Início » Celular » Não, o Galaxy Note 8 não filma em 4K a 60 fps

Não, o Galaxy Note 8 não filma em 4K a 60 fps

Paulo Higa Por

Uma das características dos novos iPhones é a gravação de vídeo em 4K a 60 quadros por segundo, mais que qualquer outro smartphone disponível no mercado. Mas será que a Apple realmente foi pioneira? Na semana passada, surgiram notícias afirmando que o Galaxy Note 8 também possuía essa capacidade (e ele foi lançado antes).

Só que a informação estava incorreta.

A confusão começou quando um site americano descobriu uma página da própria Samsung nos Estados Unidos afirmando que o smartphone era capaz de filmar em 4K60. A notícia foi publicada com o título “Desculpe, Apple, o Galaxy Note 8 já tem gravação de vídeo em 4K a 60 fps” e logo replicada por vários sites ao redor do mundo, inclusive no Brasil.

Eu estranhei porque estou testando o Galaxy Note 8, e a melhor opção existente no aplicativo de câmera é 4K a 30 fps (ou 1080p a 60 fps). Então existiam algumas possibilidades: 1) a Samsung vai liberar uma atualização de software que habilita a filmagem em 4K a 60 fps; 2) somente a versão americana do Galaxy Note 8 é capaz de gravar vídeos com essa qualidade; 3) a página da Samsung está errada.

A segunda opção fazia sentido, só que ao contrário. Isso porque o Galaxy Note 8 americano tem processador Snapdragon 835 que, como informa a Qualcomm, é capaz de reproduzir em 4K60, mas capturar a no máximo 4K30. O Exynos 8895, que será utilizado na versão brasileira, no entanto, pode gravar e reproduzir em 4K120 (!), pelo menos de acordo com as especificações divulgadas pela Samsung Semiconductor.

Mas a última possibilidade se mostrou a correta. Em resposta ao Tecnoblog, a assessoria de imprensa da Samsung confirma que o Galaxy Note 8 é capaz de filmar a uma resolução máxima de 4K a 30 fps, e que esse limite vale “tanto para a versão brasileira quanto a americana”. Além disso, a empresa informou que a página do produto nos Estados Unidos agora está com a informação correta.

Ainda que o chip da versão internacional do Galaxy Note 8 (que é o mesmo do Galaxy S8) suporte uma qualidade de filmagem melhor, parece que a Samsung não está disposta a fragmentar as câmeras dos aparelhos por causa do processador — mas quem sabe algum desenvolvedor crie um aplicativo capaz de “liberar” a filmagem em 4K60 nesses aparelhos?

O TB Verifica é uma seção que desmente informações equivocadas do noticiário de tecnologia. Confira os outros artigos.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Uriel Dos Santos Souza

Não, eles querem lançar um celular novo, com essa nova capacidade.

Eles capam este via software para colocar isso no proximo.

Al

Será que um app de terceiros não resolveria isso? No S7 alguns modos de filmagem são habilitados usando outros apps.

Ricardo

Mesmo que a Samsung possa, dúvido que faça.
Talvez uma edição limitada especial e super cara e não para a maioria do público.

Drax

O Tecnoblog e o trivela são os únicos sites que desativei o adblock. Porém a publicidade do tecnoblog é muito superior, bem menos invasiva e mais bonita.

Pedro Cavalieri

CORTA PRO HIGA!

Rafael F. Silva

Juro que li "dê um alimento", haha!

Lucas Blassioli

Mano, por mais TB Verifica!

𝕵𝖆𝖈𝕶 ⚡𝖎𝖑𝖘𝖆𝖓

@mobilon:disqus DÊ UM AUMENTO PARA O POBRE RAPAZ.

Yan Minari

E por isso EXIGE RECURSOS

Lucas Henrique

Entendi. Então ficaria caro pra Samsung implantar isso nos seus chips?

Laerte Victor

só consigo imaginar a drenagem que isso faz na bateria e esse trem pegando fogo na mão

Ronaldo Rodrigues

Uma pena pois, estamos falando de um smartphone que tem o custo de preço mínimo, uma bagatela de 930,00 dólares!

William Marchiori

Paulo Higa é JORNALISMO VERDADE

Lucas Henrique

que isso? pq ela não implanta essa rede então?

Panino, o Moço

Naquele caso só um poderia ter o sistema 64bits, nesse caso ambos são capazes de gravar 4K60fps, mas dá trabalho fazer o software direito e otimizado então não.

Exibir mais comentários