A Lenovo cometeu um erro grave em 2014, quando pré-instalou um adware chamado “Superfish” em seus laptops para consumidores. Ele injetava propagandas nos sites, instalava um certificado HTTPS que podia interceptar o tráfego de sites seguros, e era um inferno de remover.

Agora, três anos depois, a Lenovo fez um acordo extrajudicial com a FTC envolvendo o caso. Ela pagará uma multa de US$ 3,5 milhões, e seu software passará por auditorias de segurança durante os próximos 20 anos. Além disso, ela terá que obter autorização expressa dos usuários para quaisquer futuros adwares em seus PCs.

Foto por Maurizio Pesce/Flickr

Entre setembro de 2014 e janeiro de 2015, a Lenovo começou a vender alguns laptops nos EUA com o VisualDiscovery, desenvolvido pela Superfish, Inc. Ele fazia um ataque “man-in-the-middle” entre o navegador do usuário e os sites que ele visitava, mesmo se fossem criptografados.

Ou seja, esse adware era capaz de acessar informações sensíveis como login, senha, dados médicos e credenciais de bancos. “A Lenovo comprometeu a privacidade dos consumidores quando pré-instalou software que podia acessar informações sensíveis sem um aviso adequado ou consentimento de seu uso”, disse a presidente da FTC, Maureen K. Ohlhausen.

No início de 2015, a Lenovo deixou de embutir o Superfish em seus PCs, e lançou uma ferramenta para removê-lo. A Microsoft até atualizou o Windows Defender na época para matar esse adware de vez. A fabricante diz que “discorda das alegações contidas nestas queixas” da FTC, mas está feliz em encerrar o caso.

Com informações: FTC, Engadget. Atualizado em 06/09.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Richardson
Parece uma tal empresa de plug in de bancos que até hoje ninguém fez nada, te obriga a instalar um plugin que faz coisas por baixo dos panos do Windows deixando uma carroça. Processos rodando de fundo monitorando todo o seu tráfego de rede, mesmo sem estar com um site de banco aberto.
Richardson
Mas isso é normal, tive um notebook HP que fazia o mesmo.
Molinex
Verdade
Molinex
DBA tem que se ferrar mesmo... Zueira. A gente brinca, mas é triste... O cara levanta uma grana, pra comprar uma maquina, pra trabalhar, e pega uma bomba dessas, é triste... Eu não ligo muito pra celular, na verdade, pra tecnologia em geral, de modo que eu só compro alguma coisa nova, quando a antiga bricka, ou fica muito defasada pelo tempo. Daí recentemente tive que pegar um novo celular, porque o meu tava muito defasado, e pensei em algo como um intermediario da motorola. Joguei o nome do modelo que eu queria pegar, em um grupo de amigos, e todos desceram a lenha, dizendo que a lenovo tinha acabado com a motorola, que a assistência técnica era péssima, essas coisas. Já foi o suficiente pra eu desistir do modelo... Eu esperava que a motorola tivesse autonomia pelo menos em seus produtos, mas a lenovo apodrece tudo que ela compra. É tipo um rei midas ao contrario...
Trovalds
Não, o que eu falo já era pré-configurado por fabricante pra desinstalar todo o crapware em uma tacada só. O Revo Uninstaller é pra desinstalar programas individualmente e limpar as sobras depois.
Sanic
De médico e de louco, todos tem um pouco.
Alexandre Roberto
revo uninstall
TIGOS

A Dell anda fazendo isso com a licença do Windows + BIOS

Anderson Freitas
A Dell anda fazendo isso com a licença do Windows + BIOS
Caleb Enyawbruce
Empresa tem que ser muito podre pra fazer isso. Eu acho é pouco...
Alexandre Roberto
Pra vc ver como uma situacao em especifico faz vc tomar asco de uma marca.. Meu DBA estava com o bolso apertado e poucos meses atras comprou um lenovo desses baratinhos....celeron, 4gb e talz..com win 10....xingava horrores quanto ao desempenho..como e meu vizinho de mesa, eu via o sofrimento o tempo todo Nem um mes atras, canibalizamos um pente de 4gb ddr3 de um note da empresa q morreu..e resolvemos colocar no note dele pro win10 andar como se deve.. Quando desmontamos a maquina....uma placa unica que caberia tranquilamente em um tablet de 7..sem cooler e com memoria integrada...sem possibilidade alguma de expansao...literalmente um tablet com teclado e monitor de 14. Formatamos pra win7 e ele vai se virar com isso ad eternum Zoamos ele ate hj com isso..."mas..seu tablet da conta?"
Alexandre Roberto
fazendo um parenteses..ano passado comprei um celular chines a um bom preco e que me entregou um bom hardware...em troca de um ad-aware de fabrica. Passei raiva uns 4 dias com banners de propaganda no meio de qualquer navegador q usasse...e no meio do uso entre aplicativos surgia propaganda de tela cheia. Tive q fazer root do mesmo, usar app de remocao de adv...e ..nada...recorri a uma custom rom nao oficial e finalmente resolvi.... Achei tanta sacanagem q uns 3 meses depois me livrei do celular e peguei um sony antigao com uma otima camera O xing ling era um Bluboo x9
Cortana ✔

Por isso só compro a linha Surface. ❤

Cortana ?
Por isso só compro a linha Surface. ?
Molinex
Sansung é outra bomba, notebook pra mim é só Dell...
Exibir mais comentários