O Windows 10 está recebendo diversas melhorias relacionadas à privacidade. Isso inclui maior controle de permissões nos apps; autenticação de dois fatores no celular; entre outros.

Após atualizar para o Windows 10 Fall Creators Update e instalar apps da Loja, haverá uma mudança: você terá que dar permissão para eles acessarem sua câmera, microfone, contatos, calendário, entre outros. Até agora, isso ocorria somente quando o app solicitava sua localização.

É algo semelhante ao que vemos no iOS e no Android (Marshmallow e superior). E assim como nesses sistemas, você pode revogar permissões de apps depois de instalá-los, indo em Configurações > Privacidade. (O Fall Creators Update não vai mudar as permissões dos apps instalados em versões anteriores do Windows 10.)

Ao instalar o Windows 10, há uma seção com ajustes de privacidade envolvendo localização, reconhecimento de voz, diagnóstico e anúncios personalizados. Ficará mais fácil entender o que isso significa clicando em “saiba mais”: haverá uma explicação clara de cada item. (Antes, esse botão levava você para a declaração de privacidade.)

Até mesmo o Windows 10 Mobile está ganhando alguns recursos voltados para privacidade. O sistema agora tem autenticação de dois fatores: o smartphone pode exigir uma senha numérica e uma tag NFC para ser desbloqueado, por exemplo, protegendo as informações da empresa.

É algo bem interessante. O Android tem suporte a chaves NFC para desbloquear o aparelho, mas não conheço dispositivos que usem dois fatores (a chave e uma senha, por exemplo). O Windows 10 Mobile também recebeu melhorias no suporte a VPN.

Por fim, clientes do Windows Enterprise terão maior controle sobre as informações que o sistema envia à Microsoft, incluindo uma nova configuração que limita os dados de diagnóstico ao mínimo necessário para o Windows Analytics — ferramenta de TI para analisar uma rede de computadores com Windows 10.

O Windows 10 Fall Creators Update será lançado a partir de 17 de outubro; confira algumas das novidades aqui.

Com informações: Windows (1), (2), Engadget.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Renan Ohse de Jesus

Eles jogaram muito Minecraft.

Eliézer José Lonczynski

Uhull*

Cobalto
Vergonhoso
@Sckillfer

Não vão resolver tão cedo...

Sckillfer
Não vão resolver tão cedo...
@Sckillfer

Ué, mas o Windows 8 já tinha isso, removeram e não percebi?

Sckillfer
Ué, mas o Windows 8 já tinha isso, removeram e não percebi?
Molinex
feioso
tuneman
deixando as coisas quadradas o sistema precisa processar menos anti-aliasing.
tuneman
uau
Cobalto
Eu só queria que eles resolvessem isso: https://uploads.disquscdn.com/images/e17e6860444a2bc34d90a4b4b1099d9adbb9e29a530b1e6b3398e5097522e3ad.png Apps desktop que perdem o ícone no menu iniciar. Aí eu tenho que redimensionar o tijolo(TM) pro ícone voltar a aparecer.
Cobalto
Medonho-so.
Maverick
Pavoroso
Baidu feat MC Brinquedo
A Microsoft parece apaixonada por formatos quadrados. T-U-D-O no sistema é quadrado, isso me causa uma certa fobia.
Baidu feat MC Brinquedo
Eu inventei de remover a Kitanda™ do meu pc. O resultado? O menu iniciar deixou de funcionar.
Exibir mais comentários