O Windows 10 está recebendo diversas melhorias relacionadas à privacidade. Isso inclui maior controle de permissões nos apps; autenticação de dois fatores no celular; entre outros.

Após atualizar para o Windows 10 Fall Creators Update e instalar apps da Loja, haverá uma mudança: você terá que dar permissão para eles acessarem sua câmera, microfone, contatos, calendário, entre outros. Até agora, isso ocorria somente quando o app solicitava sua localização.

É algo semelhante ao que vemos no iOS e no Android (Marshmallow e superior). E assim como nesses sistemas, você pode revogar permissões de apps depois de instalá-los, indo em Configurações > Privacidade. (O Fall Creators Update não vai mudar as permissões dos apps instalados em versões anteriores do Windows 10.)

Ao instalar o Windows 10, há uma seção com ajustes de privacidade envolvendo localização, reconhecimento de voz, diagnóstico e anúncios personalizados. Ficará mais fácil entender o que isso significa clicando em “saiba mais”: haverá uma explicação clara de cada item. (Antes, esse botão levava você para a declaração de privacidade.)

Até mesmo o Windows 10 Mobile está ganhando alguns recursos voltados para privacidade. O sistema agora tem autenticação de dois fatores: o smartphone pode exigir uma senha numérica e uma tag NFC para ser desbloqueado, por exemplo, protegendo as informações da empresa.

É algo bem interessante. O Android tem suporte a chaves NFC para desbloquear o aparelho, mas não conheço dispositivos que usem dois fatores (a chave e uma senha, por exemplo). O Windows 10 Mobile também recebeu melhorias no suporte a VPN.

Por fim, clientes do Windows Enterprise terão maior controle sobre as informações que o sistema envia à Microsoft, incluindo uma nova configuração que limita os dados de diagnóstico ao mínimo necessário para o Windows Analytics — ferramenta de TI para analisar uma rede de computadores com Windows 10.

O Windows 10 Fall Creators Update será lançado a partir de 17 de outubro; confira algumas das novidades aqui.

Com informações: Windows (1), (2), Engadget.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados