O que o vazamento do iOS 11 revela sobre o iPhone 8, iPhone 8 Plus e iPhone X

Lembra de quando as empresas ainda mantinham alguns detalhes em segredo até o anúncio oficial?

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 1 semana
iPhone X

O vazamento do firmware do HomePod, em julho, confirmou alguns detalhes dos próximos iPhones, como o design quase sem bordas e a tecnologia de reconhecimento facial. Bom, parece que a Apple resolveu trocar o keynote de amanhã por mais um firmware: a versão final do iOS 11, que se espalhou pela internet no final de semana, revelou mais novidades que serão apresentadas nesta terça-feira (12).

Vamos aos nomes: os códigos do firmware referenciam claramente os novos modelos iPhone 8, iPhone 8 Plus e iPhone X; este último será a edição especial, mais cara, que pode ultrapassar os mil dólares. Pelo visto, nada de iPhone 7s, nem iPhone Edition, como alguns apostavam.

Outro nome: a tecnologia de reconhecimento facial, que ficou conhecida como Pearl ID, é chamada de Face ID. Por meio do seu rosto, será possível desbloquear o aparelho, confirmar compras na iTunes e App Store, e preencher senhas automaticamente no Safari. Para desespero dos que preferem utilizar suas impressões digitais, o 9to5Mac aposta que o Face ID deverá substituir o Touch ID.

Face ID enrollment process (with layout issues on first page) pic.twitter.com/KczOHEy9ir

— Guilherme Rambo (@_inside) September 9, 2017

O software mostra ainda que as câmeras traseiras de 12 megapixels poderão filmar em 1080p a 240 quadros por segundo, 4K a 24 fps ou 4K a 60 fps (!!!). A frontal, por sua vez, continua com resolução de 7 megapixels e filmagem em 1080p30. Além disso, há referências à câmera infravermelho de reconhecimento facial, com resolução de 1312×1104 pixels.

Calma que não acabou: o processador Apple A11 terá seis núcleos de CPU (o A10, que acompanha os iPhones 7 e 7 Plus, era quad-core). No chip novo, haverá dois núcleos para tarefas pesadas (codinome Monsoon) e quatro de baixo consumo de energia (codinome Mistral). Se a Apple seguir o roteiro, deveremos ver mais um campeão em testes de desempenho.

https://twitter.com/stroughtonsmith/status/907062851046711302

Além disso, o firmware revela a quantidade de RAM dos aparelhos: 2 GB no iPhone 8, 3 GB no iPhone 8 Plus e 3 GB no iPhone X, nenhuma mudança em relação aos modelos atuais. E um trecho do código-fonte do firmware do iOS 11 mostra um “[ChargingDevice isWirelessCharging]”, para bom entendedor.

Por fim, embora não seja uma confirmação, o iOS 11 traz vários wallpapers novos com preto puro (#000000 mesmo). Um passarinho me contou que essa cor é muito boa para demonstrar as capacidades de uma tela OLED.

Lembra de quando as empresas ainda mantinham alguns detalhes em segredo até o anúncio oficial?

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados