Os vídeos com reprodução automática são os pop-ups da nossa geração: eles são terrivelmente inconvenientes, mas os sites continuam a usá-los porque querem chamar sua atenção. Assim como os navegadores adotaram bloqueadores de pop-up, eles estão incorporando formas de barrar o autoplay.

O Google Chrome só vai autorizar a reprodução automática de vídeos caso o som esteja no mudo, ou se o usuário mostrar interesse no conteúdo (mantendo a aba em primeiro plano, por exemplo, ou passando o mouse pelo conteúdo). Isso vai começar na versão 64, prevista para janeiro de 2018, e valerá para desktop e mobile.

Foto por Kārlis Dambrāns/Flickr

“Isso permitirá que a reprodução automática ocorra quando os usuários querem que a mídia seja tocada, e vai respeitar o desejo deles quando não quiserem isso”, explica o Google em blog oficial. A ideia é melhorar a experiência do usuário, reduzir o consumo de energia, e evitar o consumo desnecessário de dados.

O Google não tem problema com autoplay: eles já implementaram isso no Android, e vêm realizando testes nas buscas na web. No entanto, em ambos os casos, o vídeo toca sem som.

Além disso, na versão 63, o Chrome permitirá que você silencie um site permanentemente. Basta tocar no botão ao lado da URL, ir até a opção “Som” e selecionar “Sempre bloquear neste site”:

É um recurso que já está em testes: você pode baixar o Chrome Canary (ele não substitui sua instalação atual) e ativar a flag “–enable-features=SoundContentSetting”.

Tudo isso parece ser um esforço do Google em barrar anúncios invasivos, incluindo… vídeos com autoplay e som ligado, ou pop-ups. O Chrome terá um bloqueador nativo para esses tipos de propaganda em 2018.

Com informações: Google, The Next Web.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Ronaldo Rodrigues
O Safari beta tem essa opção, pena a Apple ter desistido do Safari para Windows!
Hail Hidra
Acho também uma droga quando a página atualiza sozinha e não volta para onde estava
R0gério
A primeira coisa que pensei. LOL!
Gabriel B.R.
O Uol é um desastre. Sempre dá uma travada no Chrome quando ele se atualiza, o paywall da Folha bloqueia quem não deveria, isso sem falar nos vídeos que explodem na sua cara.
Emmanuel Carvalho
–disable-features=Gemidão
Cobalto
O twitter web tem vezes que começa a transmitir jogos americanos dos mais variados esportes ou eventos aleatórios na aba lateral consumindo dado pra NADA. Esse pessoal tinha que tomar vergonha na cara.
André Matulionis
Agora só falta a opção de desativar reprodução automática de vídeos. Só quero assistir se eu clicar
Wellington Gabriel de Borba
Os sites da Abril e da Uol vão a loucura.
Marcus Araújo
Não era nem pra ter permitido a reprodução automática de vídeos com som, para falarmos a verdade. Incômodo demais!