) para Windows, duas semanas após os consoles. Assim como a maioria dos sites especializados, eu gostei bastante da boa combinação entre nostalgia e modernidade.

Infelizmente, o Ars Technica descobriu um problema: se você tentasse rodar Sonic Mania enquanto o Steam estivesse em modo offline, surgia uma mensagem de erro dizendo que “o usuário deve estar logado para jogar”.

É que a Sega está usando o sistema de proteção contra cópia Denuvo na versão para PC, e essa implementação não liberava o jogo quando o Steam está em modo offline — mesmo se você já tivesse jogado antes.

Uma conta chamada “Sega Dev” escreve no Steam: “Sonic Mania foi feito para ser jogado offline, e estamos investigando relatos sobre isso”. No Twitter, a Sega diz que este bug já está corrigido:

Aaron Webber, relações-públicas oficial da marca Sonic the Hedgehog, pediu aos fãs que reclamem diretamente a Sega sobre o uso do Denuvo: “compartilhem seus comentários sobre o DRM ou quaisquer problemas que você está tendo… façam com que suas vozes sejam ouvidas”.

Soluções de DRM podem ter um impacto negativo no desempenho. Quando os desenvolvedores de Rime removeram o Denuvo, usuários notaram que o tempo de carregamento foi notavelmente reduzido.

Outro problema do Denuvo é que sua proteção foi quebrada mais de uma vez. Isso aconteceu com Deus Ex: Mankind Divided, Mirror’s Edge: Catalyst e Rise of the Tomb Raider. Quando o mesmo ocorreu com Doom e Inside, esses jogos receberam uma atualização para remover a proteção de DRM.

Com informações: Ars Technica. Atualizado em 31/08.

Comentários da Comunidade

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação