Início » Antivírus e Segurança » Por que autenticação em duas etapas por SMS é uma péssima ideia

Por que autenticação em duas etapas por SMS é uma péssima ideia

Paulo Higa Por
2 anos atrás

É uma boa prática de segurança ativar a autenticação em duas etapas nas suas contas: mesmo que alguém descubra sua senha, ainda será necessário ter um código adicional para acessar suas informações.

Em boa parte dos serviços, a autenticação em duas etapas funciona por meio de um código numérico registrado em aplicativos específicos, como Google Authenticator, Authy ou 1Password. Mas muitos ainda fornecem a verificação por SMS — e pesquisadores de segurança resolveram mostrar quão fácil é interceptar as mensagens de texto da sua operadora.

A Forbes publicou um video de um grupo de hackers da Positive Technologies (nome familiar, mas nada a ver com a empresa brasileira) mostrando como foi possível acessar uma carteira de bitcoin na Coinbase por meio da técnica de interceptação de SMS. O vídeo possui apenas três minutos:

Tudo começa quando os pesquisadores tentam recuperar a senha de uma conta do Gmail; eles obtém previamente alguns dados (como nome e sobrenome) da “vítima” e então solicitam um SMS com o código de recuperação, que é interceptado por meio de uma ferramenta. Depois que o Google confirma a identidade do usuário, é possível mudar a combinação da conta.

E, como tudo o que você precisa para atacar uma pessoa é o acesso aos e-mails dela, bastou entrar na Coinbase e acessar o “Esqueci minha senha”. O serviço de carteira de criptomoedas enviou um link de troca de senha, e a alteração foi realizada. Conta comprometida com sucesso.

Isso é meio assustador, mas é tão antigo que não sabemos por que as empresas ainda insistem em mandar dados importantes por SMS. A rede SS7 (Sistema de Sinalização 7), que é utilizada para gerenciar ligações telefônicas e mensagens de texto, tem falhas conhecidas (nem todas corrigidas pelas operadoras) e pode ser a causa de um ataque a uma conta online.

Ou seja, o SMS, além de não ser a coisa mais confiável do mundo (algumas mensagens minhas simplesmente nunca chegam; parece até que ficam retidas em Curitiba), é inseguro.

Vale lembrar que, no Google, você pode remover seu número de celular da autenticação em duas etapas. Recomendo.

Você pode se interessar também