Nasceu! A Canonical liberou agora há pouco para download a nova versão do Ubuntu. O Lucid Lynx chega com força total, depois de um pequeno imprevisto que fez com que a empresa responsável pelo sistema adiasse em algumas horas seu lançamento.

O que aconteceu foi que um erro no bootloader do Ubuntu. Quando instalado em um computador que já tem outro sistema operacional rodando (leia-se Windows), o GRUB2 poderia impedir que o segundo sistema fosse iniciado. Felizmente a Canonical já corrigiu o problema, pelo menos para a versão desktop do Ubuntu (tanto x86 quanto x64).

Novidades do Ubuntu 10.04 (Lucid Lynx)

Confira abaixo a listagem de novidades do novo Ubuntu.

Ubuntu. Muito mais social.
  • Me Menu. Integração com Twitter, Facebook e Identi.ca são possíveis graças a esse recurso.
  • Novos temas. Eles se chamam Ambiance e Radiance.
  • Ubuntu One Music Store. A loja de música do Ubuntu permite fazer cópia das canções na nuvem graças ao serviço Ubuntu One.
  • Ubuntu One File Syncing. Para compartilhar documentos com contatos.
  • GNOME. O ambiente de trabalho aparece renovado. Uma das alterações mais controversas foi a mudança dos ícones de controle de janela do canto superior direito (como no Windows) para o canto superior esquerdo (como no Mac OS).
  • Busca do Yahoo. A partir de agora, o Mozilla Firefox – navegador oficial do Ubuntu – passa a usar a busca do Yahoo como padrão.
  • Kernel do Linux. Também foi atualizado para a versão mais recente.
  • Driver para Nvidia. O sistema operacional passa a usar Nouveau como driver de vídeo para os processadores gráficos da Nvidia. Além de uma melhor detecção de resolução, o driver ainda possibilita a aceleração 2D por meio de hardware.

Netbook Edition. O Ubuntu 10.04 tem um filhote focado em dispositivos móveis. O Ubuntu 10.04 Netbook Edition tem interface mais amigável para as telas diminutas dos netbooks encontrados atualmente no mercado.

Download. Você pode baixar o Ubuntu 10.04 a partir do site do sistema. No entanto, não é qualquer mirror que está funcionando. Eu consegui iniciar meu download a partir de um servidor alemão (Ubuntu 10.04 LTS x86, 700MB, ISO), mas está bastante lento e instável.

Torrent. Se você não conseguir baixar por meio do download normal, tente a página de torrents da Canonical. Nesse link você baixa o .torrent para o Ubuntu Desktop 10.04 x86. A dica é do leitor Pedro Carvalho.

LTS. O Ubuntu 10.04 conta com suporte LTS (Long Term Support, ou Suporte de Longo Prazo), que dura mais tempo. Enquanto o padrão da Canonical é oferecer suporte a uma versão do sistema operacional por 18 meses, esse suporte será de 3 anos no caso do Lucid Lynx.

Post atualizado às 16h30 com link para download via torrent; e atualizado às 16h55 para inclusão de informação sobre LTS.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados