Rede neural escreve o próximo livro da série As Crônicas de Gelo e Fogo

Diego Melo
Por
• Atualizado há 1 semana
Jon Snow aguardando pela publicação de The Winds of Winter

Um programador fã de As Crônicas de Gelo e Fogo está tentando realizar o que (provavelmente) é um dos maiores sonhos de George R. R. Martin: terminar de escrever o próximo livro da série, The Winds of Winter.

Zack Thoutt, responsável pelo projeto, contou ao Motherboard que está treinando uma rede neural para prever os acontecimentos do sexto livro da saga – com base nas mais de 5.000 páginas publicadas até agora – e escrever sua própria versão do aguardado The Winds of Winter.

Utilizando um algoritmo de rede neural recorrente (uma classe de aprendizagem de máquina modelada a partir do cérebro humano e que trabalha melhor com sequência de dados), Zack já publicou cinco capítulos escritos totalmente pela inteligência artificial.

A rede neural leva em consideração não apenas as palavras, mas também todas as frases e personagens dos livros, buscando reproduzir fielmente a ordem dos acontecimentos – ou seja, se um personagem morreu em um livro anterior, ele (teoricamente) não deve aparecer em The Winds of Winter.

Devido à complexidade da tarefa (os livros de George R. R. Martin contam com mais de 32 mil palavras únicas, por exemplo, e os algoritmos utilizados não são tão avançados assim), várias partes dos capítulos escritos pela máquina fazem pouco sentido – como personagens mortos que reparecerem “do nada”, e situações consideradas absurdas, como eunuco Varys envenenando Daenerys.

No entanto, isso não impediu que a rede neural criasse até mesmo um personagem completamente novo para a história, além de chegar a algumas conclusões interessantes em sintonia com algumas das principais teorias dos próprios fãs, como (spoilers) Jon Snow voando em um dragão e Jaime Lannister matando sua irmã gêmea Cersei.

Apesar dos erros de gramática e do vocabulário um pouco limitado, a IA foi capaz de reproduzir o estilo de escrita de George R. R. Martin, mantendo a estrutura dos capítulos baseados no ponto de vista de um personagem. Segundo Zack Thoutt, ele apenas informou ao algoritmo o nome do personagem do capítulo a ser escrito e o limite de palavras.

A Dança dos Dragões, último livro da série As Crônicas de Gelo e Fogo escrito por George R. R. Martin, foi publicado em 2011. Desde então, os fãs aguardam pelo lançamento dos dois últimos livros, que seguem sem data prevista para serem publicados. Enquanto isso, especula-se que a última temporada de Game of Thrones, série de TV da HBO baseada na obra, só irá ao ar em 2019.

Até lá, você pode conferir os cinco capítulos escritos pela rede neural na página do projeto no GitHub – e aguardar para descobrir quem vai conseguir terminar o The Winds of Winter primeiro.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Diego Melo

Diego Melo

Ex-redator

Diego Melo é jornalista e cursa Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Escreve sobre tecnologia desde 2011, fez parte da equipe do Tecnoblog entre 2016 e 2022, produzindo pautas sobre programação, guias e tutoriais de programas. Hoje é desenvolvedor full-stack e trabalha diariamente com tecnologias como JavaScript (Vue.js), PHP (Laravel) e SQL (MySQL).

Relacionados