Início » Computador » Logitech volta a lançar mouse com trackball

Logitech volta a lançar mouse com trackball

Emerson Alecrim Por

Na época em que todo mundo sabia que o ícone do botão Salvar representa um disquete, um periférico era objeto de desejo de muita gente: um mouse com trackball. Quem não pôde realizar o sonho de ter um vai poder fazê-lo agora: a Logitech anunciou o MX Ergo, mouse com trackball que funciona com Bluetooth e é recarregado via USB.

Logitech MX Ergo

Aqui vai uma rápida explicação para quem não está familiarizado com a ideia: para usar um mouse desse tipo, você precisa manipular uma esfera que fica na parte superior ou lateral do mouse para movimentar o cursor na tela. Como o mouse em si não sai do lugar, o trackball é visto como uma opção para prevenir LER (lesão por esforço repetitivo).

Logitech MX Ergo

O discurso da ergonomia sempre teve um apelo forte nessa categoria de mouse. Apesar disso, o trackball foi caindo em desuso nos últimos anos, embora nunca tenha desaparecido do mercado. A própria Logitech não lançava um dispositivo do tipo há anos: o último modelo foi o Logitech M570, anunciado em 2010.

Para não ficar com ar de “mais do mesmo”, o MX Ergo traz alguns atributos interessantes. Começa pela bateria, que tem 500 mAh e pode durar até quatro meses com uma carga completa. De acordo com a Logitech, um único minuto de recarga é suficiente para um dia de uso.

Logitech MX Ergo

Já o botão de scroll, além de rolar para frente e para trás, pode ser inclinado para realização de movimentos laterais — útil para rolagem de tela na horizontal, por exemplo. Há também um botão que deixa o cursor bem mais lento e, consequentemente, mais preciso para tarefas minuciosas.

Mas o recurso mais chamativo, provavelmente, é a base que permite inclinar o MX Ergo em ângulos de até 20 graus para ajuste da ergonomia. No geral, a Logitech afirma que o dispositivo consegue diminuir em 20% os esforços musculares na comparação com mouses convencionais.

A praticidade não termina aí: o MX Ergo é compatível ainda com a Logitech Flow, tecnologia que permite que o acessório seja usado em dois computadores ao mesmo tempo. Com isso, você pode transferir arquivos de um notebook para outro com um simples movimento do mouse, por exemplo.

O Logitech MX Ergo será lançado neste mês com preço sugerido de US$ 99,99. Ainda não há previsão de disponibilidade no Brasil.

Com informações: The Verge

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Danilo José
"Com isso, você pode transferir arquivos de um notebook para outro com um simples movimento do mouse, por exemplo." como assim???
Keaton
Curiosidade, porque o comentário do Paulo Henrique tá em moderação? :I http://i.imgur.com/UisR6Ay.png
Alexandre Roberto
Usava so o dedao p mover o track e nao movia mais o pulso....o que pra mim era otimo, ja que tenho o pulso podre.... Infelizmente meu escafoide, que sustenta o dedao, tambem e podre e mesmo com um desses rolava uma dor depois de um tempo usando
johndoe1981

Eric, é só usar um script para inverter as funções dos botões principais do mouse. Dá até para criar uma combinação de teclas para rodar o script. Por exemplo, quando eu troco o mouse para a mão esquerda, eu pressiono Ctrl+Alt+I , e o script é executado, invertendo as funções dos botões. Quando quero voltar para a mão direita, é só apertar a mesma combinação de teclas.

Cássio Amaral
Eric, é só usar um script para inverter as funções dos botões principais do mouse. Dá até para criar uma combinação de teclas para rodar o script. Por exemplo, quando eu troco o mouse para a mão esquerda, eu pressiono Ctrl+Alt+I , e o script é executado, invertendo as funções dos botões. Quando quero voltar para a mão direita, é só apertar a mesma combinação de teclas.
johndoe1981

Pra evitar LER ao usar mouse, eu acho que a melhor alternativa é usar uma órtese/tala de punho, como aquelas da Mercur, porque ela evita a torção dos tendões no punho, fazendo que você mova a mão junto com o antebraço, como um conjunto só.

Depois que eu passei a usar uma tala dessas, nunca mais senti dores no punho da mão direita, mesmo após horas de uso. E melhorou muito a firmeza ao segurar o mouse, aumentou bastante a precisão ao mirar em jogos de FPS e desenhar no AutoCAD. Foram os 30 reais mais bem investidos da minha vida, me economizou uma visita ao ortopedista.

Hoje eu quase não uso a tala, porque passei a usar o mouse com a mão esquerda, então acabo revezando, quando uma mão começa a cansar, eu troco para outra.

Cássio Amaral
Pra evitar LER ao usar mouse, eu acho que a melhor alternativa é usar uma órtese/tala de punho, como aquelas da Mercur, porque ela evita a torção dos tendões no punho, fazendo que você mova a mão junto com o antebraço, como um conjunto só. Depois que eu passei a usar uma tala dessas, nunca mais senti dores no punho da mão direita, mesmo após horas de uso. E melhorou muito a firmeza ao segurar o mouse, aumentou bastante a precisão ao mirar em jogos de FPS e desenhar no AutoCAD. Foram os 30 reais mais bem investidos da minha vida, me economizou uma visita ao ortopedista. Hoje eu quase não uso a tala, porque passei a usar o mouse com a mão esquerda, então acabo revezando, quando uma mão começa a cansar, eu troco para outra.
johndoe1981

Já eu sou destro, mas aprendi a usar o mouse com a mão esquerda, visto que estava tendo dores no punho da mão direita, e hoje até FPS e jogos de estratégia eu consigo jogar com a mão esquerda. Hoje uso o mouse com a mão esquerda a maior parte do tempo.

Eu só faço inverter a função dos botões com um script, e desde então só compro mouse com formato ambidestro.

Cássio Amaral
Já eu sou destro, mas aprendi a usar o mouse com a mão esquerda, visto que estava tendo dores no punho da mão direita, e hoje até FPS e jogos de estratégia eu consigo jogar com a mão esquerda. Hoje uso o mouse com a mão esquerda a maior parte do tempo. Eu só faço inverter a função dos botões com um script, e desde então só compro mouse com formato ambidestro.
Cristina Nascimento
Eu tb, só uso mouse com a mão direita, apesar de ser canhota.
Luís Matias
Uso um M570 há alguns anos, e é meu Mouse preferido. Essa é realmente uma notícia espetacular! Com certeza meu próximo Mouse será esse!
Molinex
Não, não. Eu entendi perfeitamente o que você disse. Mas o que eu posso fazer? Perder a linha, e dizer pra você trazer sua irmã aqui, pra eu mostrar pra ela a masculinidade frágil. E com isso, desrespeitar a coitada, que não tem culpa de ser irmã de um idiota... Ou alisar a bola de um mouse escroto, porque um idiota falou, que quem não alisa a bola, tem masculinidade frágil... Eu levo isso na brincadeira rapaz... Não perco a linha com um comentário desrespeitoso, apenas dou risada das idiotices que leio por aí...
Alexandre Roberto
Eu tive um logitech vista comprado em 94 que teve que ser aposentado quando o mundo passou a ter somente portas USB... Simplesmente o melhor q tive...foi-se embora lá por 2009 e ainda funcionava perfeitamente
Nicolas Gleiser
você não entendeu amigo, eu quis dizer que você tem a masculinidade frágil por se incomodar tanto em "alisar uma bola" inanimada.
Molinex
Ainda bem!!! A Logitech deve ter mercado pra essa tecnologia, não serve pra mim, mas também não to jugando... Não vou dizer que quem usa, tem "masculinidade fragilizada", porque se sente confortável alisando uma bola. Afinal cada um compra o que quer, e alisa o que quiser... Boa sorte aí, com seu novo mouse...
Exibir mais comentários