Início » Telecomunicações » TIM Casa Internet é a banda larga fixa da TIM via 4G

TIM Casa Internet é a banda larga fixa da TIM via 4G

Mas não se anime: as velocidades são baixas e existe franquia de dados

Lucas Braga Por

Em outubro do ano passado, a TIM havia anunciado que usaria sua rede 4G para expandir a banda larga fixa TIM Live para fora do Rio de Janeiro e São Paulo. Finalmente temos detalhes sobre o novo serviço, que não tem muito a ver com o que conhecemos: as velocidades são baixas, a assinatura é cara e ainda há limite de tráfego de dados.

São duas opções de velocidade: 2 Mb/s e 4 Mb/s, custando respectivamente R$ 93,90 e R$ 119,90. Há franquia de 50 GB na oferta de 2 Mb/s e 80 GB no plano de 4 Mb/s, e após o consumo integral a velocidade é reduzida para 100 kb/s até o próximo mês. Em ambas as opções, a velocidade de upload é de 2 Mb/s. O cliente que contratar o serviço recebe um modem Wi-Fi sem custo extra, com regime de comodato. A assinatura prevê fidelização de 12 meses.

A disponibilidade ainda é restrita: por enquanto, o serviço só pode ser contratado em Águas Lindas de Goiás (GO), Campo Grande (MS), Rio Branco (AC) e Rio Verde (GO) - essa última já participava de um piloto há mais tempo. A operadora vai lançar o serviço nas cidades de Uberlândia (MG), Uberaba (MG), Petrolina (PE), Maceió (AL), São Luís (MA), Imperatriz (MA), Aracaju (SE), Palmas (TO), Cuiabá (MT) e Várzea Grande (MT) ainda neste mês. O objetivo é chegar a 80 municípios no fim do primeiro trimestre de 2018.

Em comunicado à imprensa, a operadora reforça o caráter inclusivo do serviço, com a estatística de que 80% dos assinantes contrataram o TIM Casa Internet como a primeira banda larga para a casa. O regulamento do serviço diz que a venda do serviço é priorizada onde a operadora possui cobertura de 4G na frequência de 700 MHz, e que o serviço funciona em qualquer lugar com cobertura 3G ou 4G da TIM.

Embora a proibição de aplicação de franquia na banda larga fixa valha para as principais operadoras, o TIM Casa Internet não é considerado pela medida da Anatel. Isso acontece porque o plano faz parte do Serviço Móvel Pessoal (SMP), que é a autorização da Anatel para prestadoras do serviço de celular. A sanção da Anatel vale apenas para provedores de planos de Serviço de Comunicação Multimídia (SCM).

De certa forma, era esperada a existência de franquia e que as velocidades não fossem altas: por melhor planejada que seja, é muito difícil garantir qualidade e banda em redes celulares, que fluem a qualquer minuto e podem receber tráfego extra a qualquer momento. Os planos lançados reforçam que o TIM Casa Internet deve conquistar principalmente clientes em regiões onde as outras operadoras não atuam.

A oferta é bem similar à oferecida pela Sky, que também oferece o serviço via 4G, com as mesmas opções de velocidade e franquia e valores similares. Temporariamente, a Sky diz que não aplica a franquia de velocidade, embora o contrato tenha isso como previsto.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Caroline Chagas Magalhães
"São duas opções de velocidade: 2 Mb/s e 4 Mb/s, custando respectivamente R$ 93,90 e R$ 119,90. Há franquia de 50 GB na oferta de 2 Mb/s e 80 GB no plano de 4 Mb/s, e após o consumo integral a velocidade é reduzida para 100 kb/s até o próximo mês. Em ambas as opções, a velocidade de upload é de 2 Mb/s. O cliente que contratar o serviço recebe um modem Wi-Fi sem custo extra, com regime de comodato. A assinatura prevê fidelização de 12 meses." Eles não disseram 4Mb, releiam com atenção... Eles disseram 4Mb/s. Isto é a velocidade de download real que você vê quando baixa um arquivo. Enão converta a velocidade, ex: 10Mb = a 1,23Mb/s
josé Sales
tudo muito caro site... enganosa não vale apena
Alessandro Machado
Tem gente falando de Uberlândia, mas não sabe que aqui há um monopólio miserável da ALGAR TELECOM. Algumas empresas tentam entrar mas não têm sucesso (apenas a NET vem mostrando um ínfimo crescimento).
O fato é que aqui se paga 130 reais por uma internet de 20 mb (com 2 mb de download). Logo, essa internet da TIM vai, pelo menos, incomodar essa ALGAR, forçando-a a melhorar os preços e aumentar suas velocidades. Tomara que eu esteja certo!
André Luis Xavier
Com franquia de download vai enganar ninguém tim tnc
Alex Andrade
Moro em Rio Verde _Go contratei essa porcaria, tudo bem até passar o primeiro mês depois disso nunca chega conta, os telefones vc nunca consegue falar ,ai eles diminuem a velocidade e consequentemente cortam o sinal e nunca de resolver ... um lixo
Anderson Lemos
Uai creeeedo!!!! Onde vc mora?? Eu pago 150 reais por uma fibra de 40mb aqui em Uberlândia
Jacson Assuncao
que plano de internet tem 80 gigas por 120 reais ?cara que mora na roca ai e paga 80 , 90 reais pra internet que nao chega a 700 kpps ta otimo esse plano da tim .
Jacson Assuncao
pessoal vcs tao viajando na maionese, quem mora em cidade paga essas net de 50 , 100 megas, pessoal falando que ta caro? pq nao conhece a realidade do Brasil, vai para o interior do brasil ou pessoal que mora em zona rural, pra ve o que internet , quem dera todas a operadoras lançasse planos como esse, igual vejo muitos ai reclamando moram e SP e RIO , nao tem net boa no bairro . esses plano nao e pra competir com fibra e sim tentar pegar uma lacuna de mercado esquecido no brasil.
Dusqis Surupis
Porque eu não falei 600kbps.Divide 600kb/8 e tu vai descobrir.😋
Deison Ribeiro
Porque eu não falei 600kbps.
Divide 600kb/8 e tu vai descobrir.
?
Alan Thaysson
Bom se for 4M de verdade vale a pena.
Pois na minha região tem a cobertura 4g da tim e quando baixo arquivos grandes a taxa de download fica entre 3 e 4 sendo que a velocidade máxima aqui e 5M então isso é bom para uma rede móvel.

Pois muitas operadoras oferecem 10M e na verdade só tem 1M

Uma conexão com 4 Mega Bytes é 4 vezes mais rápida que uma de 4 Mega Bits.

Então se esse plano "Tim Internet Casa" tiver a Velocidade de 4Mbytes vale a pena contratar pois baixaremos arquivos de 100MB em segundos, mas se a Velocidade for 4Mbits, a taxa de download do mesmo arquivo de 100MB vai ser 500kbps, isso que dizer que vai demorar de 2 minutos em diante até a conclusão do download.
Lairton Gomes
eu usava da claro e em 10 minutos acabava com a franquia e a velocidade ficava em 32kb/s
Ricardo
Mas já é , e 50 Giga , vivo e claro pra pegar um plano de 5 Giga é uns 300 reais ( internet móvel ) .
Ricardo
Em se tratando de Brasil , concordo com você. Mas essa seria a razão desse serviço existir , não tem sentido oferecer isso onde já tem internet melhor ...
Vitor Mikaelson
É horrível mesmo, mas a concorrência nestes locais são piores. Simples.
Felipe Silva
Como assim 100 Kbps é melhor que 600 Kbps?
Danilo Soares
Eu fui tentar um upgrade de 2Mb/s para 4, mas para a minha surpresa, já tinha de 10Mb/s. Mas confesso que só tenho vivo ainda por falta de opção, no bairro vizinho ao meu já tem Live TIm, assim que ficar disponível lá, vou mudar.
Dusqis Surupis
Mas esse tipo de serviço não é pra quem quer consumir 200GB de internet é pra quem quer ter uma conexão em casa.Aqui onde moro mesmo, meus pais se contentavam com uma conexão de 600kb, que na prática é inferior aos 100kbps da Tim.Cada necessidade é uma necessidade.Não dá pra querer muito de um serviço que é via rede móvel, porque o fluxo de usuários e constante.Detalhe que aqui onde moro, pra tu ter 2MB, tu paga muita grana.
Deison Ribeiro
Mas esse tipo de serviço não é pra quem quer consumir 200GB de internet é pra quem quer ter uma conexão em casa.
Aqui onde moro mesmo, meus pais se contentavam com uma conexão de 600kb, que na prática é inferior aos 100kbps da Tim.
Cada necessidade é uma necessidade.
Não dá pra querer muito de um serviço que é via rede móvel, porque o fluxo de usuários e constante.
Detalhe que aqui onde moro, pra tu ter 2MB, tu paga muita grana.
Doug
"A solução perfeita para a sua casa". A minha que não é.
Anayran Pinheiro
Se fosse estatal seria bem pior. Antes todos comerem merda uma vez por dia do que só alguns.

Se o acesso a informação para maior parte das pessoas pra ti é algo que deve ser desprezado, pra mim não é. E como alguém que defende o acesso a informação de forma universal é válido sim que hajam planos como estes, até para a população não ficar restrita aos míseros MBs que planos de celulares oferecem a estas pessoas nestas localidades.
Felipe Silva
sim, mas são 2 Mb sem franquia, na pratica a Tim tá vendendo uma conexão de 250 Kbps (somando os 100 Kbps pós franquia com a franquia diluída pelo mês todo).

Se tivessem uma franquia de pelo menos 200GB, ai sim daria pra considerar que estão vendendo 2Mb de verdade.
Dimas Trindade
O brasileiro, médio, baixo ou alto é trouxa. E ainda tem os que vem defender que é ótimo comer merda porque só comem uma vez ao dia. As empresas de comunicação deitam e rolam. Fazem evasão fiscal, recorrem ao CARF para não pagar impostos devidos, saqueneiam o consumidor de todas as maneiras, tem um serviço péssimo e tem consumidor que age como dono da empresa fazendo sua defesa.
Jefferson Rodrigues
Verdade!
Jefferson Rodrigues
Também fazia uso dessa Net. Pena que eu não sabia que, nessa época, a internet do Tim Beta era sem limite de dados e custava apenas R$ 0,25/dia.
Jefferson Rodrigues
Será mesmo que esse serviço atende a esse público que não pode pagar por uma internet melhor que essa? Acho que não!
Anayran Pinheiro
Tem locais que se paga ainda mais por menos velocidade, e esses lugares não são incomuns. Como estou falando, pessoal se esquece que o país é enorme, e nego vai meter a faca com gosto onde é provedor único. Com a TIM chegando não será bem assim mais, aí o preço de ambas vão diminuir dependendo da disponibilidade e qualidade.
Anayran Pinheiro
Nem sempre. Caiu uma chuva você já perde o sinal, sem contar que é bem dependente da disponibilidade de serviço que é bem menor que na internet via LTE.
Alexandre Roberto
Cara..tive o desprazer de residir por alguns meses em um município no interiorzão do PA em meio a floresta amazônica, à beira do Tapajós e da Transamazônica e ter unicamente a opção de uma internet via rádio.Em 2013....1mb de velocidade custando 100 reais por mes...e qualquer chuvinha q dava, caia a conexão (na amazônia, chovem meses seguidos a ponto de em determinadas épocas das rodovias se tornarem intransitáveis para veículos).
Em terra de cego, quem tem um olho é rei
Alexandre Roberto
Se pensar que 5 anos atras vc pagava 100 reais por uma internet 3g que te oferecia 1 gb de download antes de limitar a velocidade p 128kbps.....evoluimos horrores
Lucas Guerra
Nem em 2010 o valor era esse.
Atualmente pago um valor inferior a esse por 50 megas. O complicado é, oferecem o serviço e combram esse preço, justamente pelo motivo que a parte que eles querem cobrir é onde a concorrência é nula ou praticamente inexistente.
Marco Pacheco
Mas a galera so conhece Rio e SP e acha que o Brasil acaba ali.
Porto Velho
Internet via rádio é mais rápida, mais barata e não tem franquia.
Emanuel Schott
Internet via rádio é mais rápida, mais barata e não tem franquia.
Arley Martins
TIM passando vergonha lançando essas bobagens. R$94,00 com esse limite. Nem merece um comentário escrachando. TIM, sai da fronteira de conforto vai...
Ricardo
Acho uma boa , muitos lugares do BR não tem serviço/acesso nenhum a internet , 2 e 4 mega dá pra navegar e até ver vídeos tranquilamente , falo por experiência própria , atualmente tenho um plano de 10 mega , mas já usei muito tempo 2 e 4 mega , isso aqui na capital de São Paulo , imagine nos interiores Brasil afora ...
Povo reclama mas paga um absurdo por franquias ridículas na internet móvel , imagine quanto sairia 50 Giga de franquia em qualquer operadora móvel por ae ? Provavelmente uns 800 reais !!
Jônathas Arruda
Faria muito mais sentido vender o plano por franquia apenas, como fazem a Vivo e a Claro, com suas bandas largas 4G. Libera toda a velocidade disponível, TIM.
Douglas B
Credo, aqui em Ibirité (grande BH) tem um provedor local (já que as grandes não vem aqui) que saiu da antena a rádio e já partiu pra FIBRA ÓTICA.Eu pago R$ 89,90 POR 10 MBPS.A cobertura 4G da TIM aqui é excelente, mas que plano tosco hein? Com 2 Mbps a pessoa não vê um vídeo com qualidade boa, e até a TurboNet Telecom (empresa pequena de um amigo meu aqui de Ibirité) oferece 5 VEZES MAIS VELOCIDADE (SEM FRANQUIA) por um PREÇO MENOR.Lamentável. Sinto muito por quem terá somente essa opção.
Douglas Baião
Credo, aqui em Ibirité (grande BH) tem um provedor local (já que as grandes não vem aqui) que saiu da antena a rádio e já partiu pra FIBRA ÓTICA.
Eu pago R$ 89,90 POR 10 MBPS.
A cobertura 4G da TIM aqui é excelente, mas que plano tosco hein? Com 2 Mbps a pessoa não vê um vídeo com qualidade boa, e até a TurboNet Telecom (empresa pequena de um amigo meu aqui de Ibirité) oferece 5 VEZES MAIS VELOCIDADE (SEM FRANQUIA) por um PREÇO MENOR.
Lamentável. Sinto muito por quem terá somente essa opção.
Marcus Araújo
Apesar das críticas (merecidas) pelo preço, esse serviço ainda faz mais sentido do que o oferecido pela Sky, que aparentemente foca em grandes e médias cidades que, bem ou mal, possuem serviços melhores disponíveis para residências.

Este serviço nos interiores mais remotos teria alguma utilidade, o que mata tudo é o preço cobrado pela velocidade e franquia, o que limitaria a demanda para poucos se a gente for considerar a renda média das famílias nessas cidades.
Andrey
Eu também. Lembro como se fosse ontem minha incrível velocidade de 32kbps (já que gastava a franquia mensal em literalmente 20 minutos).
Gilson Kochhann
As vezes acho que tem gente que vive dentro de uma caixa e só enxerga 2 metros do próprio nariz. Aqui onde moro os provedores via rádio cobram R$ 130,00 por 1 Mb/s, eu que preciso de uma internet um pouco melhor, pago R$ 170,00 por uma ADSL de 5 Mb/s da OI, os provedores via radio estão cobrando R$ 170,00 por 2 Mb, e sei de lugares no Brasil que são bem piores que isso.
Mario Junior ?????????
Cara, são NOVENTA E TRÊS REAIS E NOVENTA CENTAVOS POR 2 MEGABITS DE CONEXÃO!

Tenha santa paciência! A questão aqui não é 100% sobre a velocidade, mas sim pelo preço cobrado por essa velocidade.

Não estamos mais em <2010.
vin
Os preços são exatamente os mesmos, para a mesma velocidade. Achei até que a TIM tinha comprado essa divisão da Sky.

A diferença é que a Sky não anunciou uma franquia (está prevista em contrato, mas promocionalmente não limitam).
Yago G. Oliveira
Isso é verdade. O que falta é um tratamento como conexão fixa esta conexão móvel; o 5G tem esse sentido. Eles investem tanto, mas amarram os consumidores, principalmente nesses lugares onde a renda é baixa.
É comum ver gente usar aplicativos para hackear a rede e usar sem pagar, não adianta muita coisa.
Pimentel Jj
Concordo contigo e digo mais: Esses planos vão evoluir bastante depois que o 4G na frequência de 700 Mhz estiverem disponíveis em todo o Brasil até ano que vem. Mas não esperem internet sem franquia e a preço de banana porque isso não está existindo nem nas empresas que operam com serviço de internet fixa cabeada.
Anayran Pinheiro
O 3G pega? Se não me engano a Tim já implantou HSUPA nessa região. A rede é bem mais estável com essa tecnologia
Anayran Pinheiro
Galera que comenta "nossa, que serviço bosta" em grande maioria são pessoas advindas de grandes metrópoles com uma oferta de internet banda larga fixa. As cidades citadas (menos Uberlândia) são todas cidades onde os planos alcançam de forma satisfatória apenas o centro das cidades, as zonas não centrais ainda sofrem horrores, e coincidentemente é onde a Tim tem atuado primeiro (em especial no NE, para manter a dominância operacional). É uma velocidade baixa é uma franquia pífia para heavy-users como nós, mas para essa galera será mais que suficiente para a tia receber e enviar o bom dia no grupo da família, o primo jogar e assistir seu lol e o tio enviar o gemido e se achar super engraçadão.

Vamos tentar nos por mais no lugar do brasileiro médio nestas reportagens, mesmo ruim ao menos a Tim está propondo um plano que não trata o brasileiro médio como trouxa.
Leon
Parabéns a todos envolvidos... Que piada esses planos ein!?
Leonardo de Pádua
É simplesmente um péssimo negócio.
Lucas Dantas
Gente entende uma coisa esse Tim internet em casa e para aqueles lugares que só tem pelo menos uma internet via rádio bosta ou internet ruim não foi feito por pessoal ter internet ilimitada com downloads nas alturas se não a rede sobrecarrega gostei muito dessa proposta da Tim. Lá no interior da minha vó a internet via rádio lá é uma bosta, esse tim cairia muito bem no interior
Paulo Lana
Tomar no c. viu e falaram tão bem dessa net pra quando finalmente eles lançam,fazem essa merda,melhor nen trazer ,lixo por lixo ,pelo menos a oi nao tem franquia ,ainda....
Diego
Que piada de oferta. Sem mais comentários.
tropaR
Parabéns se alguém conseguir contratar 10Mb/s da Vivo. Moro no centro de São Paulo e para ADSL a Vivo só tem disponível 2Mb/s. Por sorte consegui contratar 8Mb/s há 4 anos atrás
Afrânio Gabriel da Silva
Para a zona rural mesmo com estas velocidades, seria muito bom, principalmente em lugares em que o Radio 2,4 ou 5 Ghz não chegam, mas a franquia acaba fodendo com o plano, infelizmente :(
Gabriel Silva
Para a zona rural mesmo com estas velocidades, seria muito bom, principalmente em lugares em que o Radio 2,4 ou 5 Ghz não chegam, mas a franquia acaba fodendo com o plano, infelizmente :(
Mickão
Que m*rda de planos, diga-se de passagem.
Mickey Sigrist
Que m*rda de planos, diga-se de passagem.
Victor Freire
Nem fala...usei 3g da Vivo durante muito tempo como "internet fixa". Dá arrepio só de lembrar...?
Fábio Moser
Hahahaha.... isso é uma piada né?
Yago G. Oliveira
Pois é João, mas é sabido que estes cabos não passam longe das rodovias ou desses povoados. Como é muito comum aqui no Piauí, por exemplo. A gente vê placas e mais placas de atenção por conta da fibra.
E outra, aplica-se o 4G porque rádio frequência é mais expansível que ter trabalho com postes e cabos; aluguéis e back bones.
Roger Cleber Masters
Lixo da Tim..
Vitor Mikaelson
Mas a tim está com cobertura muito grande em cidades pequenas (super pequenas), onde internet ainda é um problema.
Nicolas Gleiser
na região central tbm acontece abigo, moro em sp e não é todo local que tem não, e nem precisa ir muito para as "quebrada" pra já ficar refém da vivo com seus incríveis 4mb
Eduardo Papa
Já começa com propaganda enganosa... "a solução perfeita para sua casa", para minha casa, atualmente seria uns 15 a 30mb sem franquia e sem traffic shapping na netflix e youtube. Isso sim seria perfeito para minha casa, ah, com o upload igual download, por que os 3mb da net vale nada
Felipe Silva
Tim conseguiu oferecer um plano pior que as via radio, parabéns para a TIM.
Preço e velocidade da via radio da minha mão, só que ela não tem franquia.
Mario Junior ?????????
Voltamos para 2008? Que me*** é essa, Tim?
Porto Velho
Aqueles planos de modens na teoria não podem ser usados em smartphones e eles tem como saber qual o aparelho está com o chip, mas na prática funciona numa boa.
Emanuel Schott
Aqueles planos de modens na teoria não podem ser usados em smartphones e eles tem como saber qual o aparelho está com o chip, mas na prática funciona numa boa.
João
Exato. Hoje qualquer cidade com 20k+ de hab já tem fibra local. Tem que investir em quem mora em vilas ou locais sem internet que preste mas que tenha cobertura 4G.
Joaomanoel
Exato. Hoje qualquer cidade com 20k+ de hab já tem fibra local. Tem que investir em quem mora em vilas ou locais sem internet que preste mas que tenha cobertura 4G.
Jefferson Rodrigues
Talvez não funcione no smartphone. Eles sabem quando o chip está sendo utilizado em um smartphone ou não.
Jefferson Rodrigues
Os planos da Sky já não me atraiam. Esse da Tim também não.
Diego F. Duarte
Se pa confundiram com Aguas lindas de Goias, q fica na divisa do DF com GO
Wellington Gabriel de Borba
Correção, Águas de Lindoia não é em Goiás e sim em São Paulo.
Danilo Soares
Planos excessivamente caros. Estão cobrando pela franquia e não pela velocidade, que chega a ser mais lenta que o ADSL atual da vivo que chega a 10Mb/s.
Yago G. Oliveira
Mais um projeto que eu imaginava antes da implementação do 4G.
Porém, só há oferta em regiões onde a internet é boa. Poxa, usem esse serviço nas regiões rurais; onde cabos são mais difíceis. Aí sim!
Yago G. Oliveira
Também imagino isso. Mas no caso, a Sky oferta os mesmos planos e só vem 4Mbps
Anderson Antonio Santos Costa
Planos muito caros na minha opinião. Sem contar as baixas velocidades e a franquia de dados. Para quem não tem uma operadora que ofereça uma internet sem franquia e mais barata e é atendido pelo 4G da TIM vale a pena.
Roberto
A Vivo oferece o mesmo serviço há anos. Nunca tentei mudar de local, mas em teoria, só funciona no local onde foi habilitado.
Era um combo Internet + Telefone fixo.
O telefone fixo era uma bosta, vivia fora do ar (as pessoas ligavam e ele não chamava)
Cesar Cardoso
Se o Sky Banda Larga, que usa uma faixa sozinho, não é assim nenhuma velocidade... não imagino que esse TIM Casa Internet vá ser mais rápido.
Porto Velho
Ah, mas o Tim Beta.. não, pera!Agora falando sério. É daqueles planos limitados a uma ERB ou funciona se eu colocar o chip em um celular?
Emanuel Schott
Ah, mas o Tim Beta.. não, pera!

Agora falando sério. É daqueles planos limitados a uma ERB ou funciona se eu colocar o chip em um celular?
Gildenilson Silveira
Minha cidade Petrolina (PE) está inclusa nessa lista mas nem sei como a tim vai fazer, já que o sinal de 4G não é tão bom aqui na cidade
Arthur Dantas
KKKKkk que ai meu pâncreas
Vitor Mikaelson
A matéria explica isso.
David Diniz
4Mb/s no papel na prática deve ser mais...
Bruno
É muito mau caratismo a tim lançar essa m*rda ai em pleno 2017.
Lucas Macedo ?????????
E a lei que internet fixa não podia ter franquia?