Motorola promete atualizar Moto G4 Plus para Android Oreo após críticas

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 1 semana

Na semana passada, a Motorola divulgou “a lista completa” de smartphones que serão atualizados oficialmente para o Android 8.0 Oreo. São apenas dez aparelhos, quase todos lançados este ano, com exceção da linha Moto Z original. Hoje, a lista ganhou mais um membro: o Moto G4 Plus.

Após críticas de usuários, a Motorola prometeu levar o Android Oreo para o Moto G4 Plus, mas diz que isso “vai levar algum tempo” porque “é uma atualização não-planejada”.

Em comunicado ao Android Police, a fabricante diz:

Ocorreram alguns erros em nossos materiais de marketing envolvendo atualizações para o Android O no Moto G4 Plus. Este foi um descuido da nossa parte e pedimos desculpas por esta falha de comunicação. É nossa prática geral para a família Moto G ter uma grande atualização do sistema operacional por dispositivo, mas é importante para nós que possamos cumprir nossas promessas.

Então, além da atualização para o N que ele já recebeu, vamos atualizar o Moto G4 Plus para o Android O. Como esta é uma atualização não-planejada, levará algum tempo para ajustá-la ao nosso cronograma. Confira a nossa página de atualização de software para obter mais informações.

A Motorola mudou de ideia após o Android Police perceber que, em alguns países, ela prometeu atualizar o Moto G4 Plus para o Oreo — e silenciosamente voltou atrás.

O material de divulgação na Índia dizia que “o Moto G4 Plus será atualizado para as versões do sistema operacional Android N e O”. Em algum momento, isso foi modificado para “o Moto G4 Plus será atualizado para a versão N do sistema operacional Android”.

Materiais impressos, no entanto, não podem mudar. O panfleto abaixo, que acompanha o Moto G4 Plus na Colômbia, promete que “a versão Moto Pure do Moto G receberá atualização para as versões do sistema operacional Android N e O”.

A própria Motorola estava meio perdida quanto ao assunto. O perfil oficial da empresa na Índia disse que “o Moto G4 Plus receberá uma atualização para o Android 8” — e então eles apagaram o tweet:

Is @motorolaindia deleted the tweet ? Will moto g4 plus get Android 8 ? Is moto has fake promised to us during selling of g4+ last yr ! pic.twitter.com/IQY31UauIi

— GouthaM (@goutz_goutham) September 17, 2017

No Brasil, não encontramos nenhuma referência a futuras atualizações no material de divulgação da Motorola. No entanto, mencionamos a promessa de atualização em outros países no nosso review do Moto G4 Plus, e não fomos os únicos.

Como dissemos, a decisão da Motorola tem precedentes. A linha Moto G4 recebeu apenas uma atualização de versão (do Marshmallow para o Nougat), assim como o G3 (do Lollipop para o Marshmallow). No entanto, a promessa do Oreo para o G4 Plus acabou influenciando decisões de compra, e deixou muita gente irritada — basta ver os comentários no Twitter ou no Reclame Aqui.

Confira aqui a lista completa de smartphones com atualização confirmada para o Android 8.0 Oreo, de fabricantes como Asus, Motorola e Sony.

Com informações: Android Police. Atualizado às 15h34.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados