Início » Aplicativos e Software » Ubuntu 10.04 está entre nós

Ubuntu 10.04 está entre nós

Avatar Por

Nasceu! A Canonical liberou agora há pouco para download a nova versão do Ubuntu. O Lucid Lynx chega com força total, depois de um pequeno imprevisto que fez com que a empresa responsável pelo sistema adiasse em algumas horas seu lançamento.

O que aconteceu foi que um erro no bootloader do Ubuntu. Quando instalado em um computador que já tem outro sistema operacional rodando (leia-se Windows), o GRUB2 poderia impedir que o segundo sistema fosse iniciado. Felizmente a Canonical já corrigiu o problema, pelo menos para a versão desktop do Ubuntu (tanto x86 quanto x64).

Novidades do Ubuntu 10.04 (Lucid Lynx)

Confira abaixo a listagem de novidades do novo Ubuntu.

Ubuntu. Muito mais social.

Ubuntu. Muito mais social.

  • Me Menu. Integração com Twitter, Facebook e Identi.ca são possíveis graças a esse recurso.
  • Novos temas. Eles se chamam Ambiance e Radiance.
  • Ubuntu One Music Store. A loja de música do Ubuntu permite fazer cópia das canções na nuvem graças ao serviço Ubuntu One.
  • Ubuntu One File Syncing. Para compartilhar documentos com contatos.
  • GNOME. O ambiente de trabalho aparece renovado. Uma das alterações mais controversas foi a mudança dos ícones de controle de janela do canto superior direito (como no Windows) para o canto superior esquerdo (como no Mac OS).
  • Busca do Yahoo. A partir de agora, o Mozilla Firefox – navegador oficial do Ubuntu – passa a usar a busca do Yahoo como padrão.
  • Kernel do Linux. Também foi atualizado para a versão mais recente.
  • Driver para Nvidia. O sistema operacional passa a usar Nouveau como driver de vídeo para os processadores gráficos da Nvidia. Além de uma melhor detecção de resolução, o driver ainda possibilita a aceleração 2D por meio de hardware.

Netbook Edition. O Ubuntu 10.04 tem um filhote focado em dispositivos móveis. O Ubuntu 10.04 Netbook Edition tem interface mais amigável para as telas diminutas dos netbooks encontrados atualmente no mercado.

Download. Você pode baixar o Ubuntu 10.04 a partir do site do sistema. No entanto, não é qualquer mirror que está funcionando. Eu consegui iniciar meu download a partir de um servidor alemão (Ubuntu 10.04 LTS x86, 700MB, ISO), mas está bastante lento e instável.

Torrent. Se você não conseguir baixar por meio do download normal, tente a página de torrents da Canonical. Nesse link você baixa o .torrent para o Ubuntu Desktop 10.04 x86. A dica é do leitor Pedro Carvalho.

LTS. O Ubuntu 10.04 conta com suporte LTS (Long Term Support, ou Suporte de Longo Prazo), que dura mais tempo. Enquanto o padrão da Canonical é oferecer suporte a uma versão do sistema operacional por 18 meses, esse suporte será de 3 anos no caso do Lucid Lynx.

Post atualizado às 16h30 com link para download via torrent; e atualizado às 16h55 para inclusão de informação sobre LTS.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

João Henrique
Não sabe a oportunidade que está perdendo. Ubuntu é a distro mais compatível no quesito hardware que eu já utilizei. Tudo nele "roda" mais suave...
Breno Brito
Gostei =) hj ele atualizou sozinho e o bluetooth voltou a funcionar =D
Eduardo Levi
Putz tá dando pau justamente no final da atualização. Acho que vou baixar o torrent mesmo
Eduardo Levi
Cara... Falta menos de meia hora pra terminar a minha atualização(depois de alguuuuumas horas). Qdo eu terminar de atualizar eu posto alguma coisa.
Luís
Quando eu fui baixar escolhi os servidores do Brasil e tava vindo a 15kbps... aí fui pros EUA e ficou em 100kbps... aí coloquei japão ou china (não me lembro) e baixei a 350kbps (net d 3mbps).... tentem por lá tbm
Breno Brito
Malditos!
Luan Almeida
O Yahoo não é mais o sistema de busca padrão, durante os betas, decidiram voltar para o Google. Acabei de checar novamente minha instação recente e é isso mesmo, o Google é o padrão.
Breno Brito
Olá Paulo, bacana q curte o Linux =) Não, não irá perder nada e nenhum aplicativo que vc tenha instalado. A não ser que o aplicativo use algum pacote que tenha sido descontinuado e não seja compatível com a nova versão. Eu mesmo n tive problema algum... só o blutetooth q deixou de funcionar, mas eu ainda n cacei uma nova versão.
Hernani
Ouvi dizer que baixar via link de sinal de fumaça vai mais rápido. RUN!
ppvnf
Eu to usando o kubuntu 10.04 e esta otimo, Eu atualizei hoje (demoro 6 horas), mas ta massa o novo kde
tplayer
Instalei aqui numa VM. A interface ficou bacana, mas o sistema continua burocrático para ser usado.
Arimathéia
O Ubuntu evoluiu muito em termos de interface e já era bom de sistema. É a distro mais bem desenhada.
Fabiano
Ah, sim: foram QUATRO HORAS E MEIA só para o download!
Fabiano
Bom, é meia-noite. Escolhi a opção de atualizar, em vez de baixar o ISO, para ver como era. Isso às 18h de ontem. E meu computador AINDA ESTÁ PROCESSANDO A ATUALIZAÇÃO! Conselho: quem não precisar desesperadamente de manter suas configurações, documentos, etc, baixe o ISO e faça a instalação limpa! (Esse conselho também vale para quem está com o Windows Vista e vai passar para o Windows 7!)
Thássius Veloso
O Boot Camp só funciona com Windows.
Exibir mais comentários