Início » Web » Novas câmeras vão fazer Google Street View mostrar imagens mais detalhadas

Novas câmeras vão fazer Google Street View mostrar imagens mais detalhadas

Por
05/09/2017 às 17h23
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

Quem é que nunca deu uma olhadinha no Google Street View antes de visitar um lugar desconhecido só para não se perder quando chegar lá? Pois saiba que o serviço vai ficar ainda mais útil: uma atualização das câmeras promete trazer imagens mais precisas e informações complementares geradas por inteligência artificial.

É a primeira grande atualização das câmeras do Google Street View em oito anos, ou seja, praticamente desde que o serviço surgiu. O objetivo principal é registrar imagens mais nítidas e com cores mais vivas do que as atuais. Para isso, o Google vai usar um novo conjunto de câmeras que, apesar de compacto, é muito mais preciso do que os equipamentos usados até hoje.

O efeito direto dessa mudança é a troca das imagens atuais por capturas com mais qualidade. Mas os benefícios vão muito além disso: tendo imagens mais precisas, o Google poderá extrair dados específicos e, com auxílio de algoritmos de inteligência artificial, processá-los para oferecer informações adicionais.

Google Street View

Por exemplo, o algoritmo poderá ler as informações de uma placa na entrada de uma loja que informa o horário de funcionamento do local e, assim, fornecer essas informações ao usuário quando ele pesquisar pela empresa.

Também será possível fazer buscas mais contextualizadas. Por exemplo, suponha que você queira ir a um restaurante japonês em determinado bairro, mas não sabe o endereço ou o nome do estabelecimento. O Google poderá então te ajudar a encontrar o restaurante por ter processado previamente as informações do lugar com a análise das imagens.

É claro que a gente não vai perceber essas mudanças imediatamente. Por uma questão estratégica, o Google não informa o cronograma de atualizações do Google Street View. Mas não deve demorar muito: as novas câmeras entraram em operação no mês passado.

Em um futuro não muito distante, o Street View poderá até contribuir para o Google fixar presença no segmento de carros autônomos: a companhia acredita que as novas imagens auxiliarão os sistemas de condução dos veículos da Waymo.

Com informações: The VergeWired

  • Trovalds

    Difícil atualizarem tudo de novo (acredito eu).

    • Caio

      Vai aos poucos né… na minha rua passaram em 2013 e agora em 2017 ! Vai ver na proxima ja vem assim…

      • Italo F.

        Na minha em 2013 e 2015 (e olha que em uma cidade minúscula longe de metrópoles). Eles têm uns critérios meio aleatórios, parece. Mas é bem legal olhar as imagens de 2013 e ver como a cidade mudou até agora.

      • Em BH tem muita coisa atualizada, mas em Ibirité (região metropolitana e onde moro) as imagens tem quase 10 anos. Já mudou tanto a rua que se não forem atualizar é melhor tirar rs

    • Aqui em boa parte da cidade passaram em Junho de 2011, Julho de 2011, Maio de 2012, janeiro de 2015, julho de 2015, junho de 2016. Provavelmente tem imagem deste ano novamente em breve… Se trocarem o equipamento, provavelmente vão antecipar as capturas de imagens.

      • Joaomanoel

        Aqui na minha cidade só passaram em 2011 hahahaah. E tem muitas cidades, mesmo grandes e do lado da BR-116 (em que passaram recentemente) não tem sequer nenhuma imagem.

    • David

      Também deveriam atualizar aquelas imagem 3D do google earth.

      • Tom

        Isso aí é com os usuários.

      • Cara, olha o 3D da cidade de Roma. Aquilo é fantástico.

  • Mickey Sigrist

    Boa, já era hora! A grande sacada é que esses equipamentos também facilitem e agilizem o cronograma de atualização do Street View. Tem lugares que estão muito desatualizados, com imagens de 2011. Entendo que tudo depende da demanda gerada pelos usuários (locais que recebem mais e menos visualizações) mas esse tipo de coisa pode atrapalhar.

  • Luiz Felipe

    Eu espero que o Google e as empresas façam algum tipo de acordo, para que todas as lojas tenha o seu horário estampado na logo. Facilitaria ainda mais