Início » Internet » Gmail enterra Remember The Milk com uma pazada só

Gmail enterra Remember The Milk com uma pazada só

Avatar Por

Você se lembra do leite? Se não se lembra, certamente é porque não está perdendo muita coisa. O Remember The Milk era, até ontem, o melhor sistema de gerenciamento de tarefas do universo virtual. Um único serviço oferecia uma aplicação online completa para inserir tarefas, agendá-las e fazer seus acompanhamentos. Além do próprio site, o serviço estava disponível em diversas plataformas, como plugin do Firefox, gadget do Gmail e app para iPhone e iPod Touch.

Como eu disse, até ontem. Embora o Google tenha a política de "não ser mau" (don't be evil), ele ataca de forma algoz possíveis concorrentes. E foi dessa maneira que o Google fez o favor de enterrar o serviço Remember The Milk (RTM), com uma única pazada. E como a gigante de Mountain View fez isso? Da forma mais capciosa possível: criou uma espécie de gadget nativo para Gmail, o melhor e-mail do mundo, que faz as vezes de gerenciador de tarefas.

Fica mais ou menos como na imagem acima. É simples, prático e muito funcional. As tarefas podem ser divididas por tópicos, subtópicos, e assim sucessivamente. Existem poções mais avançandas, como definir uma data para cada tarefa, mas de modo geral é "apenas" isso.

Como está disponível em todo Gmail, não é mais necessário fazer uso de plugins e gadgets externos para ter seu gerenciador de tarefas juntos contigo. Tens dúvida de que o RTM vai perder clientes? Eu não tenho. É óbvio que alguns usuários ainda preferirão um serviço mais completo como Remember The Milk, mas para usuários tidos como médios o Gmail Tasks é mais que suficiente. Tchau Remember The Milk. Beijomeliga.

Para habilitar o Tasks no seu Google Mail, basta ir em Settings (Configurações?) > Labs > Tasks (Tarefas?).

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Wede
Não chega nem aos pés do Remember The Milk, o Google deu uma de gato, foi tentar pegar o peixe dos outros e no fim, cagou e enterrou sua própria merda.
Nelson Motta
Oito anos se passaram e o gtask continua uma merda e nem se compara com o RTM... que matéria tosca.
Felipe Martins
Sim, muito bom a postagem, mas depois dê uma olhada na ferramenta ÁGILSOCIAL: Gestão de tarefa integrado GMAIL. Navegação simples e o software é totalmente gratuito: www.agilsocial.com/beta
Christian Paiva
Muito limitado esse gmail tasks, não dá para Comparar
Le Coyote
Estamos em 2012, o RTM continua ativo e funcional. quem trabalha com GTD precisa de ferramentes limpas e faceis para capturar as ideias. Acredito que RMT, Todoledo, etc ainda ficaram por muitos anos
Campo Obrigatorio
Em 2008 você já estava querendo escrever um post sobre a morte de Steve Jobs (primeira tarefa da imagem) ??
Ricardo Russo
Estou decepcionado com o Tecnoblog!!! "Gmail enterra Remember The Milk com uma pazada só", PELO AMOR DE DEUS, o RTM já havia sido "finalizado" nessa época? Thassius, por favor, atualize seu post.

Hoje o RTM, não só saiu do caixão vivo, como integra-se com o Google Agenda. Trabalham em plena paz e harmonia, inclusive podemos enviar tarefas uns aos outros e incluí-las em nossas Google Agendas!!!

Da próxima vez seria mais prudente dar um tempinho de pelo menos alguns meses antes de falar qualquer coisa, não acha? Afinal VOCÊ enterrou a ferramenta 1 dia depois de um lançamento concorrente.

Dessa forma concordo com Alexandre Ferreira, este post não faz sentido, pelo contrário, pode levar ao erro pessoas que precisam dos serviços prestados pelo RTM e que NÃO são prestados pelo GTasks. Novamente, por favor atualize seu post para que o tecnoblog não caia em nosso conceito, ok?
Alexandre Ferreira
O autor desse Post so pode esta brincando.

Thássius Veloso, falar que o RTM seria enterrado pelo simples - simplório - GTask?
Vc so pdoe esta brincando.

Pra mim o Google é fortissimo, porem o GTask é fraquissimo!

Mesmo depois de 3 anos esse topico continua n fazendo sentido...

Olha q eu li a 3 anos atras!
Videos Pegadinha
O Remember The Milk para mim é melhor, mas cada um faz a sua escolha.

E quantos mais serviços desses houver melhor para todos nós :)
@sergionasc
Nossa... prefiro ainda muito o Remember The Milk!
Hehe
matheus
Ainda prefiro o Remember the milk.
Rafael Braga
Concordo com o Rics !

E ainda tem a chatisse de vc ficar preso a tela do Gmail. O RTM possui vários gadgets e outras API q vc pode integrar ao desktop e até no twitter.

RTM ainda é superior.
Tiago Campany
Faltou dizer que só funciona pra quem utiliza o Gmail em inglês né?
J. F. Mitre
Vale lembrar que esse recurso é um dos recursos mais votados pela enquete feita pelo Google a vários meses atrás. Junto com o suporte a temas, a integração com o google calendar, etc.

Sem querer defender, mas já defendendo, não foram eles que pensaram nisso, mas sim quem pediu por esse recurso nativamente no Gmail.

E eu concordo com o Rics, por hora, o Tasks é muito simplório comparado ao RTM. Em todo caso, acredito que esse enterro pode ser uma questão de tempo OU o Google compra o RTM e o integra definitivamente ao Gmail.
Rics
Rapaz, ontem quando eu vi o Tasks fiquei pensando justamente nisso. Estou usando bastante o RTM. Será que o Google vai mesmo desbancar de vez o serviço?

Numa primeira olhada achei o Tasks muito simplório. Acredito que pelo menos por enquanto não dá pra substituir o RTM. Serviria pra anotações rápidas sobre alguma mensagem, ou algo que não valha o trampo de carregar o RTM só para aquilo.

Mas para se organizar de verdade acho que ainda não rola. Agora vamos ver o que acontece... Por enquanto não posso parar de usar o RTM. Não dá.
Éber Freitas Dias
Caraca, esse negócio de tópicos e sub tópicos foi criado inicialmente pelo tu-dus!
Thiago Mobilon
Tem Spoiler neste post. Será que alguém pega?
Levi Rodrigues
Olá,

Posso saber como conseguiu criar os tópicos e subtópicos.

Tentei por aqui, e não consegui.

Abs

Levi Rodrigues
www.good4kids.com.br