Início » Celular » O impacto de atualizar o iPhone 5S para o iOS 11

O impacto de atualizar o iPhone 5S para o iOS 11

Felipe Ventura Por

Lançado em 2013, o iPhone 5S é o dispositivo mais antigo a receber o iOS 11. Smartphones e tablets da Apple geralmente têm alguma dificuldade em rodar atualizações do sistema após vários anos; será que este é o caso aqui?

O Ars Technica fez uma análise detalhada sobre o impacto do iOS 11 no iPhone 5S. Basicamente, a atualização parece valer a pena: a queda no desempenho é pequena, e você poderá aproveitar vários novos recursos.

“Tirar fotos, enviar e-mails e navegar pelos apps ainda é responsivo o bastante para ser utilizável”, explica o Ars, mas tarefas em segundo plano — como atualizar apps ou baixar diversas músicas — deixam o aparelho mais lento. Além disso, como o iPhone 5S tem apenas 1 GB de RAM, você verá mais abas em segundo plano sendo recarregadas no Safari.

A diferença no tempo em abrir apps é bem pequena na maioria dos casos; enquanto o tempo de boot aumenta de forma mais considerável. Este é o teste feito em iPhones resetados para o padrão de fábrica:

Se você for em Ajustes > Geral > Acessibilidade e desativar a opção “Reduzir Movimento”, essa diferença fica ainda menor:

Como lembra o Ars, o iOS 11 traz diversas novidades mesmo no iPhone 5S: o gerenciador de arquivos nativo, a nova Central de Controle, melhorias no Safari, Metal 2 para jogos, entre outros. (Alguns recursos ficam restritos para aparelhos mais rápidos, como o ARKit.)

Além disso, é preciso estar no iOS 11 para obter novas atualizações de segurança. Por isso, a recomendação é atualizar — ainda que você espere um pouco pela versão 11.1, mais estável.

Com informações: Ars Technica.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Anil Silva

Estou na mesma situação. Apps levam eras p carregar, e eu fico com vontade de jogar o cel longe! A bateria está indo embora rapidamente. Agora carrego 2x no dia. Enfim; a diferença é brutal. Meu conselho: mantenha como está se quiser ficar um pouco mais com o aparelho.

Daniel Oliveira
A análise do Ars Technica foi tendenciosa ao expor os números em segundos e não percentualmente. 0,4 segundos realmente é muito pouco quando olhado isoladamente, mas quando exposto ao valor a que ele se refere, mostra-se uma eternidade. Seguem os resultados em percentuais: Safari: 25% mais lento; Câmera: igual Settings: 44,4% mais lento; Mail: 28% mais lento; Messages: 37,5% mais lento; Calendar: 50% mais lento; Mapas: 45% mais lento; Notes: 33% mais lento; Inicialização: 45% mais lento; Podemos perceber que: a perda média de desempenho para esses aplicativos foi de 34%, que é valor altíssimo, que a maior perda de desempenho foi no app Calendar - 50% e que essa atualização é pior para o 5S do que foi o iOS 10 para o iPhone 5, já que no teste, houve perda de desempenho de 10% médios. A Apple atualiza os aparelho mas não otimiza tanto quanto imaginamos. Levando em consideração que esses resultados podem melhorar com novas atualizações.
Mattheus
vendo agora, substituição da bateria? acredito que não, meus amigos fez e não prestou.
Legollas
vish so por relatos da bateria durar menos, ja foi o suficiente para eu nao atualizar. =/
sandro lima
Eu ainda acho que é obsolescência programada, mas tem quem defenda que não... Daí, te colocam numa encruzilhada; Atualize e fique lento ou continue com o 10 mas com brechas de segurança... Detalhe, o novo custando $1000. Aqui vai ter preço de carro popular rsrs. Para mim, o ponto principal de um celular é a segurança, como eu não tenho noção nenhuma de tecnologias de celular, opto pelo mais seguro.
Mattheus
eu queria voltar era pro IOS 10
Mattheus
http://exame.abril.com.br/tecnologia/atualizacao-do-iphone-pode-consumir-mais-que-o-dobro-da-bateria/
Gabriela Souza
Tenho um iphone 6 s e ficou um lixo após a atualização, achei péssimo.
Costarlc
Tenho dois 5S em casa e descarregam rapidamente. Será que compensa a substituição?
Millena
Eu tbm estou com o mesmo problema
Felipe Vilela
Não atualizem o 5s, ficou horrível!!! Está muito mais lento, dando bugs na hora de fechar os apps, a bateria está acabando muito mais rápido, além de aparecerem listras mais claras na tela quando se usam certos apps como o facebook.
João Marcos
O meu 5s atualizei faz 2 dias e a bateria esta descarregando muito rapido. Carregando ele direto praticamente
Alexandre Guimarães
Estou atualizando o meu neste momento! vamos ver se vai valer a pena!
juliana lira
Atualizei o meu se que tem só 4 meses de uso, e a bateria esta desacarregando muito rápida mesmo, antes carregava ele uma vez ao dia, agora já passei a carregar os três horário de um dia.
Mattheus
Só eu pelo visto que tenho a reclamar do 5s com a att 11
Exibir mais comentários