Início » Web » Novas câmeras vão fazer Google Street View mostrar imagens mais detalhadas

Novas câmeras vão fazer Google Street View mostrar imagens mais detalhadas

Por
45 semanas atrás
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

Quem é que nunca deu uma olhadinha no Google Street View antes de visitar um lugar desconhecido só para não se perder quando chegar lá? Pois saiba que o serviço vai ficar ainda mais útil: uma atualização das câmeras promete trazer imagens mais precisas e informações complementares geradas por inteligência artificial.

É a primeira grande atualização das câmeras do Google Street View em oito anos, ou seja, praticamente desde que o serviço surgiu. O objetivo principal é registrar imagens mais nítidas e com cores mais vivas do que as atuais. Para isso, o Google vai usar um novo conjunto de câmeras que, apesar de compacto, é muito mais preciso do que os equipamentos usados até hoje.

O efeito direto dessa mudança é a troca das imagens atuais por capturas com mais qualidade. Mas os benefícios vão muito além disso: tendo imagens mais precisas, o Google poderá extrair dados específicos e, com auxílio de algoritmos de inteligência artificial, processá-los para oferecer informações adicionais.

Google Street View

Por exemplo, o algoritmo poderá ler as informações de uma placa na entrada de uma loja que informa o horário de funcionamento do local e, assim, fornecer essas informações ao usuário quando ele pesquisar pela empresa.

Também será possível fazer buscas mais contextualizadas. Por exemplo, suponha que você queira ir a um restaurante japonês em determinado bairro, mas não sabe o endereço ou o nome do estabelecimento. O Google poderá então te ajudar a encontrar o restaurante por ter processado previamente as informações do lugar com a análise das imagens.

É claro que a gente não vai perceber essas mudanças imediatamente. Por uma questão estratégica, o Google não informa o cronograma de atualizações do Google Street View. Mas não deve demorar muito: as novas câmeras entraram em operação no mês passado.

Em um futuro não muito distante, o Street View poderá até contribuir para o Google fixar presença no segmento de carros autônomos: a companhia acredita que as novas imagens auxiliarão os sistemas de condução dos veículos da Waymo.

Com informações: The VergeWired