Início » Mobile Negócios » Huawei ultrapassa Apple e se torna segunda maior fabricante de smartphones do mundo

Huawei ultrapassa Apple e se torna segunda maior fabricante de smartphones do mundo

Samsung continua na liderança absoluta

Por
06/09/2017 às 13h29
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

A Huawei almeja liderar o mercado global de smartphones até 2020. Eu não sei se os chineses vão conseguir, mas o fato é que eles acabam de ultrapassar uma concorrente bem complicada: a Apple.

De acordo com a Counterpoint Research, a Huawei vendeu mais smartphones no mundo que a Apple nos meses de junho e julho. Os números mais recentes dão conta de que a chinesa ficou com aproximadamente 11,5% de participação de mercado, acima dos 11% da Apple. A Samsung continua na liderança, com 20%.

A consultoria diz que o crescimento da Huawei pode ser atribuído aos “investimentos consistentes em P&D [pesquisa e desenvolvimento] e marketing, juntamente com o marketing agressivo e a expansão dos canais de vendas”. A empresa é forte na Europa, Oriente Médio e América Latina (embora tenha desaparecido do Brasil).

Não sabemos até quando vai durar a vice-liderança da Huawei porque os novos iPhones estão prestes a ser lançados. Final de ano é uma época muito boa para a Apple: a participação de mercado sempre sobe e, em dezembro de 2016, a empresa de Tim Cook chegou a vender mais smartphones que a Samsung, que tentava entender o que havia acontecido com o Galaxy Note 7.

Mas o fato é que a Huawei conseguiu consolidar seu terceiro lugar no mercado global de smartphones — essa posição já foi ocupada por um curto espaço de tempo pela Xiaomi, LG, Nokia, HTC e Sony, mas está com a fabricante chinesa há mais de dois anos. Será que a vice-liderança também vai ficar com ela nos próximos anos?

A propósito, para os mais curiosos, estes foram os modelos de smartphones mais vendidos no mundo em julho:

Mais sobre: , ,
  • Thalles Ferreira

    Um tapa na cara d”a gente”, que costuma encher a boca quando vai falar de tecnologia, achando que entende tudo e todos, mas vai ver OPPO com 3º e 4º telefones mais vendidos.

    Admitamos, mal e mal a gente entende do Brasil (aqui é provável que o número 1 fique com o J7, com o A5…).

    • Bem, a OPPO se destaca na Asia, num país como a China, com 1,3Bi de pessoas é esperado que a participação de uma grande empresa reflita diretamente na sua participação no total mundial, mesmo que aqui no Ocidente a representação dela seja quase nula. A Apple entretanto vem fortalecendo sua atuação no Oriente, especialmente na China e com isso tenta manter suas vendas em alta, mas a concorrência atualmente já faz smartphones muito capazes e os consumidores pesam mais o CxB do que era na inicio do Hype do Smartphones.

      • Portuga Goleta

        Oppo não é exatamente uma marca que presa pelo CxB, são bem mais caros que os Xiaomi por exemplo.

  • Ricardo – Vaz Lobo

    Numa pesquisa bem grosseira, qual a nota para os smarts da OPPO?

    • Portuga Goleta

      Eu diria 8,5 pra cima. Mas também não são exatamente baratos. São bonitos, bem construídos, com boas specs.

  • Marcus Araújo

    Curiosamente, nenhum modelo da Huawei na lista dos 10 mais vendidos.

    A Huawei faz a tática da Samsung (copiada agora pela Lenovo e Asus) e lança um modelo diferente para cada usuário? Ahahaha

    Fato é que é bem curioso isso. E a Xiaomi já esteve melhor, né… Só um intermediário no top 10 (e acredito que esteja figurando aí graças à Índia), nada dos topos de linha da empresa.