À medida que o tamanho dos jogos aumenta, a Microsoft prepara uma forma de evitar que o Xbox baixe conteúdo desnecessário para seu disco rígido externo.

A empresa havia confirmado que donos do Xbox One ou One S não precisarão baixar arquivos em 4K; isso valerá apenas para o One X. Agora, o Eurogamer explica melhor como isso vai funcionar.

Xbox One X

O sistema se chama Intelligent Delivery. Os jogos são divididos em “pedaços”, dependendo do desenvolvedor. Eles recebem tags para identificar o idioma, tipo de conteúdo (como single-player ou multiplayer) e dispositivo (One/One S e One X).

Quando o usuário baixa o jogo, os servidores da Microsoft enviam apenas os pacotes com as tags relevantes. Então, se ele for dono de um Xbox One X, vai receber os pacotes com conteúdo em 4K; senão, vai receber as texturas em Full-HD.

Se o usuário migrar de um Xbox One para um Xbox One X, seus jogos instalados no disco rígido externo poderão ser atualizados mais facilmente: o console vai baixar apenas os dados 4K que faltam, mantendo o áudio e os arquivos-base.

Isso também vale para pacotes de idiomas, incluindo cutscenes, narrações e outros áudios. Ou seja, um usuário no Brasil não precisa baixar itens do jogo em japonês, por exemplo — ainda que isso possa ser oferecido como um pacote adicional.

Isso deve reduzir o tempo de download e o uso de espaço no disco rígido, mas o impacto depende do jogo e de seu tipo. De acordo com a Microsoft, é provável que isso seja mais perceptível em títulos de esportes, já que a regionalização pesa bastante neles.

O Intelligent Delivery foi demonstrado este ano para desenvolvedores, e precisa ser adotado por eles — não é algo automático vindo da Microsoft. Ainda assim, é um recurso bacana que se contrapõe à Sony: mesmo que você tenha um PlayStation 4 comum, ele baixará todos os arquivos em 4K para jogos do PS4 Pro.

Com informações: Eurogamer, SlashGear.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

R0gério

Estava de olho no S. Mas vi alguns reviews comparativos e ele pareceu bom só pelo custo e benefício. A qualidade de imagem dos filmes não pareceu tão boa . Mas vou esperar pelos reviews do X pra ver se houve algum upgrade do leitor, ou se alguma importadora traz players dedicados, daí decido qual pegar.

Kremps

Mas se for apenas pelo drive você pode comprar o Xbox S, que é bem mais barato, e já vai suprir a tua demanda

Murilo Aquino
Sofro do mesmo mal. Quando vejo os anúncios da Live do tipo "Dias pra jogar de graça", nem animo, pois o tempo que leva pra baixar é maior do que os dias pra jogar. Kkkkkkk rindo, mas tô triste
leoleonardo85
Eles já colocaram isso de lado, será usado no Crackdown 3 e só, eles usam a nuvem hoje só pra gerar a IA dos Drivatars no Forza.
Samuel Dragmire
Basicamente o X é um "PC barato para 4K/2K". Se vc já tem um PC bom comprar um seria redundância.
Samuel Dragmire
O Xbox X faz supersampling.
Claudio Gomes
Eu passo pelo mesmo problema, aí vc baixa o jogo um dois dias depois, atualização, de 10 à 20 gigas as vezes, já era não joga nunca ??
Claudio Gomes
Concordo plenamente, falta exclusivos de peso, não sou Sonysta, mas concordamos os exclusivos da Sony arregaça, outra coisa que espero do OneX, são Download em segundo plano, do software de atualização.
gomes86

E se caso eu tiver um Xbox One X e não tiver uma tv 4K? Ou ainda não tiver interesse em jogar nessa resolução? (já que, desde sempre minha preferência foi por performance à qualidade. O que eu quero é 60 frames constantes).
A opção de baixar ou não assets 4K deveria ser opcional para ambos os consoles.

gomes86
E se caso eu tiver um Xbox One X e não tiver uma tv 4K? Ou ainda não tiver interesse em jogar nessa resolução? (já que, desde sempre minha preferência foi por performance à qualidade. O que eu quero é 60 frames constantes). A opção de baixar ou não assets 4K deveria ser opcional para ambos os consoles.
R0gério
Também pensei que todos os da MS seriam 4K/60fps como Forza. Mas já analisaram o Halo Wars 2 e roda a 30fps. Somado a toda aquela lambança com Crackdown 3 mais declarações da própria empresa dizendo que o X não precisa de exclusivos, não me passa muita confiança na dedicação da MS com os seus exclusivos. Mas o fato de ter um BD UHD continua mantendo o X no meu radar. Quando comprei o primeiro PS3 foi mais pelo BD, o videogame veio de brinde e aproveitei muito o aparelho. Talvez aconteça o mesmo com o X. Vou aguardar.
tuneman
Em breve....
Ricardo Oliveira
4k no PS4 pro ??? só pode ser piada né?!?!?!
Bruno Rodrigues
exclusivos terá... há alguns que foram anunciados que vão lançar até começo de 2018.. se não faz parte dos gostos das pessoas.. ai é outra coisa...sobre o hype dos 4k nativo, são mais por parte do publico.. MS disse que os jogos dela serão 4k nativos , é o que tá sendo. se as outras não fazem isso por inúmeros motivos, ai é outra situação..
R0gério
Exato, mas se o principal apelo tanto do Pro quanto do X é serem "máquinas 4K", a ausência do BD UHD acabou sendo uma economia porca e só dei munição para a concorrência. Nesse ponto, preferi a abordagem da MS.
Exibir mais comentários