Como usar seu Android como controle remoto

Use o seu smartphone para controlar sua Smart TV, com sensor infravermelho ou não

Jean Prado
Por
• Atualizado há 1 ano e 2 meses

Uma das conveniências de ter um smartphone é que não é muito difícil controlar a sua TV por ele. Se o seu celular tiver um sensor de infravermelho, as possibilidades são ainda maiores de controlar basicamente qualquer coisa que aceite um controle remoto. Basta usar o aplicativo certo.

Este Wi-Fi por infravermelho é mais rápido, não congestiona e não sofre interferência

Controle qualquer coisa (precisa de sensor infravermelho)

Se o seu celular tem um sensor infravermelho, tudo fica mais fácil, uma vez que o dispositivo que você vai controlar não precisa ter conexão à internet (ou Bluetooth, que seja) para receber os comandos. Para descobrir essa informação, consulte o manual do seu aparelho ou veja se o seu celular está nesta lista de infravermelho para celular Android, incompleta, porém, mas que já dá uma base.

Um dos melhores aplicativos para aproveitar o seu sensor de IR é o AnyMote Universal Remote, que, como o nome sugere, transforma o seu celular em um controle universal. O aplicativo ainda permite que você organize os dispositivos por sala, assim, quando abrir o menu da sala, vai reunir os controles do Xbox, da TV e do aparelho de DVD, por exemplo.

Caso o AnyMore não funcione bem com você, também dá para testar o Mi RemoteASmart Remote IR, Sure, Peel e o IR Universal TV Remote. Este último permite que você personalize os controles de cada dispositivo, organizando o setup da forma que mais é conveniente para você.

E se o celular não tiver sensor de IR?

Caso o seu smartphone não possua sensor infravermelho, ainda dá para tentar alguma coisa. O aplicativo Easy Universal TV Remote deixa você controlar TVs de mais de 100 marcas diferentes; facilita se elas tiverem conexão Wi-Fi.

Além disso, você pode ser um pouco mais específico e procurar algum app de controle remoto feito pela sua própria fabricante. Principalmente para as Smart TVs, você deve encontrar algo que se encaixa no que você precisa. Eis os aplicativos oficiais para as principais marcas de televisão: Samsung, LG, Sony e Panasonic.

Faça bom proveito! 😉

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Android na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Jean Prado

Jean Prado

Ex-autor

Jean Prado é jornalista de tecnologia e conta com certificados nas áreas de Ciência de Dados, Python e Ciências Políticas. É especialista em análise e visualização de dados, e foi autor do Tecnoblog entre 2015 e 2018. Atualmente integra a equipe do Greenpeace Brasil.

Relacionados