Você já pode contratar um servidor com 4 TB de RAM na nuvem da Amazon

Tá barato pra caramba

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 1 semana
AWS (Imagem: Divulgação/Amazon France)

Normalmente não comentamos sobre produtos corporativos, mas às vezes podemos abrir uma exceção.

A Amazon Web Services já oferecia máquinas com apenas 2 TB de RAM. Parece que isso não era suficiente para algumas pessoas. Por isso, a empresa acaba de lançar um produto com ainda mais memória: a instância se chama x1e.32xlarge e tem exatamente 3.904 GB de RAM DDR4.

Diz a Amazon que vários de seus clientes estão atualmente rodando aplicações SAP que consomem bastante memória na instância x1.32xlarge, que possui 1.952 GB de RAM. O lançamento permitirá que as empresas “armazenem e processem datasets ainda maiores”, segundo a companhia.

E o que tem no x1e.32xlarge? Quatro processadores (!) Intel Xeon E7–8880 v3 Haswell com 18 núcleos (!!) e 36 threads de 2,3 GHz. Cada instância oferece até 25 Gb/s de largura de banda de rede, além de 15 Gb/s de banda dedicada para volumes EBS. Claro que também há armazenamento na instância, mais especificamente um par de SSDs (!!!) de 1.920 GB (não há pontos de exclamação suficientes).

A nova instância x1e.32xlarge já está disponível para contratação reservada ou sob demanda nas regiões US East (Norte da Virgínia), US West (Oregon), Europa (Irlanda) e Ásia Pacífico (Tóquio). Você já pode pegar a sua: custa US$ 26,688 por hora nos datacenters americanos ou US$ 38,688 por hora na região japonesa.

Perguntas frequentes (FAQ)

  1. Não tem GPU, então não roda Crysis.

Atualizado às 17h43 (26,688 dólares, não 26.688 dólares).

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados