O Google está apostando em pagamentos móveis com o Android Pay, mas sabe de sua maior limitação: ele exige que o smartphone tenha NFC. Por isso, a empresa está lançando um novo aplicativo chamado Tez que transfere dinheiro usando som.

A tecnologia se chama Audio QR: ela usa frequências ultrassônicas para emparelhar dois dispositivos e transferir dinheiro entre eles. Isso funciona em qualquer iPhone ou Android com um microfone e alto-falante, e não requer NFC.

O Tez (hindi para “rápido”) estreou na Índia e funciona com todos os 55 bancos do país na UPI (sigla em inglês para Interface de Pagamentos Unificados), sistema que permite vincular várias contas bancárias a um app e realizar pagamentos seguros peer-to-peer.

A interface do Tez é semelhante a um aplicativo de bate-papo: ele usa sua lista de contatos, e as transações que você faz com outras pessoas ou empresas são agrupadas como uma conversa. Além disso, ele facilita pagamentos entre um banco e outro, e é protegido por Tez Shield, plataforma do Google que detecta fraudes e protege a identidade do usuário.

A ideia do Tez é substituir transações em dinheiro. O governo indiano baniu cédulas de alto valor no ano passado, motivando um aumento em transações digitais; existem 300 milhões de usuários de smartphones no país (poucos com NFC).

O Google planeja lançar o Tez em outros países emergentes na Ásia, como Vietnã, Indonésia e Tailândia. O Android Pay também está se expandindo, inclusive para o Brasil.

Com informações: Google, The Verge, VentureBeat.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados