Boa parte das mensagens trocadas diariamente no WhatsApp corresponde ao atendimento oferecido por empresas. Demorou, portanto, para o serviço ter uma versão específica para comunicação com clientes, não? Bom, antes tarde do que mais tarde: o app do WhatsApp para empresas já está em testes.

O WhatsApp é um serviço de comunicação pessoal, razão pela qual o aplicativo é todo preparado para que o usuário compartilhe fotos, vídeos e, claro, troque mensagens. Mas o serviço também vem sendo usado, por exemplo, para aumentar as vendas de lojas de bairro, pizzarias e farmácias. De igual modo, empresas de médio e grande porte oferecem, cada vez mais, canais de suporte ao usuário via WhatsApp.

É claro que o Facebook (dono do WhatsApp, vale relembrar) sabe disso. A própria companhia reconhece que as empresas têm muitas necessidades diferentes com relação ao serviço. Por exemplo, para uma loja pode ser interessante ter um perfil verificado para evitar que o nome da empresa seja usado em fraudes.

Provavelmente, a maior necessidade é um meio de permitir que um número grande de interações com clientes possa ser realizado mais facilmente. Mas dá para ir mais longe: como o WhatsApp é usado no comércio, não seria ótimo se o aplicativo tivesse integração nativa com um serviço de pagamentos?

Mas os recursos da versão corporativa ainda não foram divulgados. O anúncio oficial revela apenas que o WhatsApp Business, como está sendo chamado, vai ter uma versão gratuita para pequenos e médios negócios, além de uma solução para empresas de grande porte, como redes varejistas, bancos e companhias aéreas — elas podem enviar notificações com horários de voos ou mudança de portão de embarque, por exemplo.

Ainda não há prazo para a liberação do WhatsApp Business. O serviço ficará em testes por alguns meses. A boa notícia é que o aplicativo deve ser disponibilizado no Brasil, pois há empresas locais participando da fase piloto. A maior, de acordo com o WhatsApp, é o Itaú.

Apesar de o WhatsApp Business estar sendo divulgado agora, o assunto vem sendo estudado há algum tempo: as primeiras informações sobre uma versão para empresas surgiram em março.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Jêremy
O cidadão entra e tem acesso aos serviços públicos... Já temos em funcionamento o bot da saúde, a pessoa entra, faz uma autenticação e pode ver suas consultas, exames, e alguns outros serviços. @saudePalmasBot
paulo yan
Pode me passar os links sim
paulo yan
Kra, mt legal. Tenho interesse justamente nisso, em ficar mais informado sem precisar assinar um RSS por exemplo.
Marco Pacheco
Vou tentar agir como ti: Setup? Onde? Como? De onde veio? Fala sério cara, expliqueibcom detalhes pq vc me pareceu leigo em Linux. No mais, é bom usar antes de opinar!
Saulo Benigno
Tão simples que você precisou de 3 parágrafos gigantescos para explicar ;) No windows: Clica duas vezes no setup, next, next, next... Fácil assim. Claro, sem esquecer que tem a loja que pode clicar instalar como qualquer celular, difícil né?
Marco Pacheco
Sim é fácil. Eu estou familiarizado com a interface de texto, e se voce trabalhar com windows em nivel de servidores também utilizará modo texto. Qualquer programa que você deseje instalar é necessário saber o nome, mas no linux isso não é necessariamente verdade. Todas as distribuições modernas possuem interface gráfica para os repositórios. Basta abrir e terá ali a descrição de centenas de softwares, bastando buscar por alguma funcionalidade e com 1 clique instalar. apt-get install photoshop, é bem por aí. Não sei se tem photoshop pára linux, mas se você não for gráfico ou artista, pode usar o Gimp e a instalação será apt-get install gimp ou, abrir a interface do repositório (tem vários nomes, dependendo da distro, mas sempre vem algo como INSTALAR PROGRAMA). Então, em resumo, basta abrir um programa que lista todos os programas disponíveis para serem instalados. Clicar no que você quiser e voilà. Querendo alguma coisa que não está no repositório, os sites oficiais indicam o processo de instalação. Qualquer um capaz de ler e seguir as instruções será capaz de instalar. Se você achou difícil ... provavelmente nunca usou.
EAOT1983

Existe e manda várias lembranças (para empresas médias e grandes, é claro). Pequenas não. É Whatsapp mesmo ou outro similar!

EmanoelT
Existe e manda várias lembranças (para empresas médias e grandes, é claro). Pequenas não. É Whatsapp mesmo ou outro similar!
Saulo Benigno
Skype ainda existe?
Saulo Benigno
Tá no artigo, não precisa ficar achando... "vai ter uma versão gratuita para pequenos e médios negócios, além de uma solução para empresas de grande porte"
Saulo Benigno
Não precisamos apostar nada... Tem isso no artigo, vai ser "vai ter uma versão gratuita para pequenos e médios negócios, além de uma solução para empresas de grande porte"
Saulo Benigno
Um monte de empresa? Essas empresas tem nome? São mais de 5?
Saulo Benigno
Super fácil hahahaha Onde eu faço esse Apt-get? E o xxx é o que? Tenho que descobrir o nome do programa? Apt-get install photoshop , é só digitar isso? Em qualquer lugar?
Saulo Benigno
"bots do telegram para serviços públicos aqui na minha cidade" como assim? Você presta esse serviço? E o que esses bots fazem?
Saulo Benigno
Ninguem aqui ouviu falar num app chamado WhatSAC? que é exatamente o WhatsApp para empresas? :o
Exibir mais comentários