O Google Drive tem um cliente para Windows e macOS que sincroniza seus arquivos e pastas no computador. Ele perderá suporte em 11 de dezembro e deixará de funcionar em 12 de março de 2018.

Basicamente, o Google criou duas ferramentas — uma para consumidores, outra para empresas — que vão substituir o atual cliente do Drive para desktops.

Uma delas se chama Backup e Sincronização: ela permite selecionar diversas pastas do seu computador para serem salvas na nuvem. Ou seja, você não precisa manter os arquivos em um local específico, como no Dropbox ou OneDrive.

Para as empresas, o Google tem o Drive File Stream: ele permite acessar seus arquivos do Drive sob demanda sem baixar todos para o disco rígido. É algo semelhante aos placeholders do Microsoft OneDrive e do Dropbox Smart Sync.

Você não precisa escolher as pastas que serão sincronizadas: o Google usa um “cache inteligente” para prever quais arquivos devem ser baixados. O Drive File Stream está em testes desde março, e será liberado para todos os clientes do G Suite em 26 de setembro.

Ou seja, como é típico do Google, agora há duas ferramentas de sincronização para o Drive, em vez de uma só. Eis a comparação oficial:

A partir de outubro, usuários do antigo cliente do Google Drive começarão a ver mensagens no PC ou Mac dizendo que o programa deixará de funcionar.

Com informações: Google, TechCrunch.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

Isso já faz muito tempo... deixou de existir a conta grátis para 10 usuários há muito tempo... só as contas antigas foram mantidas assim.

Matheus Miras

O problema é que agora só podemos fazer backup para nuvem de arquivos do pc se tivermos conta no Gsuite, o que exige que efetuemos pagamento ao google após 14 dias de teste.

Everton Godoy

Já estamos em Maio e ainda funciona...

Felipe Liʍa

pois eh... mas acho q as pessoas nao leram as noticias do ano passado ne rss

Felipe Liʍa

so em app de terceiros

Felipe Liʍa

e o OneDrive e o Box? da uma chances a eles... :'-(

Felipe Liʍa

:(

Felipe Liʍa

a parte de sincronizacao continua a mesma coisa. oq vai mudar e o jeito q vc vai GERENCIAR elas no seu PC!

Clarissa Custodio

Alguem pode explicar para uma pessoa totalmente leiga que nao conhece nada de programas e apps e sei la mais o que o que isso quer dizer? eu uso o google drive profissionalmente armazendando planilhas e fotos para que os clientes acessem assim como nos, ou seja, varias pessoas podem visualizar as pastas, cada cliente tem sua pasta compartilhada comigo e cliente, ele visualiza tudo que incluo lá. o que vai cacontecer com meu arquivos em março de 2018? terei que partir para outro programa?

Enio Alann

Seria o fim dos filmes pelo Google Drive?????

Richardson
O cliente do Google Drive sempre foi o patinho feio das ferramentas nesse sentido, principalmente por devorar recursos do computador. Eu mesmo deixei de utilizar o Google Drive para armazenamento pelo fato de compartilhar o mesmo espaço do GMail e etc (não dá para ficar criando contas avulsas) e ter perdido planilhas e documentos, na época - pelo menos - eles não armazenavam o arquivo fisicamente mas links virtuais para arquivos em algum lugar obscuro. Não faço nem questão de avaliar esse aplicativo novo, conceitualmente parece a mesma coisa com cara diferente, mais abrangente.
Keaton
Por que diabos o pessoal tá reclamando de clickbait e sensacionalismo?
angelobio

Aproveitando, no meu Backups e Sincronização coloquei a conta corporativa e o menu "Backups" nao aparece no site do Drive. O admin desativou ou ta bugado?

Adriano Angelo
Aproveitando, no meu Backups e Sincronização coloquei a conta corporativa e o menu "Backups" nao aparece no site do Drive. O admin desativou ou ta bugado?
@Sckillfer

Apps e site que prestem...

Exibir mais comentários