Na época em que todo mundo sabia que o ícone do botão Salvar representa um disquete, um periférico era objeto de desejo de muita gente: um mouse com trackball. Quem não pôde realizar o sonho de ter um vai poder fazê-lo agora: a Logitech anunciou o MX Ergo, mouse com trackball que funciona com Bluetooth e é recarregado via USB.

Aqui vai uma rápida explicação para quem não está familiarizado com a ideia: para usar um mouse desse tipo, você precisa manipular uma esfera que fica na parte superior ou lateral do mouse para movimentar o cursor na tela. Como o mouse em si não sai do lugar, o trackball é visto como uma opção para prevenir LER (lesão por esforço repetitivo).

Logitech MX Ergo

O discurso da ergonomia sempre teve um apelo forte nessa categoria de mouse. Apesar disso, o trackball foi caindo em desuso nos últimos anos, embora nunca tenha desaparecido do mercado. A própria Logitech não lançava um dispositivo do tipo há anos: o último modelo foi o Logitech M570, anunciado em 2010.

Para não ficar com ar de “mais do mesmo”, o MX Ergo traz alguns atributos interessantes. Começa pela bateria, que tem 500 mAh e pode durar até quatro meses com uma carga completa. De acordo com a Logitech, um único minuto de recarga é suficiente para um dia de uso.

Logitech MX Ergo

Já o botão de scroll, além de rolar para frente e para trás, pode ser inclinado para realização de movimentos laterais — útil para rolagem de tela na horizontal, por exemplo. Há também um botão que deixa o cursor bem mais lento e, consequentemente, mais preciso para tarefas minuciosas.

Mas o recurso mais chamativo, provavelmente, é a base que permite inclinar o MX Ergo em ângulos de até 20 graus para ajuste da ergonomia. No geral, a Logitech afirma que o dispositivo consegue diminuir em 20% os esforços musculares na comparação com mouses convencionais.

A praticidade não termina aí: o MX Ergo é compatível ainda com a Logitech Flow, tecnologia que permite que o acessório seja usado em dois computadores ao mesmo tempo. Com isso, você pode transferir arquivos de um notebook para outro com um simples movimento do mouse, por exemplo.

O Logitech MX Ergo será lançado neste mês com preço sugerido de US$ 99,99. Ainda não há previsão de disponibilidade no Brasil.

Com informações: The Verge

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados