Como funciona a tela holográfica do smartphone RED Hydrogen One

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 1 semana

A fabricante de câmeras cinematográficas RED está fazendo mistério sobre seu primeiro smartphone, o Hydrogen One. Ela o descreve como “a primeira máquina de mídia holográfica do mundo no seu bolso”. Hoje, ela explica o que isso quer dizer.

O CEO da RED, Jim Jannard, anunciou uma parceria com a Leia Inc., empresa saída da HP Labs, para a tela do smartphone. Ela é especializada em criar displays holográficos para dispositivos móveis.

O TechCrunch explica que a Leia (sim, como a princesa de Star Wars) usa tecnologia de campo de luz, empilhando um display LCD e uma retroiluminação que aponta para direções diferentes. Ao combinar esses ângulos de luz projetando as imagens na tela, surgem os efeitos 3D visíveis a olho nu.

A Leia chama sua tecnologia de “retroiluminação de campo de luz por difração”. Jannard diz em comunicado que o RED Hydrogen One usará um formato holográfico chamado H4V (Hydrogen 4-View) para renderizar o conteúdo 4D na tela.

A tela de 5,7 polegadas no Hydrogen One promete exibir objetos 3D a partir de diferentes ângulos, dependendo de onde o usuário está. Por exemplo, diz o The Verge, um app de mapas poderia mostrar um modelo de uma cidade com edifícios saindo da tela. Você poderia então interagir com eles através de gestos, não necessariamente toques no display — a Leia tem uma parceria com a Synaptics para tanto.

Nós já vimos alguns smartphones (como o HTC Evo 3D) e até consoles portáteis (olá, Nintendo) com tela 3D. A inovação aqui está em manter os recursos 2D tradicionais inalterados: você pode alternar entre os dois modos, e o display vai mudar a retroiluminação de acordo.

Vimos um exemplo dessa tecnologia durante a feira Mobile World Congress em 2015:

Marques Brownlee, conhecido pelo canal MKBHD no YouTube, pôde testar de antemão um protótipo com a tela holográfica. Ela cria um “visual louco, profundo e semelhante a 3D”, mas que “definitivamente não é perfeito”, devido a vazamento de luz nas bordas da tela e alguns engasgos.

Ainda há tempo para aperfeiçoar a tela, é claro. O lançamento do Hydrogen One está previsto para o primeiro trimestre de 2018. A RED ainda não revela o processador, armazenamento, RAM ou especificações da câmera, mas já o coloca em pré-venda a partir de US$ 1.195.

Com informações: TechCrunch, The Verge, Gizmodo.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados