Início » Gadgets » TP-Link Deco M5 é um sistema de roteadores Wi-Fi mesh para cobrir sua casa inteira

TP-Link Deco M5 é um sistema de roteadores Wi-Fi mesh para cobrir sua casa inteira

Deco M5 é o primeiro roteador Wi-Fi mesh para usuários domésticos a ser lançado no Brasil

Paulo Higa Por

Roteadores mesh ainda estão engatinhando no mercado de usuários domésticos — eles agem como roteadores e repetidores, aumentando a área de cobertura do Wi-Fi e eliminando os buracos no sinal. O TP-Link Deco M5 é o primeiro a ser lançado oficialmente ao Brasil.

Em vez de prometer velocidades altíssimas, o Deco foca em cobertura. A TP-Link afirma que um único roteador pode cobrir uma área de 140 m2. Como ele será vendido dentro de um pacote com três unidades, será possível abastecer uma casa de até cerca de 420 m2, a mesma cobertura do Google Wifi. E se o local for muito grande (e o dinheiro estiver sobrando), é possível interligar até dez (!) roteadores.

A principal vantagem dos roteadores mesh é que você tem uma cobertura bem maior em uma única rede, transitando entre os pontos de acesso de maneira transparente. Não é necessário configurar um repetidor manualmente e se conectar a uma rede Wi-Fi diferente — essa transição entre as redes causa interrupções em um streaming de vídeo ou chamada VoIP, por exemplo.

Cada Deco tem processador quad-core, chipset da Qualcomm, duas conexões Gigabit Ethernet, uma porta USB-C e quatro antenas internas, que permitem velocidades de até 400 Mb/s na frequência de 2,4 GHz e 867 Mb/s em 5 GHz. Além disso, ele tem conexão Bluetooth 4.2 e pode ser controlado por meio de aplicativo.

No aplicativo do Deco M5, disponível para Android e iOS, você pode ativar controles parentais (bloqueio de redes sociais, aplicativos de mensagens ou conteúdo adulto), configurar o firewall e filtro de conteúdo da Trend Micro, ter acesso a estatísticas de uso (horas conectadas por dispositivo, recorde de velocidade, etc.) e ajustar o QoS, priorizando streaming, jogos, navegação ou outras aplicações.

Diz a TP-Link que, nos Estados Unidos, onde os roteadores mesh começaram a se popularizar em 2016, a nova categoria representou mais de 11% das vendas no ano passado. Lá, o mercado já possui outros competidores conhecidos, como o Google Wifi e o Eero.

O problema, claro, é que eles são bem caros. Nos Estados Unidos, o TP-Link Deco M5 custa US$ 299. Ele já começou a ser vendido no varejo brasileiro por R$ 1.599 no conjunto com três roteadores.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Daniel Campos

Se eu comprar um só pro meu quarto e conectar no modem horrivel da vivo, desabilitando a função do wifi, deixando somente a do Deco, funciona?

Daniel Campos

Fala cara blz?? Se eu comprar um aparelho só, conectar no modem da vivo funciona como roteador?

Jucelio Pereira Lopes

Aí que está. Rede mesh não funciona como repetidores. Se voce tiver 100 aparelhos, apesar de ter um principal, todos eles funcionam como se fossem um único. Os sistemas são bem distintos. É incomparável a performance de uma rede mesh com sistema via repetidores. Você poderia com um único ponto de rede alimentar todo um prédio, sem limite de aparelhos e sem perda de performance. É impensável fazer isso e ter os mesmos resultados com repetidores

Jucelio Pereira Lopes

A diferença é que virtualmente, cada aparelho desse funciona como um clone do principal e geralmente não há limite de adição de aparelhos. Depende do modelo ou marca. Nesse sistema, por exemplo, um condomínio poderia contratar um ponto de internet e a partir da entrada até os apartamentos ou casas você poderia distribuir os aparelhos de acordo com a necessidade. Não há perdas. No sistema de repetidores há perda.

Deiny Ramos

Tinha problemas absurdos com minha rede wifi num apê de 90m²... usei diversos roteadores, repetidores, powerline, e nada havia resolvido satisfatoriamente... resolvi experimentar o Deco M5 e vale cada centavo (paguei 1049 temers no ML). Wifi estável e cheio em toda a casa, aproveitando toda a minha conexão fibra 100mb down/up.

David Aquino

Qual a diferença de usar um desses e usar um roteador mais repetidores?

Renné Francisco
Isso. Os outros dois só precisam ser conectados a rede elétrica. Massa, porém muito caro.
Michelle Rocha
na casa do meu tio tem o Luma ( mesmo sistema do M5) , sao 240m² e nunca a rede wifi esteve tao redonda! Perfeito.
Richardson
Existem vários modelos de roteadores por menos de 100 reais que também atuam como repetidores e atendem tranquilamente o proposto por esse produto da Google. Alias, eu uso lá em casa um, obviamente não é tão eficiente, não tem app de celular bonitinho (pra que, a configuração é apenas uma vez ou outra), apesar de que a interface web atende do mesmo jeito, a rede tem o mesmo nome e senha, o que na verdade é imposto na própria configuração do repetidor.
Alex Panceri
Que pena que o kit do google com 3 roteadores é mais barato (300 dólares - menos de mil reais)
Gedson Junior
Não entendi como funciona. O cabo de rede vai conectado em um deles o os outros se configuram sozinhos?
Isaias Freitas
So acredito que funciona vendo na pratica.
Mauricio R. Duarte
Será q rede mesh resolve problema de wds que tenho ?
Gustavo Rotondo
Sério isso? Google errou feio.
Trovalds
Por esse valor não é mais fácil ir pra algo profissional logo de uma vez? Soluções de entrada da Ubiquiti saem em torno desse valor e são muito mais robustos.
Exibir mais comentários